Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Ademir
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tozetto, Annaly, Brandt, Célia, Freire, Leila, Cerri, Luis, Larocca, Priscila, Campos, Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/505
Resumo: Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil
id RCAP_60d0ed451e65630b936b2204929d53d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/505
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escolaLetramento docenteFormação de professoresAção comunicativaDocentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - BrasilO presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano), capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas. - This paper is a study about the hypothesis that the teachers’ training can be better understood through the concept of teacher’s literacy process. We depart from the principle of the language as central component for the thinking organization and exercise, discussing the access to its various forms and to the ability to use it consciously as literacy. It is supported the idea of teacher’s literacy as world and school reading, and also the ability of critical intervention at these spheres. The concept is built based on the criteria of the construction the subjetc’s protagonism (to say his word, in Freire’s approach), ability to read the world and the professional community in which he/she works (what implies a degree of enlightening) and the perspective of putting the disciplinary knowledge on a dialogic key, instead of a monologic one, in the pedagogic activity. The perspective of critical literacy rejects the instrumental or technical reason and supports itself at the Habermas’ communicative action theory.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRosso, AdemirTozetto, AnnalyBrandt, CéliaFreire, LeilaCerri, LuisLarocca, PriscilaCampos, Sandro2011-08-18T15:57:41Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/505porRosso,A.,Tozetto,A.,Brandt,C.,Freire,L.,Cerri,L.,Larocca,P. & Campos,S. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções,17(7),114-134.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:23Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:04.282824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
title Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
spellingShingle Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
Rosso, Ademir
Letramento docente
Formação de professores
Ação comunicativa
title_short Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
title_full Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
title_fullStr Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
title_full_unstemmed Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
title_sort Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
author Rosso, Ademir
author_facet Rosso, Ademir
Tozetto, Annaly
Brandt, Célia
Freire, Leila
Cerri, Luis
Larocca, Priscila
Campos, Sandro
author_role author
author2 Tozetto, Annaly
Brandt, Célia
Freire, Leila
Cerri, Luis
Larocca, Priscila
Campos, Sandro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Ademir
Tozetto, Annaly
Brandt, Célia
Freire, Leila
Cerri, Luis
Larocca, Priscila
Campos, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento docente
Formação de professores
Ação comunicativa
topic Letramento docente
Formação de professores
Ação comunicativa
description Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-18T15:57:41Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/505
url http://hdl.handle.net/10400.15/505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosso,A.,Tozetto,A.,Brandt,C.,Freire,L.,Cerri,L.,Larocca,P. & Campos,S. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções,17(7),114-134.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021660233728