A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, António Vitor da Costa, 1974-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15970
Resumo: Relatório da prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_609582d3f9e5651ffd6298d43ef0b874
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicasEnsino da economiaMotivação - aprendizagemEstratégiasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014O presente trabalho é um Projeto de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada que foi efetuado no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, tendo como objetivo final a realização de um estudo baseado numa prática de ensino. A motivação constitui um fator cada vez mais importante nos processos de aprendizagem e no sucesso dos alunos em contexto escolar. O envolvimento dos alunos nas disciplinas curriculares varia em função de diversos fatores, individuais e de contexto, ligados à motivação. A investigação a que me propus teve como objetivo compreender qual o nível motivacional apresentado numa turma do 12º ano com elevado número de alunos, bem como desenvolver estratégias ativas e variados com o objetivo de aumentar a motivação e o envolvimento de toda a turma. A prática de ensino supervisionada foi desenvolvida na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, tendo por base a disciplina de Economia C numa turma do 12º ano do curso de Ciências Socioeconómicas. A unidade selecionada para lecionar foi “O Desenvolvimento e os Direitos Humanos”. Para a planificação das aulas foram implementados modelos pedagógicos e estratégias que poderão potenciar a motivação, o envolvimento e a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. A estratégia definida na lecionação da unidade teve um cariz essencialmente prático. A avaliação contemplou a modalidade diagnóstica, formativa e sumativa, tendo como pressuposto um processo contínuo. Foi ainda realizada uma entrevista à professora cooperante e aplicado um inquérito aos alunos da referida turma com o objetivo de aferir se as estratégias e métodos introduzidos contribuíram para uma maior motivação dos alunos. Neste estudo, verificou-se que a motivação dos alunos aumentou com implementação de estratégias de ensino variadas e ativas.This project is a report of the Supervised Teaching Training done in the subject “Introduction to the Professional Practice IV Master in Teaching of Economics and Accounting”, that has as last aim, to conduct a study based on the teaching practice. Motivation is an increasingly important factor in the learning processes and in the success of students in school context. The students’ involvement in the curricular subjects varies depending on several individual and context factors, related to motivation. The aim of my investigation was to understand what was the motivation’s level in a 12th grade class with a high number of students, as well as to develop active and different strategies, aiming to increase the motivation and the involvement of the whole class. The supervised teaching practice was carried out at the José Saramago Secondary School, in Mafra, based on the subject of Economics C, in a 12th grade class of the Course of Economic Sciences. The unit that I have chosen to teach was "The Development and the Human Rights". For planning the lessons were implemented pedagogical models and strategies that may enhance motivation, the involvement and the students’ learning and consequently their school success. The strategy outlined in the unit planning was essentially practical. The evaluation included the diagnostic, formative and summative mode, taking into account that it is a continuous process. It was still made an interview to the cooperating teacher and as well as it was done a survey to students of that class in order to assess whether the strategies and methods introduced contributed to higher their motivation. In this study, we could conclude that the students' motivation increased with implementation of varied and active learning strategies.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaAraújo, António Vitor da Costa, 1974-2015-02-09T16:16:40Z20142014-10-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15970TID:201219212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:15.007744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
title A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
spellingShingle A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
Araújo, António Vitor da Costa, 1974-
Ensino da economia
Motivação - aprendizagem
Estratégias
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
title_full A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
title_fullStr A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
title_full_unstemmed A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
title_sort A motivação numa turma com elevado número de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas
author Araújo, António Vitor da Costa, 1974-
author_facet Araújo, António Vitor da Costa, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, António Vitor da Costa, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da economia
Motivação - aprendizagem
Estratégias
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Ensino da economia
Motivação - aprendizagem
Estratégias
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-08
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-09T16:16:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15970
TID:201219212
url http://hdl.handle.net/10451/15970
identifier_str_mv TID:201219212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270204149760