Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34197 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_639d7912f60f5ca668acc5a2d7df97e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeanoA strategy analysis on the Internationalization of Enamorata® to the Cape Verdean MarketAnálise estratégicaInternacionalizaçãoMercado caboverdeanoTeoria sobre a exportaçãoStrategic analysisInternationalizationCape Verdean marketTheory of exporting658.8339.5Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEste relatório aborda a temática da Internacionalização das empresas e analisa os fatores e as estratégias utilizadas por pequenas e médias empresas no processo de internacionalização. O presente relatório serve também para descrever um estágio de três meses realizado de forma conjunta entre a empresa de Consultoria “Amazing Ideas” e a empresa “Enamorata” com o objetivo de se delinear um projeto estratégico e proativo que se basea numa análise objetiva e rigorosa sobre a empresa e sobre o mercado caboverdeano permitindo a criação de bases sólidas para uma futura internacionalização desta última empresa que é especializada em produtos swimwear para o mercado caboverdeano. Pretende-se, então, aliar a teoria à prática através da busca da investigação acadêmica pertinente aos nossos objetivos, bem como adequar esta teoria a realidade social, econômica e cultural em que a Enamorata está inserida. Este relatório alicerçou-se primeiramente nos conhecimentos teóricos adquiridos no primeiro ano (parte curricular) do Mestrado. Pretendeu-se, no mesmo, fazer um enquadramento teórico através da seleção criteriosa de estudos e teorias pertinentes ao processo de internacionalização das PME´s como os fatores que estimulam as mesmas a exportar; os critérios de escolha do mercado e os modos de entrada e/ou de estabelecimento adotados, dando maior enfâse a Teoria sobre a exportação. Toda esta analise é feita sobre o arcaboiço teórico existente na literatura sobre a Internacionalização, não se descurando uma metodologia qualitativa baseada num estudo de caso e em entrevistas que serviram de base para a elaboração de uma estratégia de internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano.This report addresses the theme of the internationalization of companies and analyzes the factors and the strategies used by small and mid-size companies in the process of internationalization. This report also describes a three month internship accomplished in a combined effort between the consulting company “Amazing Ideas” and the company “Enamorata” with the objective of outlining a proactive strategic plan based on rigorous and objective analysis about the company and the Cape Verdean market allowing the creation of solid bases for a future internationalization of this company that specializes in swimwear products to the Cape Verdean market. It is intended to combine theory and practice through academic research relevant to our objectives as well as suiting this theory to the social, cultural and economic reality in which Enamorata is a part of. This report’s foundations are based on the theoretical knowledge obtained during the first year of the master’s program. It was also intended during the first year to make a theoretical framework using a rigorous selection of studies and theories relevant to the process of internationalization of small and mid-size companies such as the factors that stimulate exports; the choice of market criteria and the ways of entering and establishing itself in it, giving more emphasis on the theory of exporting. All this analysis is made under the theoretical structure existent on the literature about internationalization, not neglecting a qualitative methodology based on a case study and on interviews that served as foundations for the elaboration of an internationalization strategy of Enamorata to the Cape Verdean market.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoAndrade, Dary Delson Cardoso20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34197por201074214info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:40.028774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano A strategy analysis on the Internationalization of Enamorata® to the Cape Verdean Market |
title |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano |
spellingShingle |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano Andrade, Dary Delson Cardoso Análise estratégica Internacionalização Mercado caboverdeano Teoria sobre a exportação Strategic analysis Internationalization Cape Verdean market Theory of exporting 658.8 339.5 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano |
title_full |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano |
title_fullStr |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano |
title_full_unstemmed |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano |
title_sort |
Uma análise estratégica sobre a internacionalização da Enamorata para o mercado caboverdeano |
author |
Andrade, Dary Delson Cardoso |
author_facet |
Andrade, Dary Delson Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinho, José Carlos M. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Dary Delson Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise estratégica Internacionalização Mercado caboverdeano Teoria sobre a exportação Strategic analysis Internationalization Cape Verdean market Theory of exporting 658.8 339.5 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Análise estratégica Internacionalização Mercado caboverdeano Teoria sobre a exportação Strategic analysis Internationalization Cape Verdean market Theory of exporting 658.8 339.5 Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/34197 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/34197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201074214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132896382943232 |