Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Milena Cabral de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceria
id UFCG_c214afb0b16f62c6782599862e517686
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5813
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.School and family partnership in the teaching-learning process facing today's challenges.Parceria família - escolaRelações escolaresEnsino - aprendizagemDesafiosFamily - school partnershipSchool relationsTeaching - learningChallengesEducação.O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceriaThis study aims to discuss the relevance of family and school partnership in the teaching-learning process before current challenges. For the accomplishment of this monograph, a bibliographic survey was carried out initially, in which authors that dealt with the function of each institution: family and school were searched. Besides authors who point out the importance of the partnership between school and family for the development of the child / student. Thus, the specific role of the family, related to the child's first learned abilities, such as the physical, the cognitive, the behavioral one, etc., was discussed. And the school's role in forming a critical citizen, who acts in society in order to transform it and that favors the integral formation of the student. The relationship between the school and the family was also discussed; the difficulties faced by these two institutions in order to cooperate together; and, the establishment of proposals that can help in this relationship. It is noticed that the two educational institutions, when united, favor the child/student learning development process. Through the field research, it was sought to know how the relationship between school and family happens in the current days in public schools. For that, the research was carried out in a state school, located in the city of Sousa, PB. The data were collected from an interview with the deputy director, two teachers, and two family members, two mothers. The proposed result with this partnership is the student integral formation so that the school helps the family and the family helps the school, both playing their roles, collaborating with each other in the teaching-learning process and the formation of the child. From this we conclude that although there are challenges to establishing the partnership, due to the difficulties that were seen in the course of the work, the school needs to propose strategies to call the family to participate in its activities, and stop calling the parents just for complaints or to take part in bimonthly meetings, instead shool should show parents how they can be part of the institution, being able to also make decisions with the school team and participate in the elaboration of projects, which helps directly in the teaching-learning process of the child/student. It is important yet to elucidate that families are heterogeneous, so the school needs to know the specificity of each family, and from this, establish strategies that can expand this partnership.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SILVA, José Amiraldo Alves da.OLIVEIRA, Milena Cabral de.2018-07-262019-08-15T13:40:03Z2019-08-152019-08-15T13:40:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:35:18Zoai:localhost:riufcg/5813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:35:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
School and family partnership in the teaching-learning process facing today's challenges.
title Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
spellingShingle Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
OLIVEIRA, Milena Cabral de.
Parceria família - escola
Relações escolares
Ensino - aprendizagem
Desafios
Family - school partnership
School relations
Teaching - learning
Challenges
Educação.
title_short Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
title_full Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
title_fullStr Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
title_full_unstemmed Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
title_sort Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
author OLIVEIRA, Milena Cabral de.
author_facet OLIVEIRA, Milena Cabral de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Milena Cabral de.
dc.subject.por.fl_str_mv Parceria família - escola
Relações escolares
Ensino - aprendizagem
Desafios
Family - school partnership
School relations
Teaching - learning
Challenges
Educação.
topic Parceria família - escola
Relações escolares
Ensino - aprendizagem
Desafios
Family - school partnership
School relations
Teaching - learning
Challenges
Educação.
description O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceria
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
2019-08-15T13:40:03Z
2019-08-15
2019-08-15T13:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813
OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813
identifier_str_mv OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386439774208