Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Joana Pinto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17942
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
id RCAP_42253535a6af7cd37ad5c70700806d8b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básicoHábitos e práticas de leituraLiteraciaAlunos do ensino básicoReading habits and practicesLiteracyJunior high school students028Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)Enquadrado num projecto de promoção da literacia, Ribeiro e colaboradores (2009) avaliaram em Outubro de 2007, os hábitos e práticas de leitura de alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. Este estudo teve como objectivo comparar os hábitos e práticas de leitura de alunos inscritos no 2.º e 3.º ciclo do ensino básico em dois momentos de avaliação. Nos dois momentos foram avaliados 1804 alunos. Na primeira avaliação 294 alunos frequentavam o 2.º ciclo e 546 alunos o 3.ºciclo. Na segunda avaliação responderam 449 alunos do 2.º e 514 alunos do 3.º ciclo. Os alunos avaliados nos dois momentos frequentavam a mesma escola. Foi usado o mesmo questionário nos dois estudos. Este questionário incluiu cinco dimensões: Atitudes face à leitura, Incentivos à leitura, Acessibilidade a livros e Percepção de competência na compreensão de textos. Para todos os itens do questionário foram comparadas as respostas dadas pelos alunos nos dois momentos de avaliação, comparando as diferenças entre sexos e momentos. Os resultados encontrados indicam diferenças estatisticamente significativas nos itens da dimensão “Atitudes face à leitura”. Na variável “gosto pela leitura”, o número de leitores aumentou no segundo momento de avaliação, embora tenham sido registadas diferenças nos alunos e nas alunas, nestas as diferenças foram superiores. Na dimensão “Incentivos à leitura”, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação no número de livros recebidos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na relação entre o gosto pela leitura e a escola, constatando-se diferenças estatisticamente significativas, no grupo de alunas que referem o papel do professor no gosto pela leitura. Na dimensão “Acessibilidade a livros” verificaram-se diferenças significativas entre grupos nos itens, “número de livros existentes em casa”, “n.º de livros comprados”, “livros recebidos” e “consulta de livros em bibliotecas municipais”. Na dimensão práticas de leitura constataram-se diferenças estatisticamente significativas nas variáveis, “leitura de livros/revistas/ jornais “. Verificou-se aumento percentual entre momentos no item “escola” e aumento percentual no sexo feminino no item “casa”e no “tipo de livros”. Na dimensão percepção de competência na compreensão de textos, verificou-se diferenças estatisticamente significativas na variável “dificuldades na compreensão de textos de estudo”, observando-se um aumento percentual entre grupos no segundo momento de avaliação.Within the frame of a project for the promotion of literacy, Ribeiro and colaborators (2009) evaluated in October 2007 the reading habits and practices of junior high school students. This study’s main goal was to compare the reading habits and practices of students currently enrolled in junior high school in two different moments of evaluation. There were 1804 students assessed by the two studies. In the first evaluation, 294 students were enrolled in 2nd cycle and 546 students in 3rd cycle. In the second evaluation, 449 students were enrolled in 2nd cycle and 514 in 3rd cycle.The students who were assessed in both cases attended the same school. The same questionnaire was used in both studies. This questionnaire created included five dimensions: attitudes toward reading, reading incentive, access to books and perception of the competence of comprehension of texts. For all the items of the questionnaire, the answers given by the students were compared in both moments of evaluation, recording the differences between gender and moments. The concluding results indicate statistically relevant differences in the items of the dimension “attitudes towards reading”, in the variable “enjoyment of reading”: the number of readers increased in the second moment of assessment, although there were differences between male and female students, the latter with a higher increase than the former. Within the dimension “reading incentive”, no statistically significant differences were registered in neither of the case studies, under the variable “received incentives”. There were statistically relevant differences registered in the relation between the enjoyment of reading and the role of school, with statistically significant differences within the group of female students who refer the role of the teacher in the enjoyment of reading. In the dimension “accessibility to books” there were relevant differences between the groups within the variables “books existent at home”, “number of bought books”, “received books” and “consulting books at municipal libraries”. In the dimension “reading practices”, statistically significant differences were felt within the following variables: “reading of books/magazines/newspapers in the group of students”. There was a percentage increase between moments in the item “school” and a percentage increase in the group of female students within the item “home” and in the item “book genre”. In the dimension “perception of competence in the comprehension of texts”, there were statistically significant differences regarding the variable “difficulties in the comprehension of study texts”, recording a percentage increase between the groups in the second moment of evaluation.Ribeiro, Iolanda da SilvaUniversidade do MinhoCarvalho, Maria Joana Pinto de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:59.465315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
spellingShingle Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
Carvalho, Maria Joana Pinto de
Hábitos e práticas de leitura
Literacia
Alunos do ensino básico
Reading habits and practices
Literacy
Junior high school students
028
title_short Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_full Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_fullStr Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
title_sort Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
author Carvalho, Maria Joana Pinto de
author_facet Carvalho, Maria Joana Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Joana Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos e práticas de leitura
Literacia
Alunos do ensino básico
Reading habits and practices
Literacy
Junior high school students
028
topic Hábitos e práticas de leitura
Literacia
Alunos do ensino básico
Reading habits and practices
Literacy
Junior high school students
028
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/17942
url http://hdl.handle.net/1822/17942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133109966340096