Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47818 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_62cbfbc9e914f579e9eb910c07ee3cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínuaAmbientes educativos inovadoresEducação permanenteMetodologias de ensinoProfessoresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A presente investigação vista compreender de que forma as Salas de Aula do Futuro (SAF) ou Ambientes Educativos Inovadores (AEI) transformaram o trabalho dos professores, quais as suas novas preocupações e qual o papel e influencia que a formação teve para a utilização e a dinamização das suas aulas nestes ambientes. Este estudo incide numa realidade específica do AEI - ICL@b “Innovative Classroom Lab” do Centro de Formação EduFor em Mangualde. Para atingir os objetivos desta investigação recorreu-se à metodologia do Focus Group realizado a um conjunto de professores, escolhidos aleatoriamente, que cumpriam o requisito de serem utilizadores frequentes do AEI em análise. Após a análise dos dados, concluiu-se que o AEI a nível do espaço físico cumpre com as orientações de natureza ambiental. A taxa de ocupação da sala é bastante elevada o que impossibilita uma maior utilização por estes e outros professores. Constatou-se que a utilização do espaço requer mais tempo para a preparação das aulas e que tira vantagem do trabalho colaborativo entre docentes. As estratégias utilizadas pelos professores são variadas e recorrem às tecnologias disponibilizadas no AEI. Para estarem atualizados realçam a importância da formação, discordando, no entanto, quanto ao tipo de formação que assumem impacto mais positivo sobre o seu trabalho.This present research aims to understand how FCL impacts teachers work, what are their concerns, their role and influence of lifelong learning had in their work when they were using these spaces. This study is about a specific FCL - ICL@b “Innovative Classroom Lab” of the EduFor teacher training center located at Mangualde (Portugal). To achieve the goals of this investigation, the Focus Group methodology was applied to a group of teachers, randomly chosen, who fulfilled the requirement of being regular users of this specific FCL. After analyzing the data, it was concluded that the physical space of the FCL, complies with environmental guidelines. The occupancy rate of this FCL is quite high, which makes it difficult for these and other teachers to use it often. It was found that, at a working level, it requires more time to prepare the classes and made very clear the importance of having collaborative work between teachers. The strategies used by teachers varies and they use technologies that are available at FCL. To be updated, they emphasize the importance of lifelong training, but they disagree as to the type of training they think has a more positive impact on their work.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaMarques, José Carlos Duarte2021-05-13T09:04:54Z20212020-12-162021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47818TID:202970361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:47.608777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
title |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
spellingShingle |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua Marques, José Carlos Duarte Ambientes educativos inovadores Educação permanente Metodologias de ensino Professores Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
title_full |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
title_fullStr |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
title_full_unstemmed |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
title_sort |
Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua |
author |
Marques, José Carlos Duarte |
author_facet |
Marques, José Carlos Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, José Carlos Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes educativos inovadores Educação permanente Metodologias de ensino Professores Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ambientes educativos inovadores Educação permanente Metodologias de ensino Professores Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 2021-05-13T09:04:54Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47818 TID:202970361 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47818 |
identifier_str_mv |
TID:202970361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134544006217728 |