Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceria |
id |
UFCG_c214afb0b16f62c6782599862e517686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5813 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade.School and family partnership in the teaching-learning process facing today's challenges.Parceria família - escolaRelações escolaresEnsino - aprendizagemDesafiosFamily - school partnershipSchool relationsTeaching - learningChallengesEducação.O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceriaThis study aims to discuss the relevance of family and school partnership in the teaching-learning process before current challenges. For the accomplishment of this monograph, a bibliographic survey was carried out initially, in which authors that dealt with the function of each institution: family and school were searched. Besides authors who point out the importance of the partnership between school and family for the development of the child / student. Thus, the specific role of the family, related to the child's first learned abilities, such as the physical, the cognitive, the behavioral one, etc., was discussed. And the school's role in forming a critical citizen, who acts in society in order to transform it and that favors the integral formation of the student. The relationship between the school and the family was also discussed; the difficulties faced by these two institutions in order to cooperate together; and, the establishment of proposals that can help in this relationship. It is noticed that the two educational institutions, when united, favor the child/student learning development process. Through the field research, it was sought to know how the relationship between school and family happens in the current days in public schools. For that, the research was carried out in a state school, located in the city of Sousa, PB. The data were collected from an interview with the deputy director, two teachers, and two family members, two mothers. The proposed result with this partnership is the student integral formation so that the school helps the family and the family helps the school, both playing their roles, collaborating with each other in the teaching-learning process and the formation of the child. From this we conclude that although there are challenges to establishing the partnership, due to the difficulties that were seen in the course of the work, the school needs to propose strategies to call the family to participate in its activities, and stop calling the parents just for complaints or to take part in bimonthly meetings, instead shool should show parents how they can be part of the institution, being able to also make decisions with the school team and participate in the elaboration of projects, which helps directly in the teaching-learning process of the child/student. It is important yet to elucidate that families are heterogeneous, so the school needs to know the specificity of each family, and from this, establish strategies that can expand this partnership.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SILVA, José Amiraldo Alves da.OLIVEIRA, Milena Cabral de.2018-07-262019-08-15T13:40:03Z2019-08-152019-08-15T13:40:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:35:18Zoai:localhost:riufcg/5813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:35:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. School and family partnership in the teaching-learning process facing today's challenges. |
title |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. |
spellingShingle |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria família - escola Relações escolares Ensino - aprendizagem Desafios Family - school partnership School relations Teaching - learning Challenges Educação. |
title_short |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. |
title_full |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. |
title_fullStr |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. |
title_full_unstemmed |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. |
title_sort |
Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. |
author |
OLIVEIRA, Milena Cabral de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Milena Cabral de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Maria de Lourdes. CAMPOS, M. L. http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. SILVA, José Amiraldo Alves da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Milena Cabral de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parceria família - escola Relações escolares Ensino - aprendizagem Desafios Family - school partnership School relations Teaching - learning Challenges Educação. |
topic |
Parceria família - escola Relações escolares Ensino - aprendizagem Desafios Family - school partnership School relations Teaching - learning Challenges Educação. |
description |
O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância da parceria família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola. Além de autores que apontam a importância da parceria entre a escola e a família para o desenvolvimento do filho/aluno. Assim, discorreu-se o papel específico da família, que diz respeito às primeiras aprendizagens da criança, física, cognitiva, comportamental, etc. E a função da escola em formar um cidadão crítico, que atue na sociedade de modo a transformá-la e que favoreça a formação integral do aluno. Discutiu-se também à relação entre a escola e a família; as dificuldades que ambas enfrentam para que haja a colaboração das duas instituições; e ainda se estabeleceu propostas que podem ajudar nessa relação. Percebe-se que as duas instituições educativas, se unidas favorecem o processo de desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Através da pesquisa de campo, buscou-se conhecer como acontece a relação entre a escola e a família nos dias atuais em escolas públicas. Para isso, realizou-se a pesquisa em uma escola estadual, localizada no município de Sousa/PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista com a vice-diretora, duas professoras e a família. O resultado que se propõe através dessa parceria é a formação integral do aluno, de modo que a escola ajude a família e a família ajude a escola, ambas fazendo seus papéis, mas colaborando entre si no processo de ensino-aprendizagem e formação do filho/aluno. A partir disso conclui-se que embora existam desafios para estabelecer a parceria pelas dificuldades que foram vistas no decorrer do trabalho, a escola precisa propor estratégias para chamar a família para participar das atividades da escola, deixando de chamar os pais apenas para reclamações ou para fazer parte de reuniões bimestrais e passando a mostrar como os pais podem fazer parte da instituição, podendo também tomar decisões junto com a equipe escolar e participar da elaboração de projetos, o que ajuda diretamente no processo de ensino-aprendizagem do filho/aluno. Cabe elucidar que as famílias são heterogêneas, por isso a necessidade da escola conhecer a especificidade de cada família, para a partir disso estabelecer estratégias que possa ampliar essa parceria |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 2019-08-15T13:40:03Z 2019-08-15 2019-08-15T13:40:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813 OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5813 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Milena Cabral de. Parceria escola e família no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade. 2018. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386439774208 |