O ensino doméstico na formação de jovens atletas : o caso do Benfica Campus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Nogueira Gonçalves de Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56879
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
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spelling O ensino doméstico na formação de jovens atletas : o caso do Benfica CampusRegulação da educaçãoEnsino domésticoFormação de atletasRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente relatório de estágio intitulado “O Ensino Doméstico na Formação de Jovens Atletas: O Caso do Benfica Campus” está inserido no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. O estágio curricular foi desenvolvido no Benfica Campus – Centro de Estágio e Formação Sport Lisboa e Benfica. Na primeira parte do relatório irei apresentar uma caracterização da estrutura organizacional do Benfica Campus, compreendendo que existe uma elevada formalização, elevada centralização vertical e descentralização horizontal e elevada complexidade com diferenciação horizontal e vertical. Na segunda parte do relatório irei proceder à apresentação do pequeno projeto de investigação que realizei no Benfica Campus, mais concretamente no Departamento Escolar que se insere na Direção de Formação Pessoal e Social, tendo como objeto de estudo o Ensino Doméstico praticado com dois jovens atletas residentes no Benfica Campus. A regulação social é o conceito central que orienta o estudo, procurando-se compreender como os modos de regulação nacional relativos ao Ensino Doméstico (regulação de controlo) são localmente apropriados e promulgados (regulação autónoma). Com base nos dados recolhidos através de observação não participante, da pesquisa arquivista e de uma entrevista semiestruturada, foi possível observar uma convergência entre a regulação de controlo e a regulação autónoma, existindo uma conformidade com as normas e regras definidas pela regulação de controlo por parte do Benfica Campus, tendo sido realizado os (re)ajustes necessários ao contexto. Por fim, na terceira e última parte do relatório de estágio realizo uma descrição das atividades e funções desenvolvidas no decorrer do estágio curricular.This internship report entitled "Homeschooling in the Training of Young Athletes: The Case of Benfica Campus" is inserted in the scope of the 2nd study cycle leading to the degree of Master’s in Education and Training, in the specialisation area of Organisation and Management of Education and Training. The curricular internship was developed in Benfica Campus - Sport Lisboa e Benfica Training and Internship Centre. In the first part of the report, I will present a characterisation of the organisational structure of the Benfica Campus, in the understanding that there is a high level of formalisation, high vertical centralisation and horizontal decentralisation, and high complexity with horizontal and vertical differentiation. In the second part of the report, I will present the small research project I conducted in Benfica Campus, more specifically in the Education Department which is part of the Direction of Personal and Social Training, having as object of study the Homeschooling practiced with two young athletes living in Benfica Campus. Social regulation is the central concept guiding the study, seeking to understand how the modes of national regulation regarding Homeschooling (control regulation) are locally appropriated and promulgated (autonomous regulation). Based on the data collected through non-participant observation, archival research, and a semi-structured interview, it was possible to observe a convergence between control regulation and autonomous regulation, there being a compliance with the norms and rules defined by the control regulation on the part of Benfica Campus, having conducted the necessary (re)adjustments to the context. Finally, in the third and last part of the internship report I conduct a description of the activities and functions developed during the curricular internship.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaAlves, Mariana Nogueira Gonçalves de Morais2023-03-28T15:12:08Z20222022-10-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56879TID:203287860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.186664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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