Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Gilda Marcela Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23600
Resumo: O presente relatório de estágio descreve um estudo de caso realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. A sua principal finalidade passou por promover oportunidades de aprendizagem cooperativa no grupo de crianças. Desta forma, o projeto incidiu na observação das dinâmicas de trabalho/aprendizagem em grupo e identificação das competências, necessidades e interesses das crianças, visando promover os respetivos processos de aprendizagem e desenvolvimento. O estudo foi realizado recorrendo, principalmente, à observação direta, à análise de registos escritos, vídeo-gravações e registos fotográficos. Na análise das dinâmicas de trabalho em grupo, assumimos como pilar essencial, a abordagem experiencial em educação, mais especificamente, os indicadores de bem-estar emocional e implicação. Após a análise de todo o processo de intervenção e dos efeitos causados, concluímos que, de forma geral, o trabalho cooperativo contribuiu muito para o estabelecimento de relações interpessoais positivas. Além disso, as aprendizagens formais foram realizadas num ambiente mais favorável e agradável, onde as crianças trabalharam em prol de objetivos comuns e onde o papel mediador do adulto foi essencial.
id RCAP_6297c7e91be921177c2456f2e12a4cfe
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infânciaAprendizagem cooperativaRelações interpessoaisDesenvolvimento das criançasCrianças - Desenvolvimento psicológicoO presente relatório de estágio descreve um estudo de caso realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. A sua principal finalidade passou por promover oportunidades de aprendizagem cooperativa no grupo de crianças. Desta forma, o projeto incidiu na observação das dinâmicas de trabalho/aprendizagem em grupo e identificação das competências, necessidades e interesses das crianças, visando promover os respetivos processos de aprendizagem e desenvolvimento. O estudo foi realizado recorrendo, principalmente, à observação direta, à análise de registos escritos, vídeo-gravações e registos fotográficos. Na análise das dinâmicas de trabalho em grupo, assumimos como pilar essencial, a abordagem experiencial em educação, mais especificamente, os indicadores de bem-estar emocional e implicação. Após a análise de todo o processo de intervenção e dos efeitos causados, concluímos que, de forma geral, o trabalho cooperativo contribuiu muito para o estabelecimento de relações interpessoais positivas. Além disso, as aprendizagens formais foram realizadas num ambiente mais favorável e agradável, onde as crianças trabalharam em prol de objetivos comuns e onde o papel mediador do adulto foi essencial.The present teaching practice report describes a case study carried out within the scope of the Curricular Units Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar, referring to the 2nd year of the Master’s Degree in Pre-school and Elementary Education, at the University of Aveiro. Its main purpose was to promote cooperative learning opportunities among the group of children. This way, the project focused at the observation of the group work/learning dynamics, and the identification of children’s needs, skills and interests, aiming to promote their learning and development processes. The study was carried out resorting, mostly, to direct observation, the analysis of written and photographic records, and videos. In order to analyse the work group dynamics, we stood within the Experiential Approach in Education, appealing to the process variables Emotional Well-being and Implication, as the core concepts and tools. After analysing the whole intervention process and the provoked effects, we concluded that, overall, cooperative work largely contributed to the establishment of positive interpersonal relationships. In addition, formal learning was conducted in a more favourable and enjoyable environment, where children worked towards common goals and where the role of the adult mediator was essential.Universidade de Aveiro2018-06-21T08:42:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23600TID:201941201porMendes, Gilda Marcela Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:35.947111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
title Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
spellingShingle Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
Mendes, Gilda Marcela Ribeiro
Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Desenvolvimento das crianças
Crianças - Desenvolvimento psicológico
title_short Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
title_full Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
title_fullStr Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
title_sort Aprendizagem cooperativa: dinâmicas em contexto de educação de infância
author Mendes, Gilda Marcela Ribeiro
author_facet Mendes, Gilda Marcela Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Gilda Marcela Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Desenvolvimento das crianças
Crianças - Desenvolvimento psicológico
topic Aprendizagem cooperativa
Relações interpessoais
Desenvolvimento das crianças
Crianças - Desenvolvimento psicológico
description O presente relatório de estágio descreve um estudo de caso realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. A sua principal finalidade passou por promover oportunidades de aprendizagem cooperativa no grupo de crianças. Desta forma, o projeto incidiu na observação das dinâmicas de trabalho/aprendizagem em grupo e identificação das competências, necessidades e interesses das crianças, visando promover os respetivos processos de aprendizagem e desenvolvimento. O estudo foi realizado recorrendo, principalmente, à observação direta, à análise de registos escritos, vídeo-gravações e registos fotográficos. Na análise das dinâmicas de trabalho em grupo, assumimos como pilar essencial, a abordagem experiencial em educação, mais especificamente, os indicadores de bem-estar emocional e implicação. Após a análise de todo o processo de intervenção e dos efeitos causados, concluímos que, de forma geral, o trabalho cooperativo contribuiu muito para o estabelecimento de relações interpessoais positivas. Além disso, as aprendizagens formais foram realizadas num ambiente mais favorável e agradável, onde as crianças trabalharam em prol de objetivos comuns e onde o papel mediador do adulto foi essencial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-21T08:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23600
TID:201941201
url http://hdl.handle.net/10773/23600
identifier_str_mv TID:201941201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137630143643648