Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13346 |
Resumo: | As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas. |
id |
RCAP_614ba6a8e266831b8ab39b28f5fda3fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsAppReconfiguring virtual learning environments with whatsAppDispositivos digitaisWhatsAppAutoconceito académicoDigital devicesAcademic self-conceptAs ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.Web tools, online learning and mobile devices' potential have brought new and exciting challenges for education systems and their professionals. One of the main challenges is the need to reconfigure (virtual) learning environments that answer the needs of students' "mobile minds" in this digital and networked society. Thus, with the objective of analysing the impact of a digital environment created in an instant messaging app - WhatsApp - in academic students' self-concept in postgraduate courses, based on the qualitative analysis of their perceptions, we developed the present work. The results show that using WhatsApp, based on principles of constructivism, autonomy, flexibility, inclusion and interaction, can have very positive effects on the academic self-concept of higher education students, namely Motivation, Confidence in their Capacities and Relation with Colleagues.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-09T14:03:10Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13346porMOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp. REVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literatura, vol. 10, n.º 3, 1-181984- 6576info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.052692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp Reconfiguring virtual learning environments with whatsApp |
title |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp |
spellingShingle |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp Moreira, J. António Dispositivos digitais Autoconceito académico Digital devices Academic self-concept |
title_short |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp |
title_full |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp |
title_fullStr |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp |
title_full_unstemmed |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp |
title_sort |
Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp |
author |
Moreira, J. António |
author_facet |
Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Sara Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, J. António Trindade, Sara Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos digitais Autoconceito académico Digital devices Academic self-concept |
topic |
Dispositivos digitais Autoconceito académico Digital devices Academic self-concept |
description |
As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2023-02-09T14:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13346 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MOREIRA, J. António, & DIAS-TRINDADE, Sara (2018). Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp. REVELLI- Revista de Educação. Linguagem e Literatura, vol. 10, n.º 3, 1-18 1984- 6576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116675514368 |