Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/505 |
Resumo: | Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil |
id |
RCAP_60d0ed451e65630b936b2204929d53d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/505 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escolaLetramento docenteFormação de professoresAção comunicativaDocentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - BrasilO presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano), capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas. - This paper is a study about the hypothesis that the teachers’ training can be better understood through the concept of teacher’s literacy process. We depart from the principle of the language as central component for the thinking organization and exercise, discussing the access to its various forms and to the ability to use it consciously as literacy. It is supported the idea of teacher’s literacy as world and school reading, and also the ability of critical intervention at these spheres. The concept is built based on the criteria of the construction the subjetc’s protagonism (to say his word, in Freire’s approach), ability to read the world and the professional community in which he/she works (what implies a degree of enlightening) and the perspective of putting the disciplinary knowledge on a dialogic key, instead of a monologic one, in the pedagogic activity. The perspective of critical literacy rejects the instrumental or technical reason and supports itself at the Habermas’ communicative action theory.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRosso, AdemirTozetto, AnnalyBrandt, CéliaFreire, LeilaCerri, LuisLarocca, PriscilaCampos, Sandro2011-08-18T15:57:41Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/505porRosso,A.,Tozetto,A.,Brandt,C.,Freire,L.,Cerri,L.,Larocca,P. & Campos,S. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções,17(7),114-134.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:23Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:04.282824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
title |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
spellingShingle |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola Rosso, Ademir Letramento docente Formação de professores Ação comunicativa |
title_short |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
title_full |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
title_fullStr |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
title_full_unstemmed |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
title_sort |
Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola |
author |
Rosso, Ademir |
author_facet |
Rosso, Ademir Tozetto, Annaly Brandt, Célia Freire, Leila Cerri, Luis Larocca, Priscila Campos, Sandro |
author_role |
author |
author2 |
Tozetto, Annaly Brandt, Célia Freire, Leila Cerri, Luis Larocca, Priscila Campos, Sandro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Ademir Tozetto, Annaly Brandt, Célia Freire, Leila Cerri, Luis Larocca, Priscila Campos, Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento docente Formação de professores Ação comunicativa |
topic |
Letramento docente Formação de professores Ação comunicativa |
description |
Docentes do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-18T15:57:41Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/505 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosso,A.,Tozetto,A.,Brandt,C.,Freire,L.,Cerri,L.,Larocca,P. & Campos,S. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções,17(7),114-134. 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137021660233728 |