Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Marta Sofia Fragata
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13174
Resumo: O estágio pedagógico em Educação Física é parte integrante da formação inicial do professor, caraterizando-se como uma etapa fundamental e decisiva na inclusão da prática docente. É o produto de todo o desenvolvimento formativo e o momento de confrontação do futuro professor com a realidade. O presente documento procura descrever e analisar de forma reflexiva, crítica e sempre que possível projetiva, a experiência vivida durante todo o estágio pedagógico em Educação Física. O ano de formação foi determinante para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-me resolver problemas de modo mais eficiente e adequado, bem como tornar-me mais preparada para desempenhar o papel de professora com qualidade e proficiência. Ao longo de todo o estágio pedagógico deparei-me com várias dificuldades nas diferentes áreas de intervenção do professor. Para que as dificuldades pudessem ser minoradas e ultrapassadas foram essenciais os processos de observação e análise da intervenção pedagógica. O estágio pedagógico não se cingiu à atividade em contexto de sala de aula, uma vez que o futuro professor também atua noutros âmbitos com o intuito de potenciar a qualidade do ensino e de melhorar as práticas desenvolvidas na escola. A participação nas dinâmicas da escola, em especial, no desporto escolar, na direção de turma e no desenvolvimento de atividades e de projetos de investigação foram algumas das oportunidades que assumiram principal destaque neste processo de formação.
id RCAP_60e49db6cc720221e979c22d4c79b734
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos SantosEducação físicaProfessorEstágio pedagógicoFormação inicial de professoresIntervenção pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoPhysical educationTeacherPracticumInitial teacher trainingPedagogical interventionLearning processReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO estágio pedagógico em Educação Física é parte integrante da formação inicial do professor, caraterizando-se como uma etapa fundamental e decisiva na inclusão da prática docente. É o produto de todo o desenvolvimento formativo e o momento de confrontação do futuro professor com a realidade. O presente documento procura descrever e analisar de forma reflexiva, crítica e sempre que possível projetiva, a experiência vivida durante todo o estágio pedagógico em Educação Física. O ano de formação foi determinante para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-me resolver problemas de modo mais eficiente e adequado, bem como tornar-me mais preparada para desempenhar o papel de professora com qualidade e proficiência. Ao longo de todo o estágio pedagógico deparei-me com várias dificuldades nas diferentes áreas de intervenção do professor. Para que as dificuldades pudessem ser minoradas e ultrapassadas foram essenciais os processos de observação e análise da intervenção pedagógica. O estágio pedagógico não se cingiu à atividade em contexto de sala de aula, uma vez que o futuro professor também atua noutros âmbitos com o intuito de potenciar a qualidade do ensino e de melhorar as práticas desenvolvidas na escola. A participação nas dinâmicas da escola, em especial, no desporto escolar, na direção de turma e no desenvolvimento de atividades e de projetos de investigação foram algumas das oportunidades que assumiram principal destaque neste processo de formação.Practicum in Physical Education is an integral part of the initial teacher training, which features as a fundamental and decisive stage towards the inclusion of teacher practice. This is the product of all the formative development and the moment of confrontation with the reality of the future teacher. The present document seeks to describe and analyze reflectively, critically and, whenever possible projectively, the experience lived throughout the Physical Education practicum. The training year formation was crucial to the development of knowledge and fundamental skills in the teaching-learning process, allowing me to solve problems more efficiently and appropriately, and also to become more prepared to act as a teacher with quality and proficiency. Along the entire practicum, I’ve came across with several difficulties in the different activities of teacher intervention. A process of observation and analysis of the pedagogical intervention was essential to lessen and overcome such difficulties. The practicum wasn’t confined to the classroom context, since the future teacher also operates in other areas in order to improve the school’s practices. Participation in the school’s dynamics, such as, in extra-curricular sports, in the direction of a class and developing of activities and research projects, were some of the opportunities, which had a particular highlight in this training process.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaVitorino, Marta Sofia Fragata2017-02-16T12:59:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13174TID:201614898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:11.887355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
Vitorino, Marta Sofia Fragata
Educação física
Professor
Estágio pedagógico
Formação inicial de professores
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical education
Teacher
Practicum
Initial teacher training
Pedagogical intervention
Learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
author Vitorino, Marta Sofia Fragata
author_facet Vitorino, Marta Sofia Fragata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Marta Sofia Fragata
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professor
Estágio pedagógico
Formação inicial de professores
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical education
Teacher
Practicum
Initial teacher training
Pedagogical intervention
Learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação física
Professor
Estágio pedagógico
Formação inicial de professores
Intervenção pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Physical education
Teacher
Practicum
Initial teacher training
Pedagogical intervention
Learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O estágio pedagógico em Educação Física é parte integrante da formação inicial do professor, caraterizando-se como uma etapa fundamental e decisiva na inclusão da prática docente. É o produto de todo o desenvolvimento formativo e o momento de confrontação do futuro professor com a realidade. O presente documento procura descrever e analisar de forma reflexiva, crítica e sempre que possível projetiva, a experiência vivida durante todo o estágio pedagógico em Educação Física. O ano de formação foi determinante para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-me resolver problemas de modo mais eficiente e adequado, bem como tornar-me mais preparada para desempenhar o papel de professora com qualidade e proficiência. Ao longo de todo o estágio pedagógico deparei-me com várias dificuldades nas diferentes áreas de intervenção do professor. Para que as dificuldades pudessem ser minoradas e ultrapassadas foram essenciais os processos de observação e análise da intervenção pedagógica. O estágio pedagógico não se cingiu à atividade em contexto de sala de aula, uma vez que o futuro professor também atua noutros âmbitos com o intuito de potenciar a qualidade do ensino e de melhorar as práticas desenvolvidas na escola. A participação nas dinâmicas da escola, em especial, no desporto escolar, na direção de turma e no desenvolvimento de atividades e de projetos de investigação foram algumas das oportunidades que assumiram principal destaque neste processo de formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-16T12:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13174
TID:201614898
url http://hdl.handle.net/10400.5/13174
identifier_str_mv TID:201614898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131078437371904