O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22773 |
Resumo: | Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão. |
id |
RCAP_61ca4dc699b4918ee802138cf43fc2c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22773 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemáticaO uso de portfolios na formação inicial de professores de matemáticaArtigos Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão.This paper presents a reesearch whose main goal was to know if the use of portfolios in Professional Practice subject of pre-service Mathematics and Natural Sciences teacher education constitutes a contribution towards a development of the reflective process on the Mathematics teaching-learning process and, specifically, on the evaluation process — enhancing participants personal and professional development. This research was conducted within the context of preservice teacher education, namely within the subject of Pedagogical Practice I (pre-service teacher training). The results gathered are based on the interpretation of interviews undertaken and on the content analysis carried out on some of the constituents of the portfolios. The discussion of the results put forward in this paper is strictly based on the reflection carried out by prospective teachers on the evaluation process during the development of the experience carried out. It allows to conclude that the use of portfolios may be an important tool to develop the reflection ability. The study also concludes that the use of portfolios favoured the communication between prospective teacher and supervisor contributing to improve the quality of supervisor process.APM - Associação de Professores de Matemática2004-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22773por2183-28380872-3915Martins, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.779185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
title |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática Martins, Cristina Artigos |
title_short |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
title_full |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática |
author |
Martins, Cristina |
author_facet |
Martins, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22773 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477993394176 |