Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Viçoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1475
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_9b55fc5f60e43c3de155733620da0d74
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das criançasprática pedagógicaheterogeneidadediferenciação curricular e pedagógicaaprendizagem e diversidadeteaching practiceheterogeneitydifferentiation curriculum and teachinglearning and diversityRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer em contexto de pré-escolar, quer em contexto de 1º ciclo. A segunda parte apresenta um trabalho de pesquisa, de carácter qualitativo e com características de um estudo de caso. O estudo teve como principal finalidade perceber de que forma a heterogeneidade, em termos etários, influência os intervenientes dos dois contextos; na educação pré-escolar, os educadores e as crianças e no 1º ciclo do ensino básico, os professores e os alunos. Desta forma no presente estudo tentam compreender-se as conceções dos educadores, professores, crianças e alunos sobre a organização de grupos e turmas heterogéneos(as), em termos etários, percebendo quais as dificuldades que os profissionais sentem no trabalho com estes grupos e turmas, que potencialidades encontram, como fazem a gestão curricular e que estratégias pedagógicas adotam para implementar uma pedagogia diferenciada na sala, tendo em conta as características dos grupos e turmas. Assim, com este estudo, pretende-se que os profissionais tomem consciência e problematizem a realidade das turmas heterogéneas, aprendendo através da partilha reflexiva de práticas/estratégias, de modo a encontrar formas de gestão curricular e metodologias adequadas para abordar esta realidade.This Internship Report is the result of the study conducted under the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The work is divided into two parts. The first part is based on Supervised Practice and the activities that were developed over the stage, either in the pre-school setting or under 1st cycle. The second part consists of a research paper, of a qualitative nature, with characteristics of case study. The study main purpose is to understand how the heterogeneity in terms of age, influence stakeholders of the two contexts; in pre-school education, educators and children and the 1st cycle of basic education, teachers and students. Thus in this study we try to understand the conceptions of educators, teachers, children and students about the organization of groups and heterogeneous classes, in terms of age, realizing what difficulties professionals have been working with these groups and classes, that are potential, as do curriculum management and teaching strategies adopt to implement a differentiated pedagogy in the room, taking into account the characteristics of the groups and classes. So with this study, professionals are intended to become aware and problematize the reality of heterogeneous classes, learning through reflective sharing practices/strategies in order to find ways to curriculum management and appropriate methodologies to address this reality.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, Ana Rita Viçoso2016-05-21T17:01:35Z2015-11-042015-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1475TID:201125536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.914188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
title Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
spellingShingle Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
Costa, Ana Rita Viçoso
prática pedagógica
heterogeneidade
diferenciação curricular e pedagógica
aprendizagem e diversidade
teaching practice
heterogeneity
differentiation curriculum and teaching
learning and diversity
title_short Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
title_full Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
title_fullStr Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
title_sort Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das crianças
author Costa, Ana Rita Viçoso
author_facet Costa, Ana Rita Viçoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Rita Viçoso
dc.subject.por.fl_str_mv prática pedagógica
heterogeneidade
diferenciação curricular e pedagógica
aprendizagem e diversidade
teaching practice
heterogeneity
differentiation curriculum and teaching
learning and diversity
topic prática pedagógica
heterogeneidade
diferenciação curricular e pedagógica
aprendizagem e diversidade
teaching practice
heterogeneity
differentiation curriculum and teaching
learning and diversity
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2015-11-04T00:00:00Z
2016-05-21T17:01:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1475
TID:201125536
url http://hdl.handle.net/10400.15/1475
identifier_str_mv TID:201125536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027623485440