A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança.
id UFMG_963dface77d34b77e7cbd0ef038747b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKMMS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandro Coelho CostaJosilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes2019-08-12T20:49:56Z2019-08-12T20:49:56Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMSO presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarInteração socialInteraçõesCriançaPeríodo de AdaptaçãoA importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdfapplication/pdf1333301https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/1/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdfa9429c8ea6a3d6be6a02bd4544ec3c62MD51TEXTtcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txttcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txtExtracted texttext/plain100526https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/2/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txtc5cac10f40f3f854170c9ec1720d92faMD521843/VRNS-9NKMMS2019-11-14 19:52:01.427oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKMMSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
title A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
spellingShingle A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes
Interações
Criança
Período de Adaptação
Educação pre-escolar
Interação social
title_short A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
title_full A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
title_fullStr A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
title_full_unstemmed A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
title_sort A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
author Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes
author_facet Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandro Coelho Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes
contributor_str_mv Sandro Coelho Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Interações
Criança
Período de Adaptação
topic Interações
Criança
Período de Adaptação
Educação pre-escolar
Interação social
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação pre-escolar
Interação social
description O presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T20:49:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T20:49:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/1/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/2/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a9429c8ea6a3d6be6a02bd4544ec3c62
c5cac10f40f3f854170c9ec1720d92fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676660686192640