Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27982
Resumo: Este relatório tem o propósito de refletir criticamente sobre o processo de formação realizado no meu estágio, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Neste relatório abordo todas as áreas de intervenção que um professor estagiário deverá ter em consideração, tendo em conta o guia de estágio, abrangendo ainda reflexões sobre determinados comportamentos e pensamentos, bem como sobre o processo de formação e ensino aos alunos do 12º ano. Cada área de intervenção é explicada para que o leitor perceba o trabalho realizado durante o ano letivo, querendo com isto que o leitor compreenda a importância de conhecermos o nosso contexto escolar, o porquê de planearmos o nosso ensino, que tipo de estratégias de ensino é que devemos ter em consideração quando damos uma aula, o momento de avaliação e o papel que um professor pode ter na sua escola, pois o foco não é apenas naquilo que é denominado dar aulas. É difícil descrever com exatidão todos os procedimentos realizados para cada uma das áreas, no entanto, procurei analisar e refletir sobre os momentos que considero essenciais durante o meu estágio. De salientar que termino o meu relatório com uma reflexão que poderá servir de exemplo para futuros professores estagiários, ajudando-os a serem melhores profissionais.
id RCAP_60a62bc1bfc6d4ce95caf3bb917b14d3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal NovoEducação FísicaEstágio PedagógicoÁreas de IntervençãoEnvolvimento com a EscolaEstratégias de EnsinoAvaliaçãoPlaneamentoCondução do EnsinoInvestigação PedagógicaParticipação na EscolaPhysical educationPedagogical InternshipIntervention areasInvolvement with the SchoolTeaching StrategiesAssessmentPlanningTeaching ConductPedagogical ResearchParticipation in the SchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório tem o propósito de refletir criticamente sobre o processo de formação realizado no meu estágio, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Neste relatório abordo todas as áreas de intervenção que um professor estagiário deverá ter em consideração, tendo em conta o guia de estágio, abrangendo ainda reflexões sobre determinados comportamentos e pensamentos, bem como sobre o processo de formação e ensino aos alunos do 12º ano. Cada área de intervenção é explicada para que o leitor perceba o trabalho realizado durante o ano letivo, querendo com isto que o leitor compreenda a importância de conhecermos o nosso contexto escolar, o porquê de planearmos o nosso ensino, que tipo de estratégias de ensino é que devemos ter em consideração quando damos uma aula, o momento de avaliação e o papel que um professor pode ter na sua escola, pois o foco não é apenas naquilo que é denominado dar aulas. É difícil descrever com exatidão todos os procedimentos realizados para cada uma das áreas, no entanto, procurei analisar e refletir sobre os momentos que considero essenciais durante o meu estágio. De salientar que termino o meu relatório com uma reflexão que poderá servir de exemplo para futuros professores estagiários, ajudando-os a serem melhores profissionais.This report aims to critically reflect on the training process carried out during my internship, in the academic year 2021/2022, at Escola Secundária do Pinhal Novo. In this report I address all the areas of intervention that a trainee teacher should take into account, taking into account the internship guide, as reflections on certain behaviors and thoughts, on the training and teaching process for 12th grade students. Each intervention area is explained so that the reader understands the work carried out during the school year, with this wanting the reader to understand the importance of knowing our school context, why we plan our teaching, what kind of teaching strategies are that we should take into account when we teach a class, the moment of evaluation and the role that a teacher can play in his school and not just focus on what it is to teach. It is difficult to accurately describe all the procedures performed for each of the areas, however, I tried to analyze and reflect on moments that I consider essential during my internship. Ending my report with a reflection trying to aim to serve as an example for future trainee teachers helping them to be better professionals.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaBonito, Alexandre Miguel Pinheiro2023-07-11T10:45:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27982TID:203322673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-16T01:30:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:49.647854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro
Educação Física
Estágio Pedagógico
Áreas de Intervenção
Envolvimento com a Escola
Estratégias de Ensino
Avaliação
Planeamento
Condução do Ensino
Investigação Pedagógica
Participação na Escola
Physical education
Pedagogical Internship
Intervention areas
Involvement with the School
Teaching Strategies
Assessment
Planning
Teaching Conduct
Pedagogical Research
Participation in the School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo
author Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro
author_facet Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Filipe da Silva Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Alexandre Miguel Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Áreas de Intervenção
Envolvimento com a Escola
Estratégias de Ensino
Avaliação
Planeamento
Condução do Ensino
Investigação Pedagógica
Participação na Escola
Physical education
Pedagogical Internship
Intervention areas
Involvement with the School
Teaching Strategies
Assessment
Planning
Teaching Conduct
Pedagogical Research
Participation in the School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Áreas de Intervenção
Envolvimento com a Escola
Estratégias de Ensino
Avaliação
Planeamento
Condução do Ensino
Investigação Pedagógica
Participação na Escola
Physical education
Pedagogical Internship
Intervention areas
Involvement with the School
Teaching Strategies
Assessment
Planning
Teaching Conduct
Pedagogical Research
Participation in the School
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório tem o propósito de refletir criticamente sobre o processo de formação realizado no meu estágio, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Neste relatório abordo todas as áreas de intervenção que um professor estagiário deverá ter em consideração, tendo em conta o guia de estágio, abrangendo ainda reflexões sobre determinados comportamentos e pensamentos, bem como sobre o processo de formação e ensino aos alunos do 12º ano. Cada área de intervenção é explicada para que o leitor perceba o trabalho realizado durante o ano letivo, querendo com isto que o leitor compreenda a importância de conhecermos o nosso contexto escolar, o porquê de planearmos o nosso ensino, que tipo de estratégias de ensino é que devemos ter em consideração quando damos uma aula, o momento de avaliação e o papel que um professor pode ter na sua escola, pois o foco não é apenas naquilo que é denominado dar aulas. É difícil descrever com exatidão todos os procedimentos realizados para cada uma das áreas, no entanto, procurei analisar e refletir sobre os momentos que considero essenciais durante o meu estágio. De salientar que termino o meu relatório com uma reflexão que poderá servir de exemplo para futuros professores estagiários, ajudando-os a serem melhores profissionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-11T10:45:44Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27982
TID:203322673
url http://hdl.handle.net/10400.5/27982
identifier_str_mv TID:203322673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132074520608768