A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Pedro Miguel Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2479
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações
id RCAP_62651f5ad1c4f20460f0f677cb460395
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissionalFormação profissionalAvaliação da formaçãoTransferência da formaçãoTraining in organizationsTraining evaluationTransfer of trainingLearning Transfer System Inventory (LTSI)Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das OrganizaçõesO objectivo deste estudo consistiu na análise de vários factores que influenciam o processo de transferência das aprendizagens do contexto formativo para o contexto de trabalho. No sentido de operacionalizar estes factores consideraram-se os construtos de transferência da formação da versão portuguesa do Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). Neste estudo, foram avaliadas três acções de formação em que participaram 40 colaboradores de uma empresa de segurança privada, sendo a maioria do sexo masculino. Os resultados encontrados mostraram que a transferência da formação neste contexto específico é, essencialmente, determinada por factores situacionais do ambiente de trabalho que permitiram explicar 38% da variabilidade da transferência. Em particular, a transferência estava relacionada, de forma positiva e significativa, com a percepção de resultados pessoais positivos na obtenção de recompensas e benefícios pela aplicação da formação no contexto de trabalho e com a dimensão cognitiva do factor sanções do supervisor no sentido em que não é percepcionado pelos indivíduos respostas negativas das chefias quanto à utilização das técnicas aprendidas na formação. The purpose of this study consisted in the analysis of various factors that influence the process of learning transfer from the learning context to the context of work. With the purpose of operating these factors, we considered the constructs of transfer of training from the Portuguese version of Learning Transfer System Inventory (Velada, 2007). In this study, we evaluated three professional development sessions in which 40 employees of a private security company (mainly male) participated. The results showed that the transfer of training in this specific context is mainly determined by situational factors of the work environment that allowed to explain 38% of the variability of the transfer. In particular, this transfer was related, in a positive and meaningful way, with the perception of positive personal results in the acquisition of rewards and benefits by the application of learning in the context of work and with the cognitive dimension of the sanction factor by the supervisor, as negative responses from supervisors are not perceived by individuals when they use new techniques learned in training.[s.n.]Pimentão, CristinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLeal, Pedro Miguel Vieira2012-01-25T10:28:06Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:33.980781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
title A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
spellingShingle A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
Leal, Pedro Miguel Vieira
Formação profissional
Avaliação da formação
Transferência da formação
Training in organizations
Training evaluation
Transfer of training
Learning Transfer System Inventory (LTSI)
title_short A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
title_full A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
title_fullStr A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
title_full_unstemmed A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
title_sort A transferência das aprendizagens do contexto formativo para a prática profissional
author Leal, Pedro Miguel Vieira
author_facet Leal, Pedro Miguel Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentão, Cristina
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Pedro Miguel Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Avaliação da formação
Transferência da formação
Training in organizations
Training evaluation
Transfer of training
Learning Transfer System Inventory (LTSI)
topic Formação profissional
Avaliação da formação
Transferência da formação
Training in organizations
Training evaluation
Transfer of training
Learning Transfer System Inventory (LTSI)
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-25T10:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2479
url http://hdl.handle.net/10284/2479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130259926286336