Educação inclusiva na Tailândia: perspetivas de futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Paula Loução
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sirithadakunlaphat, Sasinan
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50284
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação levada a cabo e na Tailândia sobre as perspetivas de futuros professores. Seguindo uma metodologia quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário junto de 221 estudantes universitários que frequentavam cursos de formação de professores numa universidade na Tailândia, em 2015. Os resultados descritivos e inferenciais mostram que: 1) mais de metade dos futuros professores que participaram neste estudo têm uma atitude positiva em relação à inclusão na classe regular; 2) Os futuros professores têm atitudes mais positivas relativamente aos benefícios da inclusão para as famílias e para a comunidade do que para os alunos e professores. Adicionalmente, as atitudes em relação à inclusão foram influenciados pela severidade das necessidades educativas especiais, ou seja, as atitudes são mais positivas à medida que a severidade diminui; 3) Existe uma atitude muito positiva em relação à ideia de que as pessoas com necessidades especiais têm o direito de serem incluídas na comunidade tailandesa. Neste artigo são discutidas as implicações desses resultados para educação dos alunos com necessidades educativas especiais na Tailândia.
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