Ler e escrever para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Célia Marisa da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25224
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_60846bf1ee3459238cf418740ef2c613
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler e escrever para aprenderLeituraEscritaEnsino-aprendizagemReadingWritingTeaching-learning372.4Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente documento constitui um relatório de cariz investigativo e reflexivo, que traduz as práticas pedagógicas desenvolvidas na fase da implementação do projeto de intervenção pedagógica. Este projeto surge, assim, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. A sua implementação ocorreu no Agrupamento de Escolas André Soares, em Braga, ao nível do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. A intervenção neste contexto concretizou-se em diversas fases. No entanto, ao nível da ação pedagógica, importa salientar os momentos de construção e implementação do projeto de intervenção que foi definido com o título “Ler e Escrever para Aprender”. Por conseguinte, este projeto surgiu, sobretudo, com o intuito de atender às necessidades demonstradas pelos alunos deste contexto escolar. Deste modo, pretendia-se, com a implementação do projeto de intervenção pedagógica, conceber, implementar e avaliar unidades de ensino-aprendizagem. Assim sendo, na concretização deste objetivo, focado na prática pedagógica propriamente dita, pretendia-se: desenvolver competências de aprendizagem dos alunos pelo envolvimento de práticas de leitura e escrita; ler textos do domínio de diferentes áreas disciplinares e escrever textos para explicitação de conhecimento adquirido em diferentes áreas disciplinares. O presente relatório é, então, formado por três capítulos, sendo que o primeiro corresponde ao contexto de intervenção, apresentando-se a caraterização do contexto e a identificação do problema que levou à criação do projeto de intervenção. No segundo capítulo é feito um enquadramento teórico que sustenta e fundamenta a construção do projeto. O terceiro e último capítulo apresenta o projeto de intervenção pedagógica, descrevendo as atividades desenvolvidas e realizando uma apresentação, análise e avaliação dos dados recolhidos. No final do terceiro capítulo existe um espaço destinado às conclusões e considerações finais.This report describes the project developed in the teacher training unit which is part of a Teacher Training Master Program (Elementary School, 1st and 2nd level) of the University of Minho. This project was developed in André Soares Group of Schools in the city of Braga, and focusssed on reading and writing as learning tools. Lessons were planned after the identification of student’ main difficulties and tasks performed involved reading and writing as means to build knowledge. It implied reading texts from different content areas and writing different kinds of texts to organize and express knowledge acquired in those different content areas. This report is divided into three chapters: in chapter I describe the contexts where teacher training activities took place and present the objectives of the project; in chapter II we present the theoretical basis of our work; finally, in chapter III, we describe the pedagogical activities developed and evaluate its results based on the analysis of students’ work.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoCarvalho, Célia Marisa da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:24.730760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever para aprender
title Ler e escrever para aprender
spellingShingle Ler e escrever para aprender
Carvalho, Célia Marisa da Silva
Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Reading
Writing
Teaching-learning
372.4
title_short Ler e escrever para aprender
title_full Ler e escrever para aprender
title_fullStr Ler e escrever para aprender
title_full_unstemmed Ler e escrever para aprender
title_sort Ler e escrever para aprender
author Carvalho, Célia Marisa da Silva
author_facet Carvalho, Célia Marisa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Célia Marisa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Reading
Writing
Teaching-learning
372.4
topic Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Reading
Writing
Teaching-learning
372.4
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25224
url http://hdl.handle.net/1822/25224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133088663470080