Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magalhães, Sandra, Correia, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4004
Resumo: A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017).
id RCAP_620700d181ceca407119b94bdac86e89
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmosensino das ciênciaslaboratórios virtuaisA sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017).Associação Portuguesa de Professores de Biologia e GeologiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, CristinaMagalhães, SandraCorreia, Marisa2022-05-24T13:13:17Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4004por1. Loureiro, C., Magalhães, S., & Correia, M. (2021). Sequência de Aprendizagem interdisciplinar sobre o Sistema Cardiovascular Humano com a simulação interativa Gizmos. Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, 35, 59-62.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:02Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:31.326725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
title Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
spellingShingle Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
Loureiro, Cristina
ensino das ciências
laboratórios virtuais
title_short Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
title_full Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
title_fullStr Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
title_full_unstemmed Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
title_sort Sequência de aprendizagem interdisciplinar sobre o sistema cardiovascular humano com a simulação interativa Gizmos
author Loureiro, Cristina
author_facet Loureiro, Cristina
Magalhães, Sandra
Correia, Marisa
author_role author
author2 Magalhães, Sandra
Correia, Marisa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Cristina
Magalhães, Sandra
Correia, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv ensino das ciências
laboratórios virtuais
topic ensino das ciências
laboratórios virtuais
description A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem (Decreto Lei n.º 55/2018 de 6 de julho de 2018). É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas (Direção Geral da Educação/ ME, 2017).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-24T13:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4004
url http://hdl.handle.net/10400.15/4004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1. Loureiro, C., Magalhães, S., & Correia, M. (2021). Sequência de Aprendizagem interdisciplinar sobre o Sistema Cardiovascular Humano com a simulação interativa Gizmos. Boletim da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, 35, 59-62.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044835860480