Metodologias inovadoras e imersão virtual para orientação prática de design instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Savioli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53187
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Inovação em Educação), universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling Metodologias inovadoras e imersão virtual para orientação prática de design instrucionalDesign instrucionalTecnologia educativaTecnologias da informação e da comunicaçãoTécnicas de ensinoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Inovação em Educação), universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Diversos são os profissionais que desenvolvem atividades que têm como objetivo fundamental a facilitação de soluções de aprendizagens representadas por um conjunto de competências, técnicas, comportamentos e currículos de ensino, que buscam atender uma demanda ou necessidade educacional. Para David Paul Ausubel (1963) o conceito de solução de aprendizagem está relacionado com a capacidade metodológica definida pelo educador, para que o processo de descoberta de ensino seja realizado de forma significativa. Ou seja, o objetivo primordial de uma solução de ensino se refere a fugir de processos automáticos e mecanizados e favorecer a compreensão dentro de contextos específicos de educação. Dessa forma, quando se escolhe desenvolver pessoas e organizações por meio de processos específicos de ensino-aprendizagem, é preciso investir tempo e energia pesquisando, analisando, prototipando e aprimorando conhecimentos e competências que favoreçam a ação do ensinar. Como meio imersivo do desenvolvimento de novas formas de pensar, gerar culturas e mindsets, que permitam a criação de conceitos e ideias que determinem a inovação metodológica do ensino, manter a mente aberta é fundamental para aprender coisas que fazem sentido em momentos oportunos. Dessa forma, é necessário promover um encadeamento lógico de conhecimentos que funcionem como catalisadores dos desafios reais da criação de soluções de aprendizagens eficazes, de maneira prática, ágil e através de um design centrado no ser humano, no participante e em sua performance (Alves, 2016). Sendo assim, faz-se necessário analisar um conjunto planificado de métodos, técnicas e recursos que assumem o papel da engenharia pedagógica e da arquitetura de aprendizagem, comumente utilizado por Designers Instrucionais com o objetivo de definição de 4 processos de ensino-aprendizagem. De uma maneira mais atual, Smith e Ragan (1999) definem essa atividade como: “O processo sistemático de traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de maneiras didáticas, atividades, fontes de informação e processos de avaliação.” (p. 64) O designer instrucional é o profissional de educação que tem como princípio planejar e definir estratégias de ensino que favoreçam a experimentação da aprendizagem através de planos metodológicos práticos, que levem o aluno a desenvolver novas competências por meio da imersão no ensino vivencial e tecnológico. Para tanto, é preciso ter conhecimento aprofundando em dinâmicas virtualizadas do ensino a distância, bem como, em funcionalidades e recursos digitais que permitam a oferta de ensino teórico e prático, que, de forma imersiva, proponham uma experiência de aprendizagem significativa. Dessa forma, é possível afirmar, que dentre as diversas abordagens educacionais as principais competências do Design Instrucional (DI) se relacionam com a inovação estratégica do ensino a distância – Abordagens e desafios de novas práticas experimentais desenvolvidas por meio da utilização de recursos tecnológicos emergentes para educação (Filatro, 2019). (...)Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Carolina Savioli2022-05-26T13:58:41Z20212021-12-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53187TID:203059727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:03.560002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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