Educação inclusiva na Tailândia: perspetivas de futuros professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50284 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma investigação levada a cabo e na Tailândia sobre as perspetivas de futuros professores. Seguindo uma metodologia quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário junto de 221 estudantes universitários que frequentavam cursos de formação de professores numa universidade na Tailândia, em 2015. Os resultados descritivos e inferenciais mostram que: 1) mais de metade dos futuros professores que participaram neste estudo têm uma atitude positiva em relação à inclusão na classe regular; 2) Os futuros professores têm atitudes mais positivas relativamente aos benefícios da inclusão para as famílias e para a comunidade do que para os alunos e professores. Adicionalmente, as atitudes em relação à inclusão foram influenciados pela severidade das necessidades educativas especiais, ou seja, as atitudes são mais positivas à medida que a severidade diminui; 3) Existe uma atitude muito positiva em relação à ideia de que as pessoas com necessidades especiais têm o direito de serem incluídas na comunidade tailandesa. Neste artigo são discutidas as implicações desses resultados para educação dos alunos com necessidades educativas especiais na Tailândia. |
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Educação inclusiva na Tailândia: perspetivas de futuros professoresInclusive education in Thailand: perspectives from future teachersEducação inclusiva internacionalInvestigação quantitativaNecessidades educativas especiaisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo apresenta os resultados de uma investigação levada a cabo e na Tailândia sobre as perspetivas de futuros professores. Seguindo uma metodologia quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário junto de 221 estudantes universitários que frequentavam cursos de formação de professores numa universidade na Tailândia, em 2015. Os resultados descritivos e inferenciais mostram que: 1) mais de metade dos futuros professores que participaram neste estudo têm uma atitude positiva em relação à inclusão na classe regular; 2) Os futuros professores têm atitudes mais positivas relativamente aos benefícios da inclusão para as famílias e para a comunidade do que para os alunos e professores. Adicionalmente, as atitudes em relação à inclusão foram influenciados pela severidade das necessidades educativas especiais, ou seja, as atitudes são mais positivas à medida que a severidade diminui; 3) Existe uma atitude muito positiva em relação à ideia de que as pessoas com necessidades especiais têm o direito de serem incluídas na comunidade tailandesa. Neste artigo são discutidas as implicações desses resultados para educação dos alunos com necessidades educativas especiais na Tailândia.ERASMUS Mundusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoMartins, Ana Paula LouçãoSirithadakunlaphat, Sasinan20152015-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50284porMartins, A.P.L. & Sirithadakunlaphat, S. (2015). Educação inclusiva na Tailândia: Perspetivas de futuros professores. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.- Proceedings, nº 11., eISSN: 2386-7418, 2015, DOI: 10.17979/reipe.2015.0.11.3732386-741810.17979/reipe.2015.0.11.373http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/viewFile/373/pdf_311info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:12:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:12:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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