Estratégias de marketing e comunicação em escolas de condução - aplicação à escola de condução Senhora dos Remédios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruno Miguel Comba
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2412
Resumo: Objetivo: Procura justificar a importância da implementação de estratégias de marketing e comunicação numa empresa do ensino de condução, neste caso a Escola de Condução Senhora dos Remédios (ECSR). Procura conhecer motivações, escolhas e necessidades dos clientes atuais e potenciais da organização. Metodologia: O método adotado privilegiou a abordagem qualitativa, caracterizando-se também como descritivo. Os instrumentos de recolha utilizados foram a entrevista, a análise de documentos e observações da realidade. Paralelamente, a abordagem quantitativa foi utilizada através de uma inquirição por questionário aos clientes atuais e potenciais da ECSR. O tratamento dos dados foi feito a partir do software SPSS. Resultados: Os alunos atuais possuem uma boa imagem da escola, recomendando-a a potenciais clientes. Já os clientes potenciais, nem todos conheciam a ECSR, contudo grande parte dos que conhecia possui uma boa imagem da mesma. Para estes, a variável preço é a que pesa mais na decisão final. Implicações Práticas: Reconhecimento da importância da construção de um plano de marketing eficaz para a empresa, no sentido da mesma conhecer-se a si própria e ao mercado onde atua. Fator de diferenciação em relação aos seus concorrentes.
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