Análise da satisfação dos beneficiários dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mateus Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32972
Resumo: Os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública são uma instituição de utilidade pública com personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, criados para apoio social ao pessoal da Polícia de Segurança Pública. A pertença como beneficiário é obrigatória para todos os trabalhadores da Polícia de Segurança Pública, enquanto se encontrem ativos profissionalmente, e implica o pagamento de uma quota mensal que possibilita acesso a uma panóplia de serviços. Apesar da obrigatoriedade que existe à condição de beneficiário, torna-se importante conhecer o grau de satisfação com os serviços prestados, de forma a poderem ser melhorados. Foram analisados os serviços prestados por duas instituições com missões semelhantes: os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana e o programa de Ação Social do Cuerpo Nacional de Policía. De forma a avaliar o nível de satisfação, foi realizado um estudo quantitativo, através da aplicação de um questionário a uma amostra representativa dos beneficiários dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública. Assim, obtiveram-se as seguintes conclusões: os beneficiários estão insatisfeitos com a maior parte dos serviços; existe uma elevada taxa de desconhecimento dos serviços; caso não fosse legalmente imposta a condição de beneficiário, a maior parte deixaria de o ser; os beneficiários manifestam interesse pela criação de novos serviços e/ou subsídios relacionados com a educação pré-escolar. Conclui-se, tal como inicialmente suspeitado, que existe insatisfação por parte dos beneficiários com os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública.
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