O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22773
Resumo:  Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão.
id RCAP_61ca4dc699b4918ee802138cf43fc2c4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemáticaO uso de portfolios na formação inicial de professores de matemáticaArtigos Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão.This paper presents a reesearch whose main goal was to know if the use of portfolios in Professional Practice subject of pre-service Mathematics and Natural Sciences teacher education constitutes a contribution towards a development of the reflective process on the Mathematics teaching-learning process and, specifically, on the evaluation process — enhancing participants personal and professional development. This research was conducted within the context of preservice teacher education, namely within the subject of Pedagogical Practice I (pre-service teacher training). The results gathered are based on the interpretation of interviews undertaken and on the content analysis carried out on some of the constituents of the portfolios. The discussion of the results put forward in this paper is strictly based on the reflection carried out by prospective teachers on the evaluation process during the development of the experience carried out. It allows to conclude that the use of portfolios may be an important tool to develop the reflection ability. The study also concludes that the use of portfolios favoured the communication between prospective teacher and supervisor contributing to improve the quality of supervisor process.APM - Associação de Professores de Matemática2004-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22773por2183-28380872-3915Martins, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.779185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
title O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
Martins, Cristina
Artigos
title_short O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
title_full O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
title_sort O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description  Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22773
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477993394176