Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Nilza Maria da Luz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5234
Resumo: A gestão estratégica procura dar destaque sistemático às suas funções para determinar o equilíbrio entre o ambiente interno e externo da organização, bem como a integração de todos os setores envolventes, com os objetivos principais de maximizar os lucros e concretizar os objetivos definidos. O Balanced Scorecard (BSC), que tem evoluído nos últimos anos, é hoje um dos instrumentos de gestão estratégica mais difundido nas empresas, pois mede o desempenho apoiado em indicadores financeiros e não financeiros. Algumas pesquisas têm sido conduzidas para estudar a influência da utilização da abordagem BSC na performance empresarial. Os resultados obtidos, em algumas dessas pesquisas, sugerem que a adoção do BSC tem um impacto positivo na sua performance empresarial. Por outro lado, outras pesquisas revelaram efeitos negativos do BSC, pois não encontraram um impacto considerável na implementação da abordagem BSC no desempenho, o que leva a querer que os seus gestores não entenderam os princípios fundamentais e, consequentemente, a sua implementação não foi bem-sucedida. Neste sentido, aproveitando a implementação deste instrumento numa empresa do setor do vestuário, levantou-se a questão os gestores compreenderiam os princípios da abordagem do BSC e se estaria a ser adequadamente concebido, desenvolvido e utilizado. Para responder as estas questões, recorreu-se a um estudo empírico, analisando as incumbências e aspetos críticos relacionados com os deveres das fases do ciclo de vida do BSC. Os principais resultados deste estudo revelaram que, apesar das dificuldades encontradas mas que foram ultrapassadas, a empresa otimizou os processos produtivos e assegurou ter orgulho na implementação da estratégia, porque contribuiu para o crescimento, volume de negócios e outros benefícios. Recorrendo à recolha de informação junto da empresa, no seu sítio da internet e a uma entrevista, validou-se o mapa estratégico proposto, ao identificarem-se relações entre as quatro perspetivas consideradas pelo BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.
id RCAP_62c601925b9653827996439d00857992
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuárioGESTÃOGESTÃO ESTRATÉGICAINDÚSTRIA DO VESTUÁRIOEMPRESASESTUDOS DE CASOMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTSTRATEGIC MANAGEMENTCLOTHING INDUSTRYCOMPANIESCASE STUDIESBUSINESS MANAGEMENTA gestão estratégica procura dar destaque sistemático às suas funções para determinar o equilíbrio entre o ambiente interno e externo da organização, bem como a integração de todos os setores envolventes, com os objetivos principais de maximizar os lucros e concretizar os objetivos definidos. O Balanced Scorecard (BSC), que tem evoluído nos últimos anos, é hoje um dos instrumentos de gestão estratégica mais difundido nas empresas, pois mede o desempenho apoiado em indicadores financeiros e não financeiros. Algumas pesquisas têm sido conduzidas para estudar a influência da utilização da abordagem BSC na performance empresarial. Os resultados obtidos, em algumas dessas pesquisas, sugerem que a adoção do BSC tem um impacto positivo na sua performance empresarial. Por outro lado, outras pesquisas revelaram efeitos negativos do BSC, pois não encontraram um impacto considerável na implementação da abordagem BSC no desempenho, o que leva a querer que os seus gestores não entenderam os princípios fundamentais e, consequentemente, a sua implementação não foi bem-sucedida. Neste sentido, aproveitando a implementação deste instrumento numa empresa do setor do vestuário, levantou-se a questão os gestores compreenderiam os princípios da abordagem do BSC e se estaria a ser adequadamente concebido, desenvolvido e utilizado. Para responder as estas questões, recorreu-se a um estudo empírico, analisando as incumbências e aspetos críticos relacionados com os deveres das fases do ciclo de vida do BSC. Os principais resultados deste estudo revelaram que, apesar das dificuldades encontradas mas que foram ultrapassadas, a empresa otimizou os processos produtivos e assegurou ter orgulho na implementação da estratégia, porque contribuiu para o crescimento, volume de negócios e outros benefícios. Recorrendo à recolha de informação junto da empresa, no seu sítio da internet e a uma entrevista, validou-se o mapa estratégico proposto, ao identificarem-se relações entre as quatro perspetivas consideradas pelo BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.Strategic management seeks to give systematic highlight to their functions to determine the balance between the internal and external environment of the organization, as well as the integration of all engaging sectors, with the primary objectives of maximizing profits and achieving the defined objectives. Balanced Scorecard, which has evolved in recent years, is now one of the most widespread instruments of strategic management in enterprises, as it measures the performance supported by financial and non-financial indicators. Some research has been conducted to study the influence of BSC approach in business performance. The results obtained in some of these studies suggest that the BSC adoption has a positive