Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13174 |
Resumo: | O estágio pedagógico em Educação Física é parte integrante da formação inicial do professor, caraterizando-se como uma etapa fundamental e decisiva na inclusão da prática docente. É o produto de todo o desenvolvimento formativo e o momento de confrontação do futuro professor com a realidade. O presente documento procura descrever e analisar de forma reflexiva, crítica e sempre que possível projetiva, a experiência vivida durante todo o estágio pedagógico em Educação Física. O ano de formação foi determinante para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-me resolver problemas de modo mais eficiente e adequado, bem como tornar-me mais preparada para desempenhar o papel de professora com qualidade e proficiência. Ao longo de todo o estágio pedagógico deparei-me com várias dificuldades nas diferentes áreas de intervenção do professor. Para que as dificuldades pudessem ser minoradas e ultrapassadas foram essenciais os processos de observação e análise da intervenção pedagógica. O estágio pedagógico não se cingiu à atividade em contexto de sala de aula, uma vez que o futuro professor também atua noutros âmbitos com o intuito de potenciar a qualidade do ensino e de melhorar as práticas desenvolvidas na escola. A participação nas dinâmicas da escola, em especial, no desporto escolar, na direção de turma e no desenvolvimento de atividades e de projetos de investigação foram algumas das oportunidades que assumiram principal destaque neste processo de formação. |
id |
RCAP_60e49db6cc720221e979c22d4c79b734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos SantosEducação físicaProfessorEstágio pedagógicoFormação inicial de professoresIntervenção pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoPhysical educationTeacherPracticumInitial teacher trainingPedagogical interventionLearning processReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO estágio pedagógico em Educação Física é parte integrante da formação inicial do professor, caraterizando-se como uma etapa fundamental e decisiva na inclusão da prática docente. É o produto de todo o desenvolvimento formativo e o momento de confrontação do futuro professor com a realidade. O presente documento procura descrever e analisar de forma reflexiva, crítica e sempre que possível projetiva, a experiência vivida durante todo o estágio pedagógico em Educação Física. O ano de formação foi determinante para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-me resolver problemas de modo mais eficiente e adequado, bem como tornar-me mais preparada para desempenhar o papel de professora com qualidade e proficiência. Ao longo de todo o estágio pedagógico deparei-me com várias dificuldades nas diferentes áreas de intervenção do professor. Para que as dificuldades pudessem ser minoradas e ultrapassadas foram essenciais os processos de observação e análise da intervenção pedagógica. O estágio pedagógico não se cingiu à atividade em contexto de sala de aula, uma vez que o futuro professor também atua noutros âmbitos com o intuito de potenciar a qualidade do ensino e de melhorar as práticas desenvolvidas na escola. A participação nas dinâmicas da escola, em especial, no desporto escolar, na direção de turma e no desenvolvimento de atividades e de projetos de investigação foram algumas das oportunidades que assumiram principal destaque neste processo de formação.Practicum in Physical Education is an integral part of the initial teacher training, which features as a fundamental and decisive stage towards the inclusion of teacher practice. This is the product of all the formative development and the moment of confrontation with the reality of the future teacher. The present document seeks to describe and analyze reflectively, critically and, whenever possible projectively, the experience lived throughout the Physical Education practicum. The training year formation was crucial to the development of knowledge and fundamental skills in the teaching-learning process, allowing me to solve problems more efficiently and appropriately, and also to become more prepared to act as a teacher with quality and proficiency. Along the entire practicum, I’ve came across with several difficulties in the different activities of teacher intervention. A process of observation and analysis of the pedagogical intervention was essential to lessen and overcome such difficulties. The practicum wasn’t confined to the classroom context, since the future teacher also operates in other areas in order to improve the school’s practices. Participation in the school’s dynamics, such as, in extra-curricular sports, in the direction of a class and developing of activities and research projects, were some of the opportunities, which had a particular highlight in this training process.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaVitorino, Marta Sofia Fragata2017-02-16T12:59:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13174TID:201614898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:11.887355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos Vitorino, Marta Sofia Fragata Educação física Professor Estágio pedagógico Formação inicial de professores Intervenção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Physical education Teacher Practicum Initial teacher training Pedagogical intervention Learning process Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos |
author |
Vitorino, Marta Sofia Fragata |
author_facet |
Vitorino, Marta Sofia Fragata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria João Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorino, Marta Sofia Fragata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professor Estágio pedagógico Formação inicial de professores Intervenção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Physical education Teacher Practicum Initial teacher training Pedagogical intervention Learning process Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Educação física Professor Estágio pedagógico Formação inicial de professores Intervenção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Physical education Teacher Practicum Initial teacher training Pedagogical intervention Learning process Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O estágio pedagógico em Educação Física é parte integrante da formação inicial do professor, caraterizando-se como uma etapa fundamental e decisiva na inclusão da prática docente. É o produto de todo o desenvolvimento formativo e o momento de confrontação do futuro professor com a realidade. O presente documento procura descrever e analisar de forma reflexiva, crítica e sempre que possível projetiva, a experiência vivida durante todo o estágio pedagógico em Educação Física. O ano de formação foi determinante para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-me resolver problemas de modo mais eficiente e adequado, bem como tornar-me mais preparada para desempenhar o papel de professora com qualidade e proficiência. Ao longo de todo o estágio pedagógico deparei-me com várias dificuldades nas diferentes áreas de intervenção do professor. Para que as dificuldades pudessem ser minoradas e ultrapassadas foram essenciais os processos de observação e análise da intervenção pedagógica. O estágio pedagógico não se cingiu à atividade em contexto de sala de aula, uma vez que o futuro professor também atua noutros âmbitos com o intuito de potenciar a qualidade do ensino e de melhorar as práticas desenvolvidas na escola. A participação nas dinâmicas da escola, em especial, no desporto escolar, na direção de turma e no desenvolvimento de atividades e de projetos de investigação foram algumas das oportunidades que assumiram principal destaque neste processo de formação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-16T12:59:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/13174 TID:201614898 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/13174 |
identifier_str_mv |
TID:201614898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131078437371904 |