Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a (In)disciplina no contexto de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18457 |
Resumo: | A presente dissertação, foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se dividida em duas partes, iniciando-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, sob a orientação da Professora Maria Emília Martins. Na primeira parte é exposto o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito da prática letiva e da participação no quotidiano da escola. As atividades desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional incluíram a realização de atividades letivas, no ensino de Ciências Naturais numa turma do 8.º ano e duas turmas de Secundário (10.º e 11.º ano). A Pratica letiva incluiu atividades não letivas, como o acompanhamento do trabalho do diretor de turma, participação em palestras, visitas de estudo, formações e diversas reuniões de âmbito escolar. A segunda parte desta dissertação desenvolve a componente de Investigação Educacional. Neste âmbito realizou-se um estudo sobre a (in)disciplina no contexto de sala de aula. Para este estudo, foi aplicado um inquérito a duzentos e três alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira com o objetivo de averiguar qual a percepção dos alunos sobre a indisciplina na sala de aulas. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos assume a sua responsabilidade na indisciplina, mas reconhecem a existência de outros atores que a permitem ou a propiciam. Na analise aos inquéritos percebe-se que os alunos necessitam e requerem a implementação de regras, evidenciada nas respostas dos discentes que desejam atitudes mais firmes por parte das autoridades escolares e dos seus pais, para impor ordem e respeito na escola e na sala de aula. O balanço global da Iniciação à Prática Profissional é muito positivo, tendo permitido uma progressão importante nas competências pedagógicas letivas e não letivas, bem como nas competências de investigação a partir do estudo realizado. |
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Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a (In)disciplina no contexto de sala de aulaEstágio pedagógicoPrática letivaCiências naturaisBiologiaGeologiaCiênciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente dissertação, foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se dividida em duas partes, iniciando-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, sob a orientação da Professora Maria Emília Martins. Na primeira parte é exposto o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito da prática letiva e da participação no quotidiano da escola. As atividades desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional incluíram a realização de atividades letivas, no ensino de Ciências Naturais numa turma do 8.º ano e duas turmas de Secundário (10.º e 11.º ano). A Pratica letiva incluiu atividades não letivas, como o acompanhamento do trabalho do diretor de turma, participação em palestras, visitas de estudo, formações e diversas reuniões de âmbito escolar. A segunda parte desta dissertação desenvolve a componente de Investigação Educacional. Neste âmbito realizou-se um estudo sobre a (in)disciplina no contexto de sala de aula. Para este estudo, foi aplicado um inquérito a duzentos e três alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira com o objetivo de averiguar qual a percepção dos alunos sobre a indisciplina na sala de aulas. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos assume a sua responsabilidade na indisciplina, mas reconhecem a existência de outros atores que a permitem ou a propiciam. Na analise aos inquéritos percebe-se que os alunos necessitam e requerem a implementação de regras, evidenciada nas respostas dos discentes que desejam atitudes mais firmes por parte das autoridades escolares e dos seus pais, para impor ordem e respeito na escola e na sala de aula. O balanço global da Iniciação à Prática Profissional é muito positivo, tendo permitido uma progressão importante nas competências pedagógicas letivas e não letivas, bem como nas competências de investigação a partir do estudo realizado.Freitas, João Correia deAlves, MarianaMartins, Maria EmíliaAlmeida, JoãoCaetano, PauloRUNBettencourt, Sandra Elisabete Pessanha2016-07-12T10:53:04Z2014-092016-072014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:34Zoai:run.unl.pt:10362/18457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:45.059315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação, foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se dividida em duas partes, iniciando-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, sob a orientação da Professora Maria Emília Martins. Na primeira parte é exposto o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito da prática letiva e da participação no quotidiano da escola. As atividades desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional incluíram a realização de atividades letivas, no ensino de Ciências Naturais numa turma do 8.º ano e duas turmas de Secundário (10.º e 11.º ano). A Pratica letiva incluiu atividades não letivas, como o acompanhamento do trabalho do diretor de turma, participação em palestras, visitas de estudo, formações e diversas reuniões de âmbito escolar. A segunda parte desta dissertação desenvolve a componente de Investigação Educacional. Neste âmbito realizou-se um estudo sobre a (in)disciplina no contexto de sala de aula. Para este estudo, foi aplicado um inquérito a duzentos e três alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira com o objetivo de averiguar qual a percepção dos alunos sobre a indisciplina na sala de aulas. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos assume a sua responsabilidade na indisciplina, mas reconhecem a existência de outros atores que a permitem ou a propiciam. Na analise aos inquéritos percebe-se que os alunos necessitam e requerem a implementação de regras, evidenciada nas respostas dos discentes que desejam atitudes mais firmes por parte das autoridades escolares e dos seus pais, para impor ordem e respeito na escola e na sala de aula. O balanço global da Iniciação à Prática Profissional é muito positivo, tendo permitido uma progressão importante nas competências pedagógicas letivas e não letivas, bem como nas competências de investigação a partir do estudo realizado. |
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