A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43544 |
Resumo: | Apresentamos neste texto dados do trabalho desenvolvido em rede no Projeto Ação Saberes Indígenas nas Escolas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, voltado à formação continuada de professores indígenas que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundamentados nos estudos sistematizados a partir da produção coletiva de professores(as), pesquisadora(es) indígenas e não indígenas. Também descrevemos de forma reflexiva as aprendizagens resultantes de diálogos com as diferentes epistemologias indígenas, a fim de potencializar saberes e práticas pedagógicas interculturais em diferentes contextos institucionais. Como resultado, identificamos processos de formação para autonomia na produção de livros e materiais didáticos voltados para a alfabetização intercultural e bilíngue de crianças indígenas. |
id |
RCAP_61f3c6a45acc13ddb7f9e674a11985ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURALFormação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural.Apresentamos neste texto dados do trabalho desenvolvido em rede no Projeto Ação Saberes Indígenas nas Escolas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, voltado à formação continuada de professores indígenas que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundamentados nos estudos sistematizados a partir da produção coletiva de professores(as), pesquisadora(es) indígenas e não indígenas. Também descrevemos de forma reflexiva as aprendizagens resultantes de diálogos com as diferentes epistemologias indígenas, a fim de potencializar saberes e práticas pedagógicas interculturais em diferentes contextos institucionais. Como resultado, identificamos processos de formação para autonomia na produção de livros e materiais didáticos voltados para a alfabetização intercultural e bilíngue de crianças indígenas.ISPGAYARepositório ComumGrando, BeleniLacerda, Léia2023-02-01T17:17:15Z2022-12-312022-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43544porGrando, B., & Lacerda, L. (2022)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:41.727285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL Grando, Beleni Formação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural. |
title_short |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_full |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E AS APRENDIZAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL |
author |
Grando, Beleni |
author_facet |
Grando, Beleni Lacerda, Léia |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Léia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Beleni Lacerda, Léia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural. |
topic |
Formação de professores indígenas; Educação Escolar Indígena; Alfabetização; Materiais didáticos; Educação Intercultural. |
description |
Apresentamos neste texto dados do trabalho desenvolvido em rede no Projeto Ação Saberes Indígenas nas Escolas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, voltado à formação continuada de professores indígenas que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundamentados nos estudos sistematizados a partir da produção coletiva de professores(as), pesquisadora(es) indígenas e não indígenas. Também descrevemos de forma reflexiva as aprendizagens resultantes de diálogos com as diferentes epistemologias indígenas, a fim de potencializar saberes e práticas pedagógicas interculturais em diferentes contextos institucionais. Como resultado, identificamos processos de formação para autonomia na produção de livros e materiais didáticos voltados para a alfabetização intercultural e bilíngue de crianças indígenas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 2022-12-31T00:00:00Z 2023-02-01T17:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43544 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Grando, B., & Lacerda, L. (2022) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137239425351680 |