Os erros ortográficos em textos narrativos: um estudo longitudinal com alunos do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21128 |
Resumo: | Este estudo aborda a temática da produção de textos narrativos do ponto de vista ortográfico, com o objetivo principal de analisar a evolução da ocorrência de erros ortográficos nas produções escritas de dois grupos de alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade. Para tal, foram recolhidos textos narrativos de crianças do 2.º ao 4.º ano de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Estes textos foram analisados tendo em conta a Tipologia de erro proposta por Araújo, Mieiro e Martins (2007), adaptada por Moura (2012). Neste estudo foram analisados textos de sete crianças, procurando-se identificar quais os tipos de erros mais e menos frequentes na escrita e tentando compreender se a progressão do percurso escolar do 2.º para o 4.º ano se fez de forma evolutiva, isto é, se os erros ortográficos diminuem à medida que os anos de escolaridade avançam. A seleção das crianças foi feita a partir de uma tabela fornecida pela professora titular onde os alunos são identificados pelo seu sucesso ou insucesso escolar em geral e, desta maneira, poder analisar alunos com diferentes performances de leitura e escrita. Os resultados obtidos revelam que os alunos com bom desempenho escolar não deixam de exibir o mesmo quadro de erros que os alunos com fraco desempenho. Apesar disto, revelam diferenças significativas do ponto de vista da sua frequência. |
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Os erros ortográficos em textos narrativos: um estudo longitudinal com alunos do 1º cicloEnsino da escritaEnsino básico 1º cicloEstratégias da aprendizagemProcesso de escritaOrtografiaErros ortográficosEste estudo aborda a temática da produção de textos narrativos do ponto de vista ortográfico, com o objetivo principal de analisar a evolução da ocorrência de erros ortográficos nas produções escritas de dois grupos de alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade. Para tal, foram recolhidos textos narrativos de crianças do 2.º ao 4.º ano de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Estes textos foram analisados tendo em conta a Tipologia de erro proposta por Araújo, Mieiro e Martins (2007), adaptada por Moura (2012). Neste estudo foram analisados textos de sete crianças, procurando-se identificar quais os tipos de erros mais e menos frequentes na escrita e tentando compreender se a progressão do percurso escolar do 2.º para o 4.º ano se fez de forma evolutiva, isto é, se os erros ortográficos diminuem à medida que os anos de escolaridade avançam. A seleção das crianças foi feita a partir de uma tabela fornecida pela professora titular onde os alunos são identificados pelo seu sucesso ou insucesso escolar em geral e, desta maneira, poder analisar alunos com diferentes performances de leitura e escrita. Os resultados obtidos revelam que os alunos com bom desempenho escolar não deixam de exibir o mesmo quadro de erros que os alunos com fraco desempenho. Apesar disto, revelam diferenças significativas do ponto de vista da sua frequência.The principal topic of this study is the narrative texts production in the point of view of the orthography. The main purpose is analysing the evolution of the orthography errors occurrence of second and fourth grades students in their writing productions. For this, we collected some narrative texts written by these students in a school in Aveiro. This texts were analysed according to the Moura’s adaptation (2012) to the error typology which was proposal by Araújo, Mieiro e Martins (2007). In this study, we also analysed the texts of seven children, identifying which kind of errors are more or less frequent in their writing and understand if the course progression of the second and fourth grades were made in an evolutionary way. In other words, if the orthography errors had been reducing while their academic careers move forward. The children selection was made from a table which was given by the holder teacher where the pupils are identified for their school success or failure in general and, in this way, we can analyse students with different reading and writing performances. The results reveal that the students with good performances also present the same errors as the students with a weak performance. Although, they reveal significant differences in the frequency’s point of view.Universidade de Aveiro2016-12-212016-12-21T00:00:00Z2019-01-09T09:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21128TID:201935880porReis, Ângela Sofia dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:40Zoai:ria.ua.pt:10773/21128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:43.078515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo aborda a temática da produção de textos narrativos do ponto de vista ortográfico, com o objetivo principal de analisar a evolução da ocorrência de erros ortográficos nas produções escritas de dois grupos de alunos do 2.º ao 4.º ano de escolaridade. Para tal, foram recolhidos textos narrativos de crianças do 2.º ao 4.º ano de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Estes textos foram analisados tendo em conta a Tipologia de erro proposta por Araújo, Mieiro e Martins (2007), adaptada por Moura (2012). Neste estudo foram analisados textos de sete crianças, procurando-se identificar quais os tipos de erros mais e menos frequentes na escrita e tentando compreender se a progressão do percurso escolar do 2.º para o 4.º ano se fez de forma evolutiva, isto é, se os erros ortográficos diminuem à medida que os anos de escolaridade avançam. A seleção das crianças foi feita a partir de uma tabela fornecida pela professora titular onde os alunos são identificados pelo seu sucesso ou insucesso escolar em geral e, desta maneira, poder analisar alunos com diferentes performances de leitura e escrita. Os resultados obtidos revelam que os alunos com bom desempenho escolar não deixam de exibir o mesmo quadro de erros que os alunos com fraco desempenho. Apesar disto, revelam diferenças significativas do ponto de vista da sua frequência. |
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