Estratégias de marketing e comunicação em escolas de condução - aplicação à escola de condução Senhora dos Remédios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2412 |
Resumo: | Objetivo: Procura justificar a importância da implementação de estratégias de marketing e comunicação numa empresa do ensino de condução, neste caso a Escola de Condução Senhora dos Remédios (ECSR). Procura conhecer motivações, escolhas e necessidades dos clientes atuais e potenciais da organização. Metodologia: O método adotado privilegiou a abordagem qualitativa, caracterizando-se também como descritivo. Os instrumentos de recolha utilizados foram a entrevista, a análise de documentos e observações da realidade. Paralelamente, a abordagem quantitativa foi utilizada através de uma inquirição por questionário aos clientes atuais e potenciais da ECSR. O tratamento dos dados foi feito a partir do software SPSS. Resultados: Os alunos atuais possuem uma boa imagem da escola, recomendando-a a potenciais clientes. Já os clientes potenciais, nem todos conheciam a ECSR, contudo grande parte dos que conhecia possui uma boa imagem da mesma. Para estes, a variável preço é a que pesa mais na decisão final. Implicações Práticas: Reconhecimento da importância da construção de um plano de marketing eficaz para a empresa, no sentido da mesma conhecer-se a si própria e ao mercado onde atua. Fator de diferenciação em relação aos seus concorrentes. |
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Estratégias de marketing e comunicação em escolas de condução - aplicação à escola de condução Senhora dos RemédiosMarketingPlano de MarketingEstratégia de MarketingEstratégia de ComunicaçãoEscola de ConduçãoObjetivo: Procura justificar a importância da implementação de estratégias de marketing e comunicação numa empresa do ensino de condução, neste caso a Escola de Condução Senhora dos Remédios (ECSR). Procura conhecer motivações, escolhas e necessidades dos clientes atuais e potenciais da organização. Metodologia: O método adotado privilegiou a abordagem qualitativa, caracterizando-se também como descritivo. Os instrumentos de recolha utilizados foram a entrevista, a análise de documentos e observações da realidade. Paralelamente, a abordagem quantitativa foi utilizada através de uma inquirição por questionário aos clientes atuais e potenciais da ECSR. O tratamento dos dados foi feito a partir do software SPSS. Resultados: Os alunos atuais possuem uma boa imagem da escola, recomendando-a a potenciais clientes. Já os clientes potenciais, nem todos conheciam a ECSR, contudo grande parte dos que conhecia possui uma boa imagem da mesma. Para estes, a variável preço é a que pesa mais na decisão final. Implicações Práticas: Reconhecimento da importância da construção de um plano de marketing eficaz para a empresa, no sentido da mesma conhecer-se a si própria e ao mercado onde atua. Fator de diferenciação em relação aos seus concorrentes.Objective: Try to justify the importance of the implementation of marketing and communication strategies inside a school drive company, in this specific case, Senhora dos Remédios driving school. It’s looking to meet motivations, choices and needs of current and potential customers of the organization. Methodology: The methodology adopted favored the qualitative approach, characterized as descriptive too. The collect instruments used were the interview, document analysis and observations of the reality. In parallel, the quantitative approach was used by an inquiry by questionnaire to current and potential customers of the ECSR. Data analysis was done using the software SPSS. Results: The current students have a good image about the driving school, recommending it to the potential customers. For potential customers, neither all of them were aware about the ECSR, but yet the most part of them which knew this company has a good image. For them, the price has more value on the final choice. Practical Implications: Understand the importance about the construction of an efficient marketing plan, with the purpose of knowing itself and the market where it operates. Factor of differentiation from its competitors.2013-05-16T09:59:12Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2412porFerreira, Bruno Miguel Combainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:04.132576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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