Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84179 |
Resumo: | O artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização. |
id |
RCAP_619e3e65d29d55c5b69c6a72185b2b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84179 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolarNew educational temporalities in the construction of the school organization cultureNuevas temporalidades educativas en la construcción de la cultura de organización escolarTemporalidades educacionaisCultura organizacional escolarCultura escolarDominação digitalEducational temporalitiesSchool organizational cultureSchool cultureDigital dominationTemporalidades educativasDominación digitalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeO artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização.The article analyzes the effects of the New Public Management and the digitalization in the reconfiguration of the school organizations culture. Based on three core dimensions of culture (time, space, and action), we reflect on the cultural metamorphoses developed in school organizations. The theoretical discussion is supported by a model of multidimensional analysis of culture, which integrates different cultural aspects in its matrix – school culture, school organizational culture, and organizational culture of the school. This reflexive digression, methodologically supported by the revisiting of theoretical contributions that have marked this issue, has allowed us to infer the presence of fragmenting forms of culture, enhanced by the increase of individualism, and by the decrease of the sense of belonging to the organization.El artículo analiza los efectos de la Nueva Gestión Pública y el proceso de digitalización en la reconfiguración de la cultura de las organizaciones escolares. A partir de tres dimensiones fundamentales de la cultura (tiempo, espacio y acción), reflexionamos sobre las metamorfosis culturales desarrolladas en las organizaciones escolares. La discusión teórica se apoya en un modelo de análisis multidimensional de la cultura, que integra diferentes aspectos culturales en su matriz: cultura escolar, cultura organizacional escolar y cultura organizacional del centro. Esta digresión reflexiva, apoyada metodológicamente en la revisión de aportes teóricos que han marcado esta problemática, nos ha permitido inferir la presencia de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas por el aumento del individualismo y por la disminución del sentido de pertenencia a la organización.Trabalho financiado pelo CIEd (Centro de Investigação em Educação), Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoTorres, Leonor Lima2023-042023-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84179porTorres, L.L. (2023). Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar. Educação & Sociedade, 44, e260427. https://doi.org/10.1590/ES.2604271678-462610.1590/ES.260427e260427https://www.scielo.br/j/es/a/5wm6Jx7smmbMhzkPPWHh79r/?lang=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:17.013801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar New educational temporalities in the construction of the school organization culture Nuevas temporalidades educativas en la construcción de la cultura de organización escolar |
title |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
spellingShingle |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar Torres, Leonor Lima Temporalidades educacionais Cultura organizacional escolar Cultura escolar Dominação digital Educational temporalities School organizational culture School culture Digital domination Temporalidades educativas Dominación digital Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia Educação de qualidade |
title_short |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
title_full |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
title_fullStr |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
title_full_unstemmed |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
title_sort |
Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temporalidades educacionais Cultura organizacional escolar Cultura escolar Dominação digital Educational temporalities School organizational culture School culture Digital domination Temporalidades educativas Dominación digital Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia Educação de qualidade |
topic |
Temporalidades educacionais Cultura organizacional escolar Cultura escolar Dominação digital Educational temporalities School organizational culture School culture Digital domination Temporalidades educativas Dominación digital Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia Educação de qualidade |
description |
O artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04 2023-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84179 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Torres, L.L. (2023). Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar. Educação & Sociedade, 44, e260427. https://doi.org/10.1590/ES.260427 1678-4626 10.1590/ES.260427 e260427 https://www.scielo.br/j/es/a/5wm6Jx7smmbMhzkPPWHh79r/?lang=pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133100831145984 |