impact on their business performance. On the other hand, other studies revealed negative effects of BSC, because they didn´t find a significant impact of implementing BSC approach, which lead to suspect that their managers didn´t understand its fundamental principles and consequently their implementation weren´t successful. In this context, taking advantage of the implementation of this instrument in a company in the field of clothing, the question arose if management understands the BSC approach principles and if that is being appropriately designed, developed and used. To answer those questions, it resorted an empirical study analyzing tasks and critical aspects related with duties of BSC life cycle phases. Using the collection of information from the company and its website and an interview, the proposed strategic map was validated by identifying relationships among the four perspectives considered by the BSC: financial, customer, internal processes and apprenticeship and growth. The main results of this study revealed, despite the difficulties that were overcome, that the company optimized production processes and assured pride in implementing the strategy, because it contributed to the growth, turnover and other benefits.2014-07-11T16:42:25Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5234TID:201271826porTavares, Nilza Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:08.923305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
title Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
spellingShingle Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
Tavares, Nilza Maria da Luz
GESTÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA
INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO
EMPRESAS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
STRATEGIC MANAGEMENT
CLOTHING INDUSTRY
COMPANIES
CASE STUDIES
BUSINESS MANAGEMENT
title_short Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
title_full Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
title_fullStr Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
title_full_unstemmed Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
title_sort Gestão estratégica e melhoria do desempenho do balanced scorecard: estudo de caso numa empresa de vestuário
author Tavares, Nilza Maria da Luz
author_facet Tavares, Nilza Maria da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Nilza Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv GESTÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA
INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO
EMPRESAS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
STRATEGIC MANAGEMENT
CLOTHING INDUSTRY
COMPANIES
CASE STUDIES
BUSINESS MANAGEMENT
topic GESTÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA
INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO
EMPRESAS
ESTUDOS DE CASO
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
STRATEGIC MANAGEMENT
CLOTHING INDUSTRY
COMPANIES
CASE STUDIES
BUSINESS MANAGEMENT
description A gestão estratégica procura dar destaque sistemático às suas funções para determinar o equilíbrio entre o ambiente interno e externo da organização, bem como a integração de todos os setores envolventes, com os objetivos principais de maximizar os lucros e concretizar os objetivos definidos. O Balanced Scorecard (BSC), que tem evoluído nos últimos anos, é hoje um dos instrumentos de gestão estratégica mais difundido nas empresas, pois mede o desempenho apoiado em indicadores financeiros e não financeiros. Algumas pesquisas têm sido conduzidas para estudar a influência da utilização da abordagem BSC na performance empresarial. Os resultados obtidos, em algumas dessas pesquisas, sugerem que a adoção do BSC tem um impacto positivo na sua performance empresarial. Por outro lado, outras pesquisas revelaram efeitos negativos do BSC, pois não encontraram um impacto considerável na implementação da abordagem BSC no desempenho, o que leva a querer que os seus gestores não entenderam os princípios fundamentais e, consequentemente, a sua implementação não foi bem-sucedida. Neste sentido, aproveitando a implementação deste instrumento numa empresa do setor do vestuário, levantou-se a questão os gestores compreenderiam os princípios da abordagem do BSC e se estaria a ser adequadamente concebido, desenvolvido e utilizado. Para responder as estas questões, recorreu-se a um estudo empírico, analisando as incumbências e aspetos críticos relacionados com os deveres das fases do ciclo de vida do BSC. Os principais resultados deste estudo revelaram que, apesar das dificuldades encontradas mas que foram ultrapassadas, a empresa otimizou os processos produtivos e assegurou ter orgulho na implementação da estratégia, porque contribuiu para o crescimento, volume de negócios e outros benefícios. Recorrendo à recolha de informação junto da empresa, no seu sítio da internet e a uma entrevista, validou-se o mapa estratégico proposto, ao identificarem-se relações entre as quatro perspetivas consideradas pelo BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-11T16:42:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5234
TID:201271826
url http://hdl.handle.net/10437/5234
identifier_str_mv TID:201271826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131219191922688