Práticas e hábitos de leitura dos alunos com necessidades educativas especiais e acesso ao livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniela Filipa Monteiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17862
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
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spelling Práticas e hábitos de leitura dos alunos com necessidades educativas especiais e acesso ao livroNecessidades educativas especiaisPráticas e hábitos de leituraLivro adaptadoSpecial education needsPractices and reading habitsAdapted book376028371.41Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)A família e, posteriormente, a escola desempenham um papel fundamental na criação e manutenção de práticas e hábitos de leitura de uma criança. Este papel é também desempenhado pela biblioteca, um contexto determinante no desenvolvimento das práticas de leitura, uma vez que constitui um espaço privilegiado de contacto com o material escrito, dirigido a todas as faixas etárias. A exploração, utilização e manuseamento do livro são aspectos facilitadores do desenvolvimento da literacia. Dada a relevância que o livro apresenta, é fulcral que este esteja acessível a todos, incluindo aqueles com necessidades especiais. Esta acessibilidade passa pela adaptação deste material às necessidades específicas de cada indivíduo contribuindo para a sua integração social. Este trabalho visou caracterizar as práticas e hábitos de leitura dos alunos com necessidades especiais e as dificuldades que estes encontram no acesso ao livro. Deste modo, foram realizados dois estudos. No Estudo 1 procurou-se caracterizar as práticas e hábitos de leitura dos alunos como necessidades especiais, bem como as dificuldades de acesso ao livro. Integraram a amostra deste estudo 56 alunos portadores de necessidades educativas especiais, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. No Estudo 2 pretendeu-se caracterizar o acesso ao livro por parte dos alunos com necessidades especiais, os materiais adaptados existentes nestas bibliotecas e as iniciativas de promoção de leitura dirigidas aos alunos com necessidades especiais, seus Pais e seus professores. Participaram 14 coordenadoras das bibliotecas escolares do município de Matosinhos. Os resultados dos dois estudos apontam para uma baixa frequência de bibliotecas, sendo as escolares aquelas em que se regista mais assiduidade. Os Pais dos alunos assumem a importância que a escola tem no incentivo da leitura. No que respeita às adaptações do material de leitura, é ressaltada a necessidade da sua existência, em maior número, nas bibliotecas escolares. É notável a escassez de iniciativas de promoção da leitura dirigidas aos alunos com alunos com necessidades especiais, aos seus pais e professores, pelo que apesar de existir uma tentativa de integração, esta só será verdadeira quando forem consideradas as especificidades e necessidades de cada indivíduo.The family and, later, the school play a key role in the creation and maintenance practices and reading habits of a child. This role is also played by the library, a key context in the development of reading practices, since it is a privileged contact space with the written material, directed to all ages. The books exploration, use and handling are facilitator aspects of the development of literacy facilitators. Given the books importance, it´s crucial it´s accessible to everyone, including those with special needs. This accessibility is the adaptation of this material to the specific needs of each individual contributing to their social integration. This work aims to characterize the practices and reading habits of students with special needs and the difficulties that this students found in access to books. Thus, two studies were performed. In Study 1 we sought to characterize the practices and reading habits of this population as well as the difficulties of access to books. Joined this study sample 56 students with special needs aged between 6 and11 years. In Study 2 we sought to characterize the access to the book by students with special needs, there adapted materials existing in these libraries and reading promotion initiatives directed to students with special needs, their Parents and teachers. The sample included 14 school libraries coordinators in the city of Matosinhos. The results of both studies point to a low frequency of libraries. The school libraries were where there´s more attendance. Parents of students assume the school´s importance in encouraging students to read. Was also highlighted the need for more adaptation in school libraries. It´s remarkable the lack of initiatives aimed to promote the reading act to students with special needs, their Parents and teachers, so, although there is an attempt to integration, this is only true when were considerated the characteristics and needs of each individual.Ribeiro, Iolanda da SilvaViana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoRibeiro, Daniela Filipa Monteiro20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:24.903264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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