Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4004 |
Resumo: | A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017). |
id |
RCAP_620700d181ceca407119b94bdac86e89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmosensino das ciênciaslaboratórios virtuaisA sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017).Associação Portuguesa de Professores de Biologia e GeologiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, CristinaMagalhães, SandraCorreia, Marisa2022-05-24T13:13:17Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4004por1. Loureiro, C., Magalhães, S., & Correia, M. (2021). Sequência de Aprendizagem interdisciplinar sobre o Sistema Cardiovascular Humano com a simulação interativa Gizmos. Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, 35, 59-62.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:02Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:31.326725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
title |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
spellingShingle |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos Loureiro, Cristina ensino das ciências laboratórios virtuais |
title_short |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
title_full |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
title_fullStr |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
title_full_unstemmed |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
title_sort |
Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos |
author |
Loureiro, Cristina |
author_facet |
Loureiro, Cristina Magalhães, Sandra Correia, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Sandra Correia, Marisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Cristina Magalhães, Sandra Correia, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino das ciências laboratórios virtuais |
topic |
ensino das ciências laboratórios virtuais |
description |
A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-05-24T13:13:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4004 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1. Loureiro, C., Magalhães, S., & Correia, M. (2021). Sequência de Aprendizagem interdisciplinar sobre o Sistema Cardiovascular Humano com a simulação interativa Gizmos. Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, 35, 59-62. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137044835860480 |