O despertar para a filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Silvana Filipa Silva Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/43547
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_61eb36e2f29e0f5f3164c2fa4bf9046f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O despertar para a filosofiaThe awakening to philosophyAplicação prática da filosofiaPensamento autónomoPensamento críticoPractical application of philosophyAutonomous thinkingCritical thinkingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho, intitulado “O despertar para a Filosofia”, corresponde ao relatório de estágio do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, decorrido no ano letivo de 2014/2015 na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga. A turma com quem desenvolvi este Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionado foi o 10º D da área de Ciências e Tecnologias, onde lecionei os conteúdos programáticos de ética, política, religião e direitos dos animais não humanos. A estrutura deste relatório cumpre as regras de formatação pré-definidas para teses da Universidade do Minho e está devidamente dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo abordo a problemática que deu origem ao meu tema, bem como o plano de intervenção do projeto, procurando contextualizar a problemática e o contexto onde decorreu a sua aplicação, fixando metodologias a empregar e objetivos a alcançar, e desenvolvendo a fundamentação e reflexão da tese que procuro defender, seguindo-se a procura de definição e exposição de conceitos, questões e problemas relevantes para a compreensão da problemática e projeto de intervenção. No segundo capítulo exponho os momentos de intervenção e investigação do projeto, prosseguindo com uma descrição e explicação das estruturas das aulas e de como se procedeu à construção de tal estrutura, finalizando com uma avaliação acerca do projeto de intervenção e resultados obtidos. O relatório conclui com um momento de reflexão sobre a experiência de estágio em si e a investigação que decorreu antes. O relatório contém, ainda, uma introdução, bibliografia e anexos.The present paper entitled “The awakening to Philosophy” corresponds to the training report of the Master in Philosophy Teaching in the Secondary School, held during the academic year of 2014/2015 at Escola Secundária Alberto Sampaio, in Braga. The class in which I developed this Project of Pedagogical Intervention was the 10th D in the area of Sciences and Technology, where I taught the programmatic contents of ethics, politics, religion and non-human animal rights. The structure of this report follows the rules of writing predefined for the production of thesis in the Minho University and is divided into two main chapters. In the first chapter I touch on the problem that originated my theme, as well as the intervention plan of the project, looking to contextualize the problem and context in which its application occurred, pointing out methodologies to apply and objectives to meet, and unfolding the basis and reflection of the thesis that I try to argue, which is followed up with the definition and exposition of the concepts, questions and problems relevant to the comprehension of the main problem and intervention project. In the second chapter I describe the intervention and investigation moments of the project, following with a description and explanation of the classes’ structure and how did I proceed to the construction of such a structure, finalizing with an evaluation of the intervention project and received results. The report concludes with a moment of reflection about the training experience in itself and the investigation that happened before. The report also contains an introduction, bibliography and annexes.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoSá, Silvana Filipa Silva Pereira de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/43547por201267110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:24:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:31.673272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O despertar para a filosofia
The awakening to philosophy
title O despertar para a filosofia
spellingShingle O despertar para a filosofia
Sá, Silvana Filipa Silva Pereira de
Aplicação prática da filosofia
Pensamento autónomo
Pensamento crítico
Practical application of philosophy
Autonomous thinking
Critical thinking
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O despertar para a filosofia
title_full O despertar para a filosofia
title_fullStr O despertar para a filosofia
title_full_unstemmed O despertar para a filosofia
title_sort O despertar para a filosofia
author Sá, Silvana Filipa Silva Pereira de
author_facet Sá, Silvana Filipa Silva Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casulo, José Carlos de Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Silvana Filipa Silva Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicação prática da filosofia
Pensamento autónomo
Pensamento crítico
Practical application of philosophy
Autonomous thinking
Critical thinking
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aplicação prática da filosofia
Pensamento autónomo
Pensamento crítico
Practical application of philosophy
Autonomous thinking
Critical thinking
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/43547
url https://hdl.handle.net/1822/43547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201267110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132837183488000