Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84179
Resumo: O artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização.
id RCAP_619e3e65d29d55c5b69c6a72185b2b38
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolarNew educational temporalities in the construction of the school organization cultureNuevas temporalidades educativas en la construcción de la cultura de organización escolarTemporalidades educacionaisCultura organizacional escolarCultura escolarDominação digitalEducational temporalitiesSchool organizational cultureSchool cultureDigital dominationTemporalidades educativasDominación digitalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeO artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização.The article analyzes the effects of the New Public Management and the digitalization in the reconfiguration of the school organizations culture. Based on three core dimensions of culture (time, space, and action), we reflect on the cultural metamorphoses developed in school organizations. The theoretical discussion is supported by a model of multidimensional analysis of culture, which integrates different cultural aspects in its matrix – school culture, school organizational culture, and organizational culture of the school. This reflexive digression, methodologically supported by the revisiting of theoretical contributions that have marked this issue, has allowed us to infer the presence of fragmenting forms of culture, enhanced by the increase of individualism, and by the decrease of the sense of belonging to the organization.El artículo analiza los efectos de la Nueva Gestión Pública y el proceso de digitalización en la reconfiguración de la cultura de las organizaciones escolares. A partir de tres dimensiones fundamentales de la cultura (tiempo, espacio y acción), reflexionamos sobre las metamorfosis culturales desarrolladas en las organizaciones escolares. La discusión teórica se apoya en un modelo de análisis multidimensional de la cultura, que integra diferentes aspectos culturales en su matriz: cultura escolar, cultura organizacional escolar y cultura organizacional del centro. Esta digresión reflexiva, apoyada metodológicamente en la revisión de aportes teóricos que han marcado esta problemática, nos ha permitido inferir la presencia de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas por el aumento del individualismo y por la disminución del sentido de pertenencia a la organización.Trabalho financiado pelo CIEd (Centro de Investigação em Educação), Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoTorres, Leonor Lima2023-042023-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84179porTorres, L.L. (2023). Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar. Educação & Sociedade, 44, e260427. https://doi.org/10.1590/ES.2604271678-462610.1590/ES.260427e260427https://www.scielo.br/j/es/a/5wm6Jx7smmbMhzkPPWHh79r/?lang=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:17.013801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
New educational temporalities in the construction of the school organization culture
Nuevas temporalidades educativas en la construcción de la cultura de organización escolar
title Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
spellingShingle Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
Torres, Leonor Lima
Temporalidades educacionais
Cultura organizacional escolar
Cultura escolar
Dominação digital
Educational temporalities
School organizational culture
School culture
Digital domination
Temporalidades educativas
Dominación digital
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
title_short Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
title_full Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
title_fullStr Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
title_full_unstemmed Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
title_sort Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Temporalidades educacionais
Cultura organizacional escolar
Cultura escolar
Dominação digital
Educational temporalities
School organizational culture
School culture
Digital domination
Temporalidades educativas
Dominación digital
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
topic Temporalidades educacionais
Cultura organizacional escolar
Cultura escolar
Dominação digital
Educational temporalities
School organizational culture
School culture
Digital domination
Temporalidades educativas
Dominación digital
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
description O artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04
2023-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84179
url https://hdl.handle.net/1822/84179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Torres, L.L. (2023). Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar. Educação & Sociedade, 44, e260427. https://doi.org/10.1590/ES.260427
1678-4626
10.1590/ES.260427
e260427
https://www.scielo.br/j/es/a/5wm6Jx7smmbMhzkPPWHh79r/?lang=pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133100831145984