Gestão de negócio empresarial: relação cliente e serviços em academias de ginástica no Estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Filipe Gaudêncio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4946
Resumo: Um planejamento estratégico empresarial deve ser focado em decorrência de frequência de ações positivas com o suporte da pesquisa científica. O objetivo desta pesquisa é analisar a gestão de negócio empresarial pela relação cliente e utilização dos serviços em academias de ginástica. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, do tipo transversal. A amostra constou de 85 proprietários (n=54 masculino e n=31 feminino) e 1326 alunos (n= 704 masculino e n=622 feminino), matriculados em 88 academias de ginástica de 18 municípios paraibanos. O estudo teve a duração de seis meses, tempo em que ocorreu a visitação às academias e coleta dos dados. De início havia um contato com o proprietário da empresa, e após sua anuência, houve a entrega dos questionários de caracterização dos clientes proposto por Soares (2008), e do socioeconômico. O plano de análise utilizou o SPSS 18.0 em percentuais de frequência relativa e acumulada para as variáveis categóricas, e descritiva de média e desvio padrão para as numérica. Para verificação de possíveis diferenças entre os percentuais foi utilizado do teste de quiquadrado (X2), e a confiabilidade dos construtos foi mensurada pelo ‘alpha (α) de Cronbach’. O nível de significância adotado foi de 5%. O perfil da clientela das academias do estado da Paraíba, Brasil, está dividido igualmente entre os gêneros sexuais, entre a faixa etária de 20 a 30 anos, pertencentes à classe C (socioeconômica), e consideram estar bem saúde. A amostra apresentou bons graus de concordância para os itens relacionados à adesão à empresa, boa satisfação do cliente com o serviço, adequadas percepções acerca do ambiente, instalações e funcionários, conformação da relação do investimento e sacrifícios desprendidos quanto aos benefícios recebidos e às necessidades atendidas, além dos bons níveis de intenções futuras em continuar sendo cliente e, por fim, a concordância em passar informações positivas sobre os serviços da empresa para outras pessoas. Todos os construtos (Qualidade percebida, Sacrifícios, Valor percebido, Satisfação, Predisposição comportamental e Comportamento boca a boca) apresentaram elevada confiabilidade, indicando convergências das respostas. Enfim, pode-se afirmar que os clientes paraibanos estão satisfeitos com os serviços prestados pelas academias de ginástica do estado, e ainda atuam como possíveis divulgadores da empresa em que são clientes. Evidencia-se que as ações de marketing, neste contexto, devem ser concentradas no fortalecimento do contato com os clientes, com atenção as suas necessidades, principalmente em relação à uma boa estrutura física e um bom atendimento.
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De início havia um contato com o proprietário da empresa, e após sua anuência, houve a entrega dos questionários de caracterização dos clientes proposto por Soares (2008), e do socioeconômico. O plano de análise utilizou o SPSS 18.0 em percentuais de frequência relativa e acumulada para as variáveis categóricas, e descritiva de média e desvio padrão para as numérica. Para verificação de possíveis diferenças entre os percentuais foi utilizado do teste de quiquadrado (X2), e a confiabilidade dos construtos foi mensurada pelo ‘alpha (α) de Cronbach’. O nível de significância adotado foi de 5%. O perfil da clientela das academias do estado da Paraíba, Brasil, está dividido igualmente entre os gêneros sexuais, entre a faixa etária de 20 a 30 anos, pertencentes à classe C (socioeconômica), e consideram estar bem saúde. A amostra apresentou bons graus de concordância para os itens relacionados à adesão à empresa, boa satisfação do cliente com o serviço, adequadas percepções acerca do ambiente, instalações e funcionários, conformação da relação do investimento e sacrifícios desprendidos quanto aos benefícios recebidos e às necessidades atendidas, além dos bons níveis de intenções futuras em continuar sendo cliente e, por fim, a concordância em passar informações positivas sobre os serviços da empresa para outras pessoas. Todos os construtos (Qualidade percebida, Sacrifícios, Valor percebido, Satisfação, Predisposição comportamental e Comportamento boca a boca) apresentaram elevada confiabilidade, indicando convergências das respostas. Enfim, pode-se afirmar que os clientes paraibanos estão satisfeitos com os serviços prestados pelas academias de ginástica do estado, e ainda atuam como possíveis divulgadores da empresa em que são clientes. Evidencia-se que as ações de marketing, neste contexto, devem ser concentradas no fortalecimento do contato com os clientes, com atenção as suas necessidades, principalmente em relação à uma boa estrutura física e um bom atendimento.A corporate strategic planning should be focused due to frequency of positive actions with the support of scientific research. The goal of this research is to analyze the management of the business enterprise by the relationship customer and services used in gyms. This is a descriptive, quantitative, cross study. The sample consisted of 85 owners (male n = 54 and n = 31 females) and 1326 students (males n = 704 and n = 622 females) enrolled in 88 health clubs in 18 cities from Paraiba State. The study lasted six months, during which the visitation occurred at gyms and data was collected. At first there was a contact with the owner of the company, and after his consent, it was given customer characterization questionnaires proposed by Soares (2008), and socioeconomic status questionnaires. The plan of analysis used the SPSS 18.0 for percentages and cumulative relative frequency for categorical variables, and descriptive of average and standard deviation for numeric variables. To investigate possible differences between the percentages we used the chi-square (X2), and the reliability of the constructs was measured by 'alpha (α) Cronbach'. The level of significance was set at 5%. The customer’s profile of the gyms in the state of Paraíba, Brazil, is equally divided between genders, between the age group of 20 to 30 years, belonging to the class C (socioeconomic), and consider to be in good health. The sample showed good levels of agreement for items related to joining the company, good customer satisfaction with the service, appropriate perceptions about the environment, facilities and staff, satisfaction with the relationship of investment and sacrifices, the benefits received and needs met, in addition to good levels of future intentions to continue being customer and, finally, the agreement to pass along positive feedback about the company's services to others. All constructs (perceived quality, Sacrifices, perceived value, satisfaction, and behavioral predisposition, word of mouth feedback) showed high reliability, indicating convergence of responses. Hence, it can be stated that paraibanos customers are satisfied with the services provided by gyms in the state, and they can even act as potential promoters of the company from which they are customers. It is evident that marketing actions, in this context, should be focused on strengthening the contact with customers, with attention to their needs, especially in relation to a good physical structure and a good service.2015-09-21T15:25:04Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4946porMedeiros, Filipe Gaudêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:38.335303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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