Os erros ortográficos em textos narrativos: um estudo longitudinal com alunos do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ângela Sofia dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21128
Resumo: Este estudo aborda a temática da produção de textos narrativos do ponto de vista ortográfico, com o objetivo principal de analisar a evolução da ocorrência de erros ortográficos nas produções escritas de dois grupos de alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade. Para tal, foram recolhidos textos narrativos de crianças do 2.º ao 4.º ano de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Estes textos foram analisados tendo em conta a Tipologia de erro proposta por Araújo, Mieiro e Martins (2007), adaptada por Moura (2012). Neste estudo foram analisados textos de sete crianças, procurando-se identificar quais os tipos de erros mais e menos frequentes na escrita e tentando compreender se a progressão do percurso escolar do 2.º para o 4.º ano se fez de forma evolutiva, isto é, se os erros ortográficos diminuem à medida que os anos de escolaridade avançam. A seleção das crianças foi feita a partir de uma tabela fornecida pela professora titular onde os alunos são identificados pelo seu sucesso ou insucesso escolar em geral e, desta maneira, poder analisar alunos com diferentes performances de leitura e escrita. Os resultados obtidos revelam que os alunos com bom desempenho escolar não deixam de exibir o mesmo quadro de erros que os alunos com fraco desempenho. Apesar disto, revelam diferenças significativas do ponto de vista da sua frequência.
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