Parceria Escola-Criança-Famílias: desafios resultantes da situação pandémica da Covid-19 :Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Filipa Castro Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3173
Resumo: O vigente relatório de estágio, intitulado de Parceria Escola-Criança-Famílias: desafios resultantes da situação pandémica da Covid-19 – Estudo de Caso, surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O estudo desenvolvido pretende identificar e compreender as implicações e os desafios consequentes da pandemia Covid-19, sentidos pelos agentes educativos implicados na parceria escola– criança – famílias, priorizando, não só as diferentes tipologias de famílias, como também a própria criança, enquanto ser competente e principal mediador desta relação. No decorrer do estudo foi adotada uma metodologia qualitativa, que se baseou na utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como a entrevista, o inquérito por questionário e os registos de observação, apoiados na sustentação dos objetivos predefinidos, de modo a alcançar uma resposta coesa e significativa para a investigação em causa. A investigação teve a participação de duas educadoras de infância, em contextos de jardim de infância e creche, respetivamente, sendo, ainda, considerados os encarregados de educação das 14 crianças supervisionadas, em contexto de creche. Por intermédio dos dados recolhidos foi possível compreender que as educadoras cooperantes reconhecem que devem agir tendo em vista a qualidade da relação escola– criança– famílias, crendo que existe a necessidade de refletir, adequar e, porventura, reformular a sua ação educativa no sentido de melhorar os contextos e a prática educativa, em tempos da Covid-19. Os encarregados de educação partilham da opinião de que a modificação de estratégias de envolvimento parental trouxe vantagens pertinentes para a promoção da sua participação e do seu educando no percurso educativo salientando a plataforma ChildDiary para este fim que, a par com o WhatsApp permitem estabelecer contacto diário com a educadora e observar as atividades desenvolvidas pelos educandos em tempo imediato, num “agora” de digital.
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No decorrer do estudo foi adotada uma metodologia qualitativa, que se baseou na utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como a entrevista, o inquérito por questionário e os registos de observação, apoiados na sustentação dos objetivos predefinidos, de modo a alcançar uma resposta coesa e significativa para a investigação em causa. A investigação teve a participação de duas educadoras de infância, em contextos de jardim de infância e creche, respetivamente, sendo, ainda, considerados os encarregados de educação das 14 crianças supervisionadas, em contexto de creche. Por intermédio dos dados recolhidos foi possível compreender que as educadoras cooperantes reconhecem que devem agir tendo em vista a qualidade da relação escola– criança– famílias, crendo que existe a necessidade de refletir, adequar e, porventura, reformular a sua ação educativa no sentido de melhorar os contextos e a prática educativa, em tempos da Covid-19. Os encarregados de educação partilham da opinião de que a modificação de estratégias de envolvimento parental trouxe vantagens pertinentes para a promoção da sua participação e do seu educando no percurso educativo salientando a plataforma ChildDiary para este fim que, a par com o WhatsApp permitem estabelecer contacto diário com a educadora e observar as atividades desenvolvidas pelos educandos em tempo imediato, num “agora” de digital.This internship report entitled School-Child-Family Partnership: challenges resulting from the Covid-19 pandemic situation - Case Study, is part of the Supervised Teaching Practice course, part of the Master's Degree in Preschool Education at the Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. This study aims to identify and understand the implications and challenges resulting from the Covid-19 pandemic, felt by the educational agents involved in the school-child-family partnership, prioritizing not only the different types of families, but also the child itself, as a competent being and the main mediator of this relationship. During the study, a qualitative methodology was adopted, based on the use of data collection techniques and instruments, such as the interview, the questionnaire survey and observation records, supported by the pre-defined objectives, to achieve a cohesive and meaningful response to the research in question. The research had the participation of two kindergarten teachers, in kindergarten and daycare settings, respectively, and the parents of the 14 supervised children, in daycare settings. Through the data collected, it was possible to understand that the cooperating teachers recognize that they should act with a view to the quality of the school-child-family relationship, believing that there is a need to reflect, adapt and, perhaps, reformulate their educational action in order to improve the contexts and educational practice, in times of Covid-19. Parents share the opinion that the modification of parental involvement strategies brought relevant advantages for them and their child's participation in the educational path, highlighting the ChildDiary platform for this purpose that, along with WhatsApp, allow daily contact with the educator and observation of the activities developed by the students in immediate time, in a digital "now".2022-11-24T11:47:49Z2022-11-21T00:00:00Z2022-11-212022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3173TID:203104331porOliveira, Inês Filipa Castro Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:28Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:48.606706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Oliveira, Inês Filipa Castro Oliveira
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