Tribalismo desportivo: validação de instrumento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17357 |
Resumo: | Esta dissertação pretende contribuir para a literatura uma análise da dimensão tribal de grupos de indivíduos que formam comunidades assentes no desporto, com o intuito de proporcionar às instituições uma explicação mais clara sobre este fenómeno. O conceito de tribos surgiu na década de 90, mas há poucos estudos em torno do conceito relacionado com o desporto. Este trabalho estuda a relação existente entre a tribo e o desporto, o seu envolvimento clubístico, o seu compromisso à equipa e a sua lealdade clubística. É também uma adaptação para Portugal do questionário “Tribalism, team brand loaylty, team brand value and personal/group identity” de Rudi Meir (2009). Com uma amostra de 734 indivíduos (M=423, F=311) analisámos o valor da marca equipa, a lealdade à marca equipa, a identidade social de grupo, a auto-identidade e as diferenças de género nas três variáveis anteriormente descritas. |
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Tribalismo desportivo: validação de instrumentoTribosDesportoMarketing desportivoIdentidade socialEsta dissertação pretende contribuir para a literatura uma análise da dimensão tribal de grupos de indivíduos que formam comunidades assentes no desporto, com o intuito de proporcionar às instituições uma explicação mais clara sobre este fenómeno. O conceito de tribos surgiu na década de 90, mas há poucos estudos em torno do conceito relacionado com o desporto. Este trabalho estuda a relação existente entre a tribo e o desporto, o seu envolvimento clubístico, o seu compromisso à equipa e a sua lealdade clubística. É também uma adaptação para Portugal do questionário “Tribalism, team brand loaylty, team brand value and personal/group identity” de Rudi Meir (2009). Com uma amostra de 734 indivíduos (M=423, F=311) analisámos o valor da marca equipa, a lealdade à marca equipa, a identidade social de grupo, a auto-identidade e as diferenças de género nas três variáveis anteriormente descritas.This dissertation provides to the present literature an analysis of the tribal dimension of groups that form based communities around sport, providing to institutions a clearer explanation about this phenome. The concept of tribes appeared around the 90’s, but there are few studies about the concept related to sports. This work studies the relationship between the tribe and sport, their involvement, their loyalty and commitment to the team. It is also an adaptation of the questionnaire “Tribalism, team brand loaylty, team brand value and personal/group identity” of Rudi Meir (2009), to Portugal. With a sample of 734 individuals (M=423, F=311), we analysed their team brand value, team brand loyalty, group social identity, self-identity and also the gender differences in the three variables previously specified.Universidade de Aveiro2016-01-062016-01-06T00:00:00Z2019-01-03T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17357TID:201935511porSilva, Carolinne Pereira Rapiso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:09Zoai:ria.ua.pt:10773/17357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:29.753997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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