A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49878 |
Resumo: | A moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável. |
id |
RCAP_6272264f3dcc1bdccf739d43e6004936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digitalComportamento das MarcasComportamento do ConsumidorConsumo SustentávelEconomia CircularEra DigitalModa SustentávelSustentabilidadeDomínio/Área Científica::HumanidadesA moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável.Marques, Célio Gonçalo CardosoDomingos, Susana Isabel CaetanoRepositório ComumVassalo, Adriana Lopes2024-02-16T16:33:45Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49878TID:203494440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T19:36:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:49.830252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
title |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
spellingShingle |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital Vassalo, Adriana Lopes Comportamento das Marcas Comportamento do Consumidor Consumo Sustentável Economia Circular Era Digital Moda Sustentável Sustentabilidade Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
title_full |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
title_fullStr |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
title_full_unstemmed |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
title_sort |
A sustentabilidade na indústria da moda e os seus consumidores num mundo digital |
author |
Vassalo, Adriana Lopes |
author_facet |
Vassalo, Adriana Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Célio Gonçalo Cardoso Domingos, Susana Isabel Caetano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vassalo, Adriana Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento das Marcas Comportamento do Consumidor Consumo Sustentável Economia Circular Era Digital Moda Sustentável Sustentabilidade Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Comportamento das Marcas Comportamento do Consumidor Consumo Sustentável Economia Circular Era Digital Moda Sustentável Sustentabilidade Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
A moda é uma das indústrias com maior repercussão socioambiental negativa, e por isso é imprescindível uma mudança voltada para a sustentabilidade. A cadeia de produção desta indústria envolve métodos demasiado exigentes para os recursos que o planeta tem a oferecer. Neste sentido o consumidor está cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a critérios de compra mais ecológicos, sustentando um sistema circular, contrário ao sistema que tende a predominar atualmente. No entanto, para haver uma mudança disruptiva, é necessária uma transformação generalizada nos padrões atuais, acabando com o denominado consumismo. Esta investigação tem como objetivo compreender os aspetos que influenciam a intenção de compra de moda sustentável por parte dos consumidores, conduzindo assim a uma perceção das marcas de moda sustentáveis numa era digital. Assim, o primeiro foco desta dissertação é explorar os conceitos intrínsecos dos termos sustentabilidade e economia circular, relacionando-os com os impactos que a indústria da moda desencadeia, quer a nível ambiental, quer a nível social. Posteriormente, o estudo visa entender as relações entre a preocupação ambiental, a consciência do consumidor de moda e adaptação à evolução digital, e como estes podem influenciar a intenção de compra, no âmbito da moda sustentável. A partir de um inquérito por questionário, distribuído online, com um processo de amostragem aleatório, foi possível concluir que por mais preocupações que os consumidores tenham sobre a sua forma de consumir, existem variados fatores que os impedem de agir na hora de optar por bens mais sustentáveis, nomeadamente o preço. Concisamente, a investigação evidencia as limitações instituídas na presente economia linear, demonstrando as dificuldades no caminho da transição para um mundo mais sustentável. Este estudo é relevante para investigadores da área do comportamento do consumidor porque auxilia na compreensão das escolhas dos consumidores e pode ajudar as marcas a identificar oportunidades ou lacunas nas necessidades dos consumidores. Sugerese em investigações futuras que se continue a estudar o índice de transparências das marcas, uma vez que, impulsiona as próprias marcas a melhorar as suas práticas, promovendo assim uma indústria mais sustentável. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-16T16:33:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49878 TID:203494440 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49878 |
identifier_str_mv |
TID:203494440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137758691721216 |