Interações entre crianças de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Ana Catarina Ferreira Lobo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2177
Resumo: As interações entre crianças de 3 anos são de extrema importância, dado que as mesmas podem influenciar os seus comportamentos e a sua personalidade, para a vida futura. Uma boa interação entre crianças nestas idades é um bom caminho para um processo de sucesso na socialização das crianças. Contrariamente, uma má interação pode marcar decisivamente o caminho a ser percorrido pela criança, podendo ter consequências não só na vida pessoal, como profissional e social, levando à marginalização e falta de interesse na escola. Desta forma, é essencial quando uma educadora se depara com um grupo de crianças onde a sua interação é deficiente, esta promova a integração de todas as crianças no grupo, orientando inicialmente para o processo de interação e socialização, levando-as à autonomia neste processo. Sobretudo é importante realizar registos de observação, pesquisar e compreender o meio social onde habitam as crianças para compreender as origens destes comportamentos e poder colmatar estas lacunas, ajudando num bom processo de interação entre as crianças promovendo um bom futuro quanto à integração na sociedade. Por fim, é importante evidenciar todo o processamento pelo qual o presente estágio contribui para o processo de aprendizagem, através da articulação entre a teoria e a prática, como também o contacto entre a comunidade educativa e equipa pedagógica da instituição em estágio, que proporcionou enumeras aprendizagens, espelhadas pelo presente relatório.
id RCAP_60799ae045c914f2342edaa5f1c0d805
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações entre crianças de 3 anosInterações - crianças de 3 anosEducação pré-escolarIntegraçãoSocializaçãoAutonomiaAs interações entre crianças de 3 anos são de extrema importância, dado que as mesmas podem influenciar os seus comportamentos e a sua personalidade, para a vida futura. Uma boa interação entre crianças nestas idades é um bom caminho para um processo de sucesso na socialização das crianças. Contrariamente, uma má interação pode marcar decisivamente o caminho a ser percorrido pela criança, podendo ter consequências não só na vida pessoal, como profissional e social, levando à marginalização e falta de interesse na escola. Desta forma, é essencial quando uma educadora se depara com um grupo de crianças onde a sua interação é deficiente, esta promova a integração de todas as crianças no grupo, orientando inicialmente para o processo de interação e socialização, levando-as à autonomia neste processo. Sobretudo é importante realizar registos de observação, pesquisar e compreender o meio social onde habitam as crianças para compreender as origens destes comportamentos e poder colmatar estas lacunas, ajudando num bom processo de interação entre as crianças promovendo um bom futuro quanto à integração na sociedade. Por fim, é importante evidenciar todo o processamento pelo qual o presente estágio contribui para o processo de aprendizagem, através da articulação entre a teoria e a prática, como também o contacto entre a comunidade educativa e equipa pedagógica da instituição em estágio, que proporcionou enumeras aprendizagens, espelhadas pelo presente relatório.The interactions between children of 3 years old are of extreme importance since they can influence their behaviors and personality for life. A good interaction between children of this age is a great start for the success of their socialization process. However, a bad interaction can change decisively the growing up path of the child, having consequences not only in their personal life but also in their professional and social ones, leading to marginalization and lack of interest in school. So it is essential that in dysfunctional classes the kinder garden teacher should promote the integration of all children in the group, initially guiding to socialization interactions until they reach autonomy. Moreover it is key to keep observation data, search and understand the social environment where the children live and acknowledge the origins of their behaviors in order to fill the gaps, helping thus, in the interaction between children enlarging the possibility to a good integration in the society. It is important to evidence that the combination of the theoretical and practical knowledge, allied with the contact between academia and pedagogical staff of the internship institution, contributed to the acquirement evolution process, reflected in this report.2015-07-07T13:14:27Z2015-07-06T00:00:00Z2015-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2177TID:201467690porGraça, Ana Catarina Ferreira Lobo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:54Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.491919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações entre crianças de 3 anos
title Interações entre crianças de 3 anos
spellingShingle Interações entre crianças de 3 anos
Graça, Ana Catarina Ferreira Lobo da
Interações - crianças de 3 anos
Educação pré-escolar
Integração
Socialização
Autonomia
title_short Interações entre crianças de 3 anos
title_full Interações entre crianças de 3 anos
title_fullStr Interações entre crianças de 3 anos
title_full_unstemmed Interações entre crianças de 3 anos
title_sort Interações entre crianças de 3 anos
author Graça, Ana Catarina Ferreira Lobo da
author_facet Graça, Ana Catarina Ferreira Lobo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Ana Catarina Ferreira Lobo da
dc.subject.por.fl_str_mv Interações - crianças de 3 anos
Educação pré-escolar
Integração
Socialização
Autonomia
topic Interações - crianças de 3 anos
Educação pré-escolar
Integração
Socialização
Autonomia
description As interações entre crianças de 3 anos são de extrema importância, dado que as mesmas podem influenciar os seus comportamentos e a sua personalidade, para a vida futura. Uma boa interação entre crianças nestas idades é um bom caminho para um processo de sucesso na socialização das crianças. Contrariamente, uma má interação pode marcar decisivamente o caminho a ser percorrido pela criança, podendo ter consequências não só na vida pessoal, como profissional e social, levando à marginalização e falta de interesse na escola. Desta forma, é essencial quando uma educadora se depara com um grupo de crianças onde a sua interação é deficiente, esta promova a integração de todas as crianças no grupo, orientando inicialmente para o processo de interação e socialização, levando-as à autonomia neste processo. Sobretudo é importante realizar registos de observação, pesquisar e compreender o meio social onde habitam as crianças para compreender as origens destes comportamentos e poder colmatar estas lacunas, ajudando num bom processo de interação entre as crianças promovendo um bom futuro quanto à integração na sociedade. Por fim, é importante evidenciar todo o processamento pelo qual o presente estágio contribui para o processo de aprendizagem, através da articulação entre a teoria e a prática, como também o contacto entre a comunidade educativa e equipa pedagógica da instituição em estágio, que proporcionou enumeras aprendizagens, espelhadas pelo presente relatório.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T13:14:27Z
2015-07-06T00:00:00Z
2015-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2177
TID:201467690
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2177
identifier_str_mv TID:201467690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624181334016