Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, José Carlos Duarte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47818
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_62cbfbc9e914f579e9eb910c07ee3cab
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínuaAmbientes educativos inovadoresEducação permanenteMetodologias de ensinoProfessoresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A presente investigação vista compreender de que forma as Salas de Aula do Futuro (SAF) ou Ambientes Educativos Inovadores (AEI) transformaram o trabalho dos professores, quais as suas novas preocupações e qual o papel e influencia que a formação teve para a utilização e a dinamização das suas aulas nestes ambientes. Este estudo incide numa realidade específica do AEI - ICL@b “Innovative Classroom Lab” do Centro de Formação EduFor em Mangualde. Para atingir os objetivos desta investigação recorreu-se à metodologia do Focus Group realizado a um conjunto de professores, escolhidos aleatoriamente, que cumpriam o requisito de serem utilizadores frequentes do AEI em análise. Após a análise dos dados, concluiu-se que o AEI a nível do espaço físico cumpre com as orientações de natureza ambiental. A taxa de ocupação da sala é bastante elevada o que impossibilita uma maior utilização por estes e outros professores. Constatou-se que a utilização do espaço requer mais tempo para a preparação das aulas e que tira vantagem do trabalho colaborativo entre docentes. As estratégias utilizadas pelos professores são variadas e recorrem às tecnologias disponibilizadas no AEI. Para estarem atualizados realçam a importância da formação, discordando, no entanto, quanto ao tipo de formação que assumem impacto mais positivo sobre o seu trabalho.This present research aims to understand how FCL impacts teachers work, what are their concerns, their role and influence of lifelong learning had in their work when they were using these spaces. This study is about a specific FCL - ICL@b “Innovative Classroom Lab” of the EduFor teacher training center located at Mangualde (Portugal). To achieve the goals of this investigation, the Focus Group methodology was applied to a group of teachers, randomly chosen, who fulfilled the requirement of being regular users of this specific FCL. After analyzing the data, it was concluded that the physical space of the FCL, complies with environmental guidelines. The occupancy rate of this FCL is quite high, which makes it difficult for these and other teachers to use it often. It was found that, at a working level, it requires more time to prepare the classes and made very clear the importance of having collaborative work between teachers. The strategies used by teachers varies and they use technologies that are available at FCL. To be updated, they emphasize the importance of lifelong training, but they disagree as to the type of training they think has a more positive impact on their work.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaMarques, José Carlos Duarte2021-05-13T09:04:54Z20212020-12-162021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47818TID:202970361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:47.608777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
title Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
spellingShingle Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
Marques, José Carlos Duarte
Ambientes educativos inovadores
Educação permanente
Metodologias de ensino
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
title_full Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
title_fullStr Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
title_full_unstemmed Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
title_sort Ambientes educativos inovadores : visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua
author Marques, José Carlos Duarte
author_facet Marques, José Carlos Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, José Carlos Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes educativos inovadores
Educação permanente
Metodologias de ensino
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ambientes educativos inovadores
Educação permanente
Metodologias de ensino
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-05-13T09:04:54Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47818
TID:202970361
url http://hdl.handle.net/10451/47818
identifier_str_mv TID:202970361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134544006217728