EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPUS APODI DO IFRN
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6408 |
Resumo: | Com a obrigatoriedade de reserva de vagas para pessoas com deficiência em Instituições Federais de Ensino, o IFRN passa a receber um número significativo de alunos com deficiência. Para analisar o processo de inclusão desse público na Instituição, foi escolhido o Campus Apodi como lócus de pesquisa, com o objetivo de: 1. Avaliar a preparação dos docentes para o trabalho pedagógico com alunos com deficiência; 2. Avaliar as contribuições que o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) vem oferendo para a formação continuada; 3. Conhecer as perspectivas de formação dos docentes necessárias à consolidação do processo inclusivo. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira, em 2017, consistiu na aplicação de questionário para os professores, obtendo-se uma participação de 30 professores, representando 50% do quadro docente do Campus. Em 2018, foi realizada a socialização, com os professores, em reunião pedagógica, dos dados obtidos a partir do questionário, participando dessa segunda etapa 43 docentes, no intuito de comparar os dados com a realidade vivenciada pelos professores após o ingresso dos alunos com deficiência naquele ano. Como resultados, percebeu-se que os professores sentem-se inseguros para o trabalho com os alunos com deficiência, propondo ao NAPNE o direcionamento de ações para a orientação individual do professor, voltada para a especificidade da disciplina e do aluno. O estudo conduziu à reflexão de que a Instituição necessita sistematizar programas de formação continuada que deem suporte aos docentes e que os estimulem a ser agentes pesquisadores e promotores de práticas inclusivas. |
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPUS APODI DO IFRNEDUCACIÓN PROFESIONAL INCLUSIVA A PARTIR DE LA PERCEPCIÓN DE LOS DOCENTES DEL CAMPUS APODI DEL IFRNPROFESSIONAL EDUCATION INCLUSIVE FROM THE PERCEPTION OF TEACHERS OF THE IFRN CAMPUS APODIEducação inclusivaEducação profissionalNúcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)Educación inclusivaEducación profesionalNúcleo de Apoyo a las Personas con Necesidades Específicas (NAPNE)Inclusive educationProfessional educationNucleus of Support for People with Specific Educational NeedsCom a obrigatoriedade de reserva de vagas para pessoas com deficiência em Instituições Federais de Ensino, o IFRN passa a receber um número significativo de alunos com deficiência. Para analisar o processo de inclusão desse público na Instituição, foi escolhido o Campus Apodi como lócus de pesquisa, com o objetivo de: 1. Avaliar a preparação dos docentes para o trabalho pedagógico com alunos com deficiência; 2. Avaliar as contribuições que o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) vem oferendo para a formação continuada; 3. Conhecer as perspectivas de formação dos docentes necessárias à consolidação do processo inclusivo. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira, em 2017, consistiu na aplicação de questionário para os professores, obtendo-se uma participação de 30 professores, representando 50% do quadro docente do Campus. Em 2018, foi realizada a socialização, com os professores, em reunião pedagógica, dos dados obtidos a partir do questionário, participando dessa segunda etapa 43 docentes, no intuito de comparar os dados com a realidade vivenciada pelos professores após o ingresso dos alunos com deficiência naquele ano. Como resultados, percebeu-se que os professores sentem-se inseguros para o trabalho com os alunos com deficiência, propondo ao NAPNE o direcionamento de ações para a orientação individual do professor, voltada para a especificidade da disciplina e do aluno. O estudo conduziu à reflexão de que a Instituição necessita sistematizar programas de formação continuada que deem suporte aos docentes e que os estimulem a ser agentes pesquisadores e promotores de práticas inclusivas.Con la obligatoriedad de la reserva de vacantes para personas con discapacidad en Instituciones Federales de Enseñanza, el IFRN pasa a recibir un número significativo de alumnos con discapacidad. Para analizar el proceso de inclusión de ese público en la Institución, fue elegido el Campus Apodi como locus de la investigación, con el objetivo de: 1. Evaluar la preparación de los docentes para el trabajo pedagógico con alumnos con discapacidad; 2. Evaluar las contribuciones que el Núcleo de Apoyo a las Personas con Necesidades Educativas (NAPNE) viene ofreciendo para la formación continuada; 3. Conocer las perspectivas de la formación de los docentes necesaria para la consolidación del proceso inclusivo. La investigación fue realizada en dos etapas. La primera, en 2017, consistió en la aplicación de cuestionario para los profesores, obteniendo una participación de 30 profesores, representando 50% del cuadro docente del Campus. En 2018, fue realizada la socialización, con los profesores, en reunión pedagógica, de las cifras obtenidas a partir del cuestionario, participando de esa segunda etapa 43 docentes, en el fin de comparar las cifras con la realidad vivida por los profesores, tras el ingreso de los alumnos con discapacidad en aquel año. Como resultados, se percibió que los profesores se sienten inseguros para el trabajo con los alumnos con discapacidad, proponiendo que el NAPNE conduzca acciones para la orientación individual del profesor, dirigidas para la especificidad de la asignatura del alumno. El estudio condujo la reflexión que la Institución requiere sistematizar programas de formación continuada que apoyen a los docentes y que los estimulen a ser agentes investigadores e impulsores de prácticas inclusiva.With the obligation to reserve vacancies for people with disabilities in Federal Institutions of Education, the IFRN has received a significant number of students with disabilities. To analyze the process of inclusion of this public in the Institution, the Apodi Campus was chosen as the locus of research, with the objective of: 1. Evaluating the preparation of teachers for pedagogical work with students with disabilities; 2. Evaluate the contributions that the Support Center for People with Specific Educational Needs (NAPNE) has been offering for continuing education; 3. Know the training perspectives of teachers needed to consolidate the inclusive process. The research was carried out in two stages. The first was a questionnaire, applied through Google Forms, for teachers, in 2017, obtaining a participation of 30 subjects, representing 50% of the teachers of the board in this first stage. In 2018, the results of the research were socialized with the teachers, and 43 teachers participated in this second phase, in order to compare the data with the reality experienced by the teachers after the students' entry. With this, it was noticed that teachers feel insecure to attend to students with disabilities, proposing to NAPNE to direct actions for the individual orientation of the teacher, focused on the specificity of the subject and the student. Finally, this study led to the reflection that the Institution needs to systematize continuing education programs that stimulate the teacher to be the investigating and transforming agent of his practice to build the knowledge needed to consolidate the inclusive process.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640810.22481/praxisedu.v16i39.6408Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 543-564Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 543-564Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 543-5642178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6408/4725de Lira, Jordana TavaresCenci, Adrianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6408Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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