Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702
Resumo: Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias nos últimos anos, em especial da internet, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sofreram avanços tecnológicos bem significantes, principalmente, no que condiz aos Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Concomitantemente a esse cenário, a busca pelo autodesenvolvimento também cresceu e em meio a essa necessidade, outras técnicas e metodologias de ensino foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Criar ou desenvolver Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais interativos pode ser um grande diferencial na busca por um ensino a distância mais proveitoso. A partir da análise de dados coletados pelo Censo da Educação Superior de 2018 pelo Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância 2017, indicadores reforçaram a necessidade de uma abordagem pedagógica mais motivadora, de forma que mais alunos consigam não só ingressar nos cursos de graduação e sim chegar a conclusão deles. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a construção de roteiros de vídeos interativos de aprendizagem, fundamentados na aprendizagem por problemas, de forma simples e segmentada, implantados em AVA. Os vídeos interativos contam com a utilização da metodologia pedagógica baseada na Sequência Fedathi e na Microlearning. Avaliou-se a utilização dos vídeos interativos com alunos da disciplina de Banco de dados, do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD, na Universidade Estadual do Ceará. Os resultados alcançados trouxeram uma importante contribuição para o aprimoramento de estratégias de aprendizagem voltadas para a metacognição, interação e interatividade. Palavras-chave: Sequência Fedathi. Microlearning. H5P. Vídeo Interativo.
id UFOR_b8c9c9dc0c9eb81db190e79a273d2f4d
oai_identifier_str oai::125702
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagemAmbientes virtuais de aprendizagemVídeos interativosEnsino remotoCom o desenvolvimento acelerado das tecnologias nos últimos anos, em especial da internet, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sofreram avanços tecnológicos bem significantes, principalmente, no que condiz aos Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Concomitantemente a esse cenário, a busca pelo autodesenvolvimento também cresceu e em meio a essa necessidade, outras técnicas e metodologias de ensino foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Criar ou desenvolver Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais interativos pode ser um grande diferencial na busca por um ensino a distância mais proveitoso. A partir da análise de dados coletados pelo Censo da Educação Superior de 2018 pelo Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância 2017, indicadores reforçaram a necessidade de uma abordagem pedagógica mais motivadora, de forma que mais alunos consigam não só ingressar nos cursos de graduação e sim chegar a conclusão deles. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a construção de roteiros de vídeos interativos de aprendizagem, fundamentados na aprendizagem por problemas, de forma simples e segmentada, implantados em AVA. Os vídeos interativos contam com a utilização da metodologia pedagógica baseada na Sequência Fedathi e na Microlearning. Avaliou-se a utilização dos vídeos interativos com alunos da disciplina de Banco de dados, do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD, na Universidade Estadual do Ceará. Os resultados alcançados trouxeram uma importante contribuição para o aprimoramento de estratégias de aprendizagem voltadas para a metacognição, interação e interatividade. Palavras-chave: Sequência Fedathi. Microlearning. H5P. Vídeo Interativo.With the accelerated development of technologies in recent years, especially the Internet, Information and Communication Technologies (ICT) have undergone significant technological advances, especially regarding Virtual Learning Environments. Concomitantly with this scenario, the search for self-development has also grown and amidst this need, other teaching techniques and methodologies have been developed over the years. Creating or developing more interactive Virtual Learning Environments can be a major differentiator in the pursuit of more fruitful distance learning. From the analysis of data collected by the 2018 Higher Education Census by the 2017 Brazilian Association of Distance Learning Census, indicators reinforced the need for a more motivating pedagogical approach, so that more students can not only enter undergraduate and graduate courses. yes come to their conclusion. This dissertation presents a strategy for the construction of interactive learning video scripts, based on problem learning, in a simple and segmented way, implemented in VLE. Interactive videos rely on the pedagogical methodology based on the Fedathi Sequence and Microlearning. It was evaluated the use of interactive videos with students of the Database discipline of the Degree in Computer course in the EAD modality at the State University of Ceará. The results achieved have made an important contribution to the improvement of learning strategies focused on metacognition, interaction and interactivity. Keywords: Fedathi Sequence. Microlearning. H5P. Interactive Video.Dissertação enviada com autorização e certificação via C.I 18878/21 14/04/2021Furtado, Maria Elizabeth SucupiraFurtado, Maria Elizabeth SucupiraDuarte, João Batista FurlanVasconcelos, Patrícia Freitas Campos deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaGuimaraes, Marisangela Maria Ribeiro2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25596porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T19:07:08Zoai::125702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T19:07:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
title Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro
Ambientes virtuais de aprendizagem
Vídeos interativos
Ensino remoto
title_short Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Estratégia para a construção de vídeos interativos: conceitos da sequência fedathi e da microlearning aplicados para ambientes virtuais de aprendizagem
author Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro
author_facet Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Furtado, Maria Elizabeth Sucupira
Duarte, João Batista Furlan
Vasconcelos, Patrícia Freitas Campos de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimaraes, Marisangela Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
Vídeos interativos
Ensino remoto
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
Vídeos interativos
Ensino remoto
description Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias nos últimos anos, em especial da internet, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sofreram avanços tecnológicos bem significantes, principalmente, no que condiz aos Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Concomitantemente a esse cenário, a busca pelo autodesenvolvimento também cresceu e em meio a essa necessidade, outras técnicas e metodologias de ensino foram sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Criar ou desenvolver Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais interativos pode ser um grande diferencial na busca por um ensino a distância mais proveitoso. A partir da análise de dados coletados pelo Censo da Educação Superior de 2018 pelo Censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância 2017, indicadores reforçaram a necessidade de uma abordagem pedagógica mais motivadora, de forma que mais alunos consigam não só ingressar nos cursos de graduação e sim chegar a conclusão deles. A presente dissertação apresenta uma estratégia para a construção de roteiros de vídeos interativos de aprendizagem, fundamentados na aprendizagem por problemas, de forma simples e segmentada, implantados em AVA. Os vídeos interativos contam com a utilização da metodologia pedagógica baseada na Sequência Fedathi e na Microlearning. Avaliou-se a utilização dos vídeos interativos com alunos da disciplina de Banco de dados, do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD, na Universidade Estadual do Ceará. Os resultados alcançados trouxeram uma importante contribuição para o aprimoramento de estratégias de aprendizagem voltadas para a metacognição, interação e interatividade. Palavras-chave: Sequência Fedathi. Microlearning. H5P. Vídeo Interativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/25596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408708915658752