Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/947 |
Resumo: | O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado. |
id |
RCAP_61c825a4bae1996821f894e43862affc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso portuguêsGestão do marketingOrientação para o mercadoMarkorSector hoteleiro em PortugalO objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e TurismoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoEstevão, CristinaMainardes, EmersonRaposo, Mario2011-11-16T16:11:02Z2009-122009-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/947porESTEVÃO, Cristina ; MAINARDES, Emerson ; RAPOSO, Mário (2009) - Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português. Turismo em análise. ISSN 1984-4867. Vol. 20, nº 3, p. 446-468.1984-4867info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:29.820003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
title |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
spellingShingle |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português Estevão, Cristina Gestão do marketing Orientação para o mercado Markor Sector hoteleiro em Portugal |
title_short |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
title_full |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
title_fullStr |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
title_full_unstemmed |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
title_sort |
Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português |
author |
Estevão, Cristina |
author_facet |
Estevão, Cristina Mainardes, Emerson Raposo, Mario |
author_role |
author |
author2 |
Mainardes, Emerson Raposo, Mario |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevão, Cristina Mainardes, Emerson Raposo, Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do marketing Orientação para o mercado Markor Sector hoteleiro em Portugal |
topic |
Gestão do marketing Orientação para o mercado Markor Sector hoteleiro em Portugal |
description |
O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12 2009-12-01T00:00:00Z 2011-11-16T16:11:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/947 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ESTEVÃO, Cristina ; MAINARDES, Emerson ; RAPOSO, Mário (2009) - Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português. Turismo em análise. ISSN 1984-4867. Vol. 20, nº 3, p. 446-468. 1984-4867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130781678829568 |