Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Sofia Godinho Quintino de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2909
Resumo: O objectivo deste estudo é identificar os factores condicionantes, principais influências e/ou barreiras (atributos, atitude pessoal ou pressão social) na decisão de beber vinho em vez de outra bebida alcoólica para o consumidor português do sexo feminino. Dois focus groups identificaram as crenças relevantes, que suportaram a elaboração de um questionário com treze perguntas (em que duas, eram perguntas de filtro). Obtiveram-se 215 respostas válidas de consumidoras regulares de vinho portuguesas (frequência igual ou superior a uma vez por mês). Os resultados mostraram que, com base na variável sóciodemográfica idade, se pode identificar dois grupos distintos. As consumidoras mais jovens (18/34 anos) encaram o vinho como álcool, ou seja, como uma, de várias, alternativa a outras bebidas alcoólicas. Crenças pessoais, como saúde, controlo do teor alcoólico e permitir evitar "misturas", têm impacto na sua frequência de consumo - quanto melhor percepcionam o vinho, maior é a frequência, e a intenção, de consumo fora das refeições. As consumidoras mais velhas (45/64 anos) encaram o vinho como cultura, ou seja, o vinho surge como uma bebida de acompanhamento das refeições, com a sofisticação e o requinte que merece. Ligado ao controlo do teor alcoólico, e consumido moderadamente faz bem à saúde. Os excessos, de que é exemplo o consumo fora das refeições, é penalizado socialmente (opinião dos outros negativa) e pessoalmente (opinião própria negativa). Futuros estudos deverão aprofundar a eventual diferenciação de crenças relacionadas com consumo de vinho e consumo de bebidas alcoólicas alternativas.
id RCAP_617b1d294de9b2a85a091afd83e80e1d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinhoVinhoMulherCrençaWineWomenBeliefO objectivo deste estudo é identificar os factores condicionantes, principais influências e/ou barreiras (atributos, atitude pessoal ou pressão social) na decisão de beber vinho em vez de outra bebida alcoólica para o consumidor português do sexo feminino. Dois focus groups identificaram as crenças relevantes, que suportaram a elaboração de um questionário com treze perguntas (em que duas, eram perguntas de filtro). Obtiveram-se 215 respostas válidas de consumidoras regulares de vinho portuguesas (frequência igual ou superior a uma vez por mês). Os resultados mostraram que, com base na variável sóciodemográfica idade, se pode identificar dois grupos distintos. As consumidoras mais jovens (18/34 anos) encaram o vinho como álcool, ou seja, como uma, de várias, alternativa a outras bebidas alcoólicas. Crenças pessoais, como saúde, controlo do teor alcoólico e permitir evitar "misturas", têm impacto na sua frequência de consumo - quanto melhor percepcionam o vinho, maior é a frequência, e a intenção, de consumo fora das refeições. As consumidoras mais velhas (45/64 anos) encaram o vinho como cultura, ou seja, o vinho surge como uma bebida de acompanhamento das refeições, com a sofisticação e o requinte que merece. Ligado ao controlo do teor alcoólico, e consumido moderadamente faz bem à saúde. Os excessos, de que é exemplo o consumo fora das refeições, é penalizado socialmente (opinião dos outros negativa) e pessoalmente (opinião própria negativa). Futuros estudos deverão aprofundar a eventual diferenciação de crenças relacionadas com consumo de vinho e consumo de bebidas alcoólicas alternativas.This study main purpose is to identify the conditioning factors, main influences and/or barriers (attributes, personal attitude or society pressure) on the decision of having wine instead of any other alcoholic beverage, for the Portuguese female consumer. Two focus groups have identified the most relevant beliefs, which were used on the elaboration of a thirteen question form (two of those were filter questions). There were 215 valid forms received from Portuguese female regular wine consumers (once a month or more). The results demonstrate, based on the sociodemographic variable age, that there are two distinct consumer groups. The younger consumers (ages 18/34) perceive wine as alcohol, as an alternative to any other alcoholic beverages. The evaluation of personal beliefs, such as health, alcohol percentage control, or the possibility of avoiding “mix”, has a high impact on these consumers consumption frequency – the better they perceive wine, the higher is the frequency, and intent, of consuming out of meals. The older consumers (ages 45/64) look at wine as culture. For them wine is mostly a drink to be taken along with a meal, with the sophistication and refinement it deserves. Highly connected with the alcohol percentage control notion and, when wisely consumed, good for the health. Excesses, which are strongly “embodied” on the out of meal consumption, are penalized both socially (negative third party opinion) and personally (negative own impression). Further studies shall deepen the possible differentiation of beliefs, regarding wine and other alcoholic beverages.2011-08-23T09:01:27Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2909porBarros, Maria Sofia Godinho Quintino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:26:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:57.966630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
title Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
spellingShingle Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
Barros, Maria Sofia Godinho Quintino de
Vinho
Mulher
Crença
Wine
Women
Belief
title_short Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
title_full Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
title_fullStr Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
title_full_unstemmed Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
title_sort Estudo sobre a consumidora portuguesa de vinhos: o impacto das crenças na sua opção de beber vinho
author Barros, Maria Sofia Godinho Quintino de
author_facet Barros, Maria Sofia Godinho Quintino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Sofia Godinho Quintino de
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho
Mulher
Crença
Wine
Women
Belief
topic Vinho
Mulher
Crença
Wine
Women
Belief
description O objectivo deste estudo é identificar os factores condicionantes, principais influências e/ou barreiras (atributos, atitude pessoal ou pressão social) na decisão de beber vinho em vez de outra bebida alcoólica para o consumidor português do sexo feminino. Dois focus groups identificaram as crenças relevantes, que suportaram a elaboração de um questionário com treze perguntas (em que duas, eram perguntas de filtro). Obtiveram-se 215 respostas válidas de consumidoras regulares de vinho portuguesas (frequência igual ou superior a uma vez por mês). Os resultados mostraram que, com base na variável sóciodemográfica idade, se pode identificar dois grupos distintos. As consumidoras mais jovens (18/34 anos) encaram o vinho como álcool, ou seja, como uma, de várias, alternativa a outras bebidas alcoólicas. Crenças pessoais, como saúde, controlo do teor alcoólico e permitir evitar "misturas", têm impacto na sua frequência de consumo - quanto melhor percepcionam o vinho, maior é a frequência, e a intenção, de consumo fora das refeições. As consumidoras mais velhas (45/64 anos) encaram o vinho como cultura, ou seja, o vinho surge como uma bebida de acompanhamento das refeições, com a sofisticação e o requinte que merece. Ligado ao controlo do teor alcoólico, e consumido moderadamente faz bem à saúde. Os excessos, de que é exemplo o consumo fora das refeições, é penalizado socialmente (opinião dos outros negativa) e pessoalmente (opinião própria negativa). Futuros estudos deverão aprofundar a eventual diferenciação de crenças relacionadas com consumo de vinho e consumo de bebidas alcoólicas alternativas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-12
2011-08-23T09:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2909
url http://hdl.handle.net/10071/2909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134674480529408