Ensino de documentário em aulas de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718
Resumo: This article discusses two field classes experiences, as an effective methodology for teaching documentary filmmaking; one in the context of the BA and the other in the MA. Through the approximation of cinema and the memory of different characters and physiographies, we verify the importance of this praxis to learn documentary filmmaking in the socio-cultural contexts from which the films emerge.
id RCAP_63fc588695957e1a547d8203bcb9e0c8
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Ensino de documentário em aulas de campoEnsino de documentário em aulas de campoEnsino de documentário em aulas de campoEnsino de documentário em aulas de campoAruanda; field class; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; teaching the documentary; Linduarte NoronhaAruanda; clase de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; enseñando el documental; Linduarte NoronhaAruanda ; classe de terrain ; Eduardo Coutinho ; Elizabeth Teixeira ; l’enseignement du documentaire ; Linduarte NoronhaAruanda; aula de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; ensino do documentário; Linduarte NoronhaThis article discusses two field classes experiences, as an effective methodology for teaching documentary filmmaking; one in the context of the BA and the other in the MA. Through the approximation of cinema and the memory of different characters and physiographies, we verify the importance of this praxis to learn documentary filmmaking in the socio-cultural contexts from which the films emerge.Este artículo analiza dos experiencias con clases de campo, entendidascomo una metodología efectiva para la enseñanza de documentales; uno en el contexto de la graduación y el otro en la posgrado. A través del enfoque del cine y la memoria de diferentes personajes y fisiografías, es posible verificar la importancia de estas prácticas para el aprendizaje del cine documental en los contextos socioculturales de los cuales emergen.Cet article traite de deux expériences avec des cours pratiques, compriscomme une méthodologie efficace pour l’enseignement du documentaire ; l’un dans le contexte de l’obtention du diplôme et l’autre dans les études supérieures. A travers l’approche du cinéma et la mémoire de différents personnages et physiographies, il est possible de vérifier l’importance de ces pratiques pour l’apprentissage du cinéma documentaire dans les contextes socioculturels dont elles émergent.Este artigo discute duas experiências de aulas de campo, compreendidascomo uma metodologia eficaz para o ensino do documentário; uma no contexto da graduação e a outra na pós-graduação. Através da aproximação cinema e memória de personagens e fisiografias diversas, verifica-se a importância dessa práxis para aaprendