A Estrutura Familiar: que reflexos nos comportamentos sociais da criança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2288
Resumo: O presente relatório foi realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente, a sociedade caracteriza-se por diversas componentes, entre elas a estrutura familiar sendo nos distintos tipos de estrutura familiar que a criança se encontra inserida. Desta forma, o presente relatório apresenta como temática “A Estrutura Familiar: que reflexos nos comportamentos sociais da criança?” e como questão de partida, “Até que ponto a estrutura familiar a que a criança pertence tem influencia nos seus comportamentos?”. Deste modo, foi realizada uma investigação e utilizados instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados. Estes passaram pela observação participante, análise documental e ainda a realização de entrevistas a duas profissionais de educação: educadora de infância e professora do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, foram abordadas temáticas como a conceção de escola e família, a estrutura e o ambiente familiar, a relação escola-famílias e ainda o comportamento e aprendizagem das crianças. Para as fundamentar foram tidos em conta os contributos de vários autores, entre eles Silva (1993), Villas-Boas (2001) e Sampaio (1984). Em suma, esta pesquisa reflete a observação e intervenção em estágio nos contextos de Educação Pré-Escolar, mais concretamente num grupo de 5 anos, e de 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados aponta para o facto de nem sempre os tipos de estrutura familiar serem determinantes para os comportamentos sociais que a criança apresenta. Assim, importa antes ter em conta o ambiente familiar e a qualidade das interações nele estabelecidas
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