Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Pedro Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8889
Resumo: O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde se faz uma exposição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Morgado Mateus. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma D do 11º ano, e ao longo do presente relatório são abordados todos os passos que foram elaborados para preparar e lecionar as aulas dadas a esta turma. Menciono também toda a componente não letiva, como o planeamento das atividades extracurriculares, a observação de aulas, os balanços de aulas, o envolvimento com a comunidade escolar, bem como as soluções e estratégias encontradas para melhorar algumas das dificuldades encontradas. No final do presente documento podemos constatar que o estágio pedagógico é um momento fundamental na nossa formação enquanto docentes, pois permite que se coloque em prática todo o conhecimento que fomos adquirindo ao longo do nosso percurso académico.
id RCAP_628861591a5bccb261bd75d97d4bcf8c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaestágio pedagógicoensino-aprendizagemeducação físicaO presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde se faz uma exposição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Morgado Mateus. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma D do 11º ano, e ao longo do presente relatório são abordados todos os passos que foram elaborados para preparar e lecionar as aulas dadas a esta turma. Menciono também toda a componente não letiva, como o planeamento das atividades extracurriculares, a observação de aulas, os balanços de aulas, o envolvimento com a comunidade escolar, bem como as soluções e estratégias encontradas para melhorar algumas das dificuldades encontradas. No final do presente documento podemos constatar que o estágio pedagógico é um momento fundamental na nossa formação enquanto docentes, pois permite que se coloque em prática todo o conhecimento que fomos adquirindo ao longo do nosso percurso académico.The following document refers to the scholar stage report, where a detailed information about it is exposed throughout the year 2016/2017 where it took place on the high school Morgado Mateus. This scholar stage was monitored by the cooperative teacher José Pires and it was assign to me the D class of the 11º grade. Throughout the following document it will be shown all the steps used to prepare and lecture the classes given. I’ll also refer on this document, all non-lecture information, such as the planning of extra-class activities, monitoring other’s classes, class reports, the approach with the scholar members, as well the solutions and strategies to improve some difficulties that I found during this time. At the end of the following document, we can see that the scholar stage is a crucial moment for our formation as teachers, as it allows to put in practice all the knowledge that we’re instructed throughout our academic path.2018-11-20T14:44:55Z2018-07-19T00:00:00Z2018-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8889TID:202326292porMarinho, Pedro Miguel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:40.300043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Marinho, Pedro Miguel Ferreira
estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
educação física
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Marinho, Pedro Miguel Ferreira
author_facet Marinho, Pedro Miguel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Pedro Miguel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
educação física
topic estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
educação física
description O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde se faz uma exposição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Morgado Mateus. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma D do 11º ano, e ao longo do presente relatório são abordados todos os passos que foram elaborados para preparar e lecionar as aulas dadas a esta turma. Menciono também toda a componente não letiva, como o planeamento das atividades extracurriculares, a observação de aulas, os balanços de aulas, o envolvimento com a comunidade escolar, bem como as soluções e estratégias encontradas para melhorar algumas das dificuldades encontradas. No final do presente documento podemos constatar que o estágio pedagógico é um momento fundamental na nossa formação enquanto docentes, pois permite que se coloque em prática todo o conhecimento que fomos adquirindo ao longo do nosso percurso académico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20T14:44:55Z
2018-07-19T00:00:00Z
2018-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8889
TID:202326292
url http://hdl.handle.net/10348/8889
identifier_str_mv TID:202326292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154897543168