Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Regina Fátima Seixas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15524
Resumo: A adição à Internet por parte dos adolescentes pode resultar em dificuldades no modo como os mesmos gerem o tempo despendido na Internet, podendo resultar em comportamentos problemáticos com sinais e sintomas análogos aos dos outros vícios, nomeadamente as drogas, o álcool, entre outros, que causam dependência. Conscientes desta problemática, pretendeu-se desenvolver uma abordagem ao tema que levasse os alunos a tomar consciência dos problemas associados ao uso excessivo da Internet, contando com o envolvimento dos pais/encarregados de educação. Salienta-se também o facto de serem muito escassos os estudos nacionais nesta área, o que confere pertinência à realização deste trabalho. Em consonância, este estudo pretendeu dar resposta à seguinte questão de investigação: Como promover uma utilização mais sustentável/saudável da Internet, com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo os pais/encarregados de educação? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo estudo de caso singular. Para recolher os dados foram aplicados três inquéritos por questionário, um dirigido aos alunos, em formato online e dois em suporte de papel, outro dirigido aos pais/encarregados de educação, também em suporte de papel. Explorou-se ainda a observação participante dado a investigadora ter assumido o papel de professora da turma em que foi realizado o estudo e analisou-se produções dos alunos. Os resultados indicam que a grande maioria dos alunos referiu que usa a Internet em casa, seguindo-se a sua utilização na escola, nos intervalos ou quando não têm aulas. Maioritariamente, os alunos admitiram utilizar a Internet na escola em contexto de sala de aulas e em clubes/atividades na escola e nas aulas de substituição. Poucos alunos se enquadram nos comportamentos de adição à Internet, tendo os mesmos indicado os perigos do uso abusivo da Internet, sugerindo medidas para evitar os comportamentos de risco. As atividades realizadas com os alunos, tendo envolvido também os pais/encarregados de educação, permitiram concluir que estes tomaram mais consciência acerca dos problemas associados a um uso abusivo da Internet. Estes resultados consubstanciam a necessidade de se continuar a promover atividades em contexto escolar, com a participação de todos os agentes educativos, como medida de prevenção dos fatores de risco da adição à Internet e respetivas consequências em adolescentes, fomentando um uso mais saudável e responsável da Internet.
id RCAP_60dde559470870a0f8e7ae8cabee68a6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básicoTecnologias da informaçãoInternet - Ensino básico 3º cicloDesenvolvimento da educaçãoProblemas de comportamentoEstudo de casoAdolescentesA adição à Internet por parte dos adolescentes pode resultar em dificuldades no modo como os mesmos gerem o tempo despendido na Internet, podendo resultar em comportamentos problemáticos com sinais e sintomas análogos aos dos outros vícios, nomeadamente as drogas, o álcool, entre outros, que causam dependência. Conscientes desta problemática, pretendeu-se desenvolver uma abordagem ao tema que levasse os alunos a tomar consciência dos problemas associados ao uso excessivo da Internet, contando com o envolvimento dos pais/encarregados de educação. Salienta-se também o facto de serem muito escassos os estudos nacionais nesta área, o que confere pertinência à realização deste trabalho. Em consonância, este estudo pretendeu dar resposta à seguinte questão de investigação: Como promover uma utilização mais sustentável/saudável da Internet, com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo os pais/encarregados de educação? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo estudo de caso singular. Para recolher os dados foram aplicados três inquéritos por questionário, um dirigido aos alunos, em formato online e dois em suporte de papel, outro dirigido aos pais/encarregados de educação, também em suporte de papel. Explorou-se ainda a observação participante dado a investigadora ter assumido o papel de professora da turma em que foi realizado o estudo e analisou-se produções dos alunos. Os resultados indicam que a grande maioria dos alunos referiu que usa a Internet em casa, seguindo-se a sua utilização na escola, nos intervalos ou quando não têm aulas. Maioritariamente, os alunos admitiram utilizar a Internet na escola em contexto de sala de aulas e em clubes/atividades na escola e nas aulas de substituição. Poucos alunos se enquadram nos comportamentos de adição à Internet, tendo os mesmos indicado os perigos do uso abusivo da Internet, sugerindo medidas para evitar os comportamentos de risco. As atividades realizadas com os alunos, tendo envolvido também os pais/encarregados de educação, permitiram concluir que estes tomaram mais consciência acerca dos problemas associados a um uso abusivo da Internet. Estes resultados consubstanciam a necessidade de se continuar a promover atividades em contexto escolar, com a participação de todos os agentes educativos, como medida de prevenção dos fatores de risco da adição à Internet e respetivas consequências em adolescentes, fomentando um uso mais saudável e responsável da Internet.Internet addiction by adolescents can result in difficulties in the way they manage the time spent on the Internet and may result in problematic behaviors with similar signs and symptoms to those of other addictions, including drugs, alcohol, among others, being addictions. Aware of this problem, the aim was to develop an approach to the issue that would lead students to become aware of the problems associated with excessive Internet use, with the involvement of parents / guardians. It also points out that they are very few national studies in this area, giving relevance to this work. Accordingly, this study aims to answer the following research question: How to promote a more sustainable / healthy use of the Internet, with students of the 3rd cycle of basic education, involving parents / guardians ? From a methodological point of view, this If a descriptive character study, study of unique case type. To collect the data were applied three questionnaire surveys, one headed to the students in an online format and two in paper format, the other directed to the parents / guardians, also on paper format. It also was explored participant observation by the researcher who was also the class teacher on which the study was conducted and analyzed the student productions. The results indicate that the vast majority of students reported using the Internet at home, followed by its use at school, during breaks or when they have no classes. Mostly, students admitted using the Internet at school in the context of the classroom and in clubs / activities at school and in replacement classes. Few students fall in behaviors Internet addiction, and they indicated the dangers of abusive use of the Internet, suggesting measures to avoid risky behaviors. The activities carried out with students, and also involved the parents / guardians, showed that these had taken more awareness about the problems associated with the misuse of the Internet. These results substantiate the need to continue to promote activities in schools, with the participation of all educators as a measure of prevention of risk factors in Internet addiction and their respective consequences in adolescents, promoting a healthier and more responsible use of Internet.Universidade de Aveiro2016-04-27T15:42:37Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15524TID:201590476porOliveira, Regina Fátima Seixasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:45Zoai:ria.ua.pt:10773/15524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:53.522912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
title Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Oliveira, Regina Fátima Seixas
Tecnologias da informação
Internet - Ensino básico 3º ciclo
Desenvolvimento da educação
Problemas de comportamento
Estudo de caso
Adolescentes
title_short Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_full Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
title_sort Promoção de uma utilização mais sustentável/saudável da internet com alunos do 3º ciclo do ensino básico
author Oliveira, Regina Fátima Seixas
author_facet Oliveira, Regina Fátima Seixas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Regina Fátima Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação
Internet - Ensino básico 3º ciclo
Desenvolvimento da educação
Problemas de comportamento
Estudo de caso
Adolescentes
topic Tecnologias da informação
Internet - Ensino básico 3º ciclo
Desenvolvimento da educação
Problemas de comportamento
Estudo de caso
Adolescentes
description A adição à Internet por parte dos adolescentes pode resultar em dificuldades no modo como os mesmos gerem o tempo despendido na Internet, podendo resultar em comportamentos problemáticos com sinais e sintomas análogos aos dos outros vícios, nomeadamente as drogas, o álcool, entre outros, que causam dependência. Conscientes desta problemática, pretendeu-se desenvolver uma abordagem ao tema que levasse os alunos a tomar consciência dos problemas associados ao uso excessivo da Internet, contando com o envolvimento dos pais/encarregados de educação. Salienta-se também o facto de serem muito escassos os estudos nacionais nesta área, o que confere pertinência à realização deste trabalho. Em consonância, este estudo pretendeu dar resposta à seguinte questão de investigação: Como promover uma utilização mais sustentável/saudável da Internet, com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo os pais/encarregados de educação? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo estudo de caso singular. Para recolher os dados foram aplicados três inquéritos por questionário, um dirigido aos alunos, em formato online e dois em suporte de papel, outro dirigido aos pais/encarregados de educação, também em suporte de papel. Explorou-se ainda a observação participante dado a investigadora ter assumido o papel de professora da turma em que foi realizado o estudo e analisou-se produções dos alunos. Os resultados indicam que a grande maioria dos alunos referiu que usa a Internet em casa, seguindo-se a sua utilização na escola, nos intervalos ou quando não têm aulas. Maioritariamente, os alunos admitiram utilizar a Internet na escola em contexto de sala de aulas e em clubes/atividades na escola e nas aulas de substituição. Poucos alunos se enquadram nos comportamentos de adição à Internet, tendo os mesmos indicado os perigos do uso abusivo da Internet, sugerindo medidas para evitar os comportamentos de risco. As atividades realizadas com os alunos, tendo envolvido também os pais/encarregados de educação, permitiram concluir que estes tomaram mais consciência acerca dos problemas associados a um uso abusivo da Internet. Estes resultados consubstanciam a necessidade de se continuar a promover atividades em contexto escolar, com a participação de todos os agentes educativos, como medida de prevenção dos fatores de risco da adição à Internet e respetivas consequências em adolescentes, fomentando um uso mais saudável e responsável da Internet.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-27T15:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15524
TID:201590476
url http://hdl.handle.net/10773/15524
identifier_str_mv TID:201590476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558768123904