A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Beleni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lacerda, Léia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43544
Resumo: Apresentamos neste texto dados do trabalho desenvolvido em rede no Projeto Ação Saberes Indígenas nas Escolas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, voltado à formação continuada de professores indígenas que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundamentados nos estudos sistematizados a partir da produção coletiva de professores(as), pesquisadora(es) indígenas e não indígenas. Também descrevemos de forma reflexiva as aprendizagens resultantes de diálogos com as diferentes epistemologias indígenas, a fim de potencializar saberes e práticas pedagógicas interculturais em diferentes contextos institucionais. Como resultado, identificamos processos de formação para autonomia na produção de livros e materiais didáticos voltados para a alfabetização intercultural e bilíngue de crianças indígenas.
id RCAP_61f3c6a45acc13ddb7f9e674a11985ba
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURALFormação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural.Apresentamos neste texto dados do trabalho desenvolvido em rede no Projeto Ação Saberes Indígenas nas Escolas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, voltado à formação continuada de professores indígenas que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundamentados nos estudos sistematizados a partir da produção coletiva de professores(as), pesquisadora(es) indígenas e não indígenas. Também descrevemos de forma reflexiva as aprendizagens resultantes de diálogos com as diferentes epistemologias indígenas, a fim de potencializar saberes e práticas pedagógicas interculturais em diferentes contextos institucionais. Como resultado, identificamos processos de formação para autonomia na produção de livros e materiais didáticos voltados para a alfabetização intercultural e bilíngue de crianças indígenas.ISPGAYARepositório ComumGrando, BeleniLacerda, Léia2023-02-01T17:17:15Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43544porGrando, B., & Lacerda, L. (2022)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.727285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Grando, Beleni
Formação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural.
title_short A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_full A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
title_sort A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
author Grando, Beleni
author_facet Grando, Beleni
Lacerda, Léia
author_role author
author2 Lacerda, Léia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Beleni
Lacerda, Léia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural.
topic Formação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural.
description Apresentamos neste texto dados do trabalho desenvolvido em rede no Projeto Ação Saberes Indígenas nas Escolas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, voltado à formação continuada de professores indígenas que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundamentados nos estudos sistematizados a partir da produção coletiva de professores(as), pesquisadora(es) indígenas e não indígenas. Também descrevemos de forma reflexiva as aprendizagens resultantes de diálogos com as diferentes epistemologias indígenas, a fim de potencializar saberes e práticas pedagógicas interculturais em diferentes contextos institucionais. Como resultado, identificamos processos de formação para autonomia na produção de livros e materiais didáticos voltados para a alfabetização intercultural e bilíngue de crianças indígenas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
2022-12-31T00:00:00Z
2023-02-01T17:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43544
url http://hdl.handle.net/10400.26/43544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grando, B., & Lacerda, L. (2022)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137239425351680