EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES CARNEIRO, ALICE DOLORES
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493
Resumo: O artigo traz um panorama da educação inclusiva no Município de Teresina (PI), além dos impactos das novas políticas públicas em educação especial e inclusiva, elencando uma série de questionamentos a respeito deste novo paradigma em educação, suas interfaces com as ações políticas, assim como a exposição e reflexão acerca do cenário no qual se apresenta a educação inclusiva teresinense. As políticas públicas em educação, embasadas em forças repassadas para o estado através de um jogo de poder, refletem na sociedade e, conseqüentemente, na educação. Ressalta-se, então, que este artigo traz uma pesquisa qualitativa, na qual se analisou documentos oficiais, leis, políticas, objetivando conhecer quais os impactos das novas leis e políticas públicas em educação especial e inclusiva no contexto educacional teresinense, avaliando quais modificações e adaptações que foram e serão feitas neste sistema de ensino no que concerne à educação para todos. Assim, os sujeitos desta pesquisa corresponderam à gestora do município, a coordenadora pedagógica da escola pesquisada e uma professora. Como instrumento para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com os participantes e observação não-participante. A base deste estudo são os elementos encontrados nas narrativas dos entrevistados. Os resultados demonstraram que a inclusão requer inicialmente a implantação de políticas de atendimento à criança com necessidades educativas especiais, para, a partir daí serem efetivadas mudanças, tais como alterações curriculares, avaliativas e metodológicas, como também mudanças na estrutura pedagógica em sala de aula.
id UFPI-5_a618b9ddb1d86c377d7ff795ea151446
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1493
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICASEducação InclusivaNecessidades Educativas EspeciaisPolíticas PúblicasO artigo traz um panorama da educação inclusiva no Município de Teresina (PI), além dos impactos das novas políticas públicas em educação especial e inclusiva, elencando uma série de questionamentos a respeito deste novo paradigma em educação, suas interfaces com as ações políticas, assim como a exposição e reflexão acerca do cenário no qual se apresenta a educação inclusiva teresinense. As políticas públicas em educação, embasadas em forças repassadas para o estado através de um jogo de poder, refletem na sociedade e, conseqüentemente, na educação. Ressalta-se, então, que este artigo traz uma pesquisa qualitativa, na qual se analisou documentos oficiais, leis, políticas, objetivando conhecer quais os impactos das novas leis e políticas públicas em educação especial e inclusiva no contexto educacional teresinense, avaliando quais modificações e adaptações que foram e serão feitas neste sistema de ensino no que concerne à educação para todos. Assim, os sujeitos desta pesquisa corresponderam à gestora do município, a coordenadora pedagógica da escola pesquisada e uma professora. Como instrumento para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com os participantes e observação não-participante. A base deste estudo são os elementos encontrados nas narrativas dos entrevistados. Os resultados demonstraram que a inclusão requer inicialmente a implantação de políticas de atendimento à criança com necessidades educativas especiais, para, a partir daí serem efetivadas mudanças, tais como alterações curriculares, avaliativas e metodológicas, como também mudanças na estrutura pedagógica em sala de aula.Universidade Federal do Piauí2009-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493Languages, Education and Society; No. 20 (2009); 74-88Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 20 (2009); 74-88Linguagens, Educação e Sociedade; n. 20 (2009); 74-882526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493/1341Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMAGALHÃES CARNEIRO, ALICE DOLORES 2022-02-02T17:50:11Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1493Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:50:11Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
MAGALHÃES CARNEIRO, ALICE DOLORES
Educação Inclusiva
Necessidades Educativas Especiais
Políticas Públicas
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE TERESINA: OS IMPACTOS DAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
author MAGALHÃES CARNEIRO, ALICE DOLORES
author_facet MAGALHÃES CARNEIRO, ALICE DOLORES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES CARNEIRO, ALICE DOLORES
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Necessidades Educativas Especiais
Políticas Públicas
topic Educação Inclusiva
Necessidades Educativas Especiais
Políticas Públicas
description O artigo traz um panorama da educação inclusiva no Município de Teresina (PI), além dos impactos das novas políticas públicas em educação especial e inclusiva, elencando uma série de questionamentos a respeito deste novo paradigma em educação, suas interfaces com as ações políticas, assim como a exposição e reflexão acerca do cenário no qual se apresenta a educação inclusiva teresinense. As políticas públicas em educação, embasadas em forças repassadas para o estado através de um jogo de poder, refletem na sociedade e, conseqüentemente, na educação. Ressalta-se, então, que este artigo traz uma pesquisa qualitativa, na qual se analisou documentos oficiais, leis, políticas, objetivando conhecer quais os impactos das novas leis e políticas públicas em educação especial e inclusiva no contexto educacional teresinense, avaliando quais modificações e adaptações que foram e serão feitas neste sistema de ensino no que concerne à educação para todos. Assim, os sujeitos desta pesquisa corresponderam à gestora do município, a coordenadora pedagógica da escola pesquisada e uma professora. Como instrumento para coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada com os participantes e observação não-participante. A base deste estudo são os elementos encontrados nas narrativas dos entrevistados. Os resultados demonstraram que a inclusão requer inicialmente a implantação de políticas de atendimento à criança com necessidades educativas especiais, para, a partir daí serem efetivadas mudanças, tais como alterações curriculares, avaliativas e metodológicas, como também mudanças na estrutura pedagógica em sala de aula.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1493/1341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 20 (2009); 74-88
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 20 (2009); 74-88
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 20 (2009); 74-88
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443845652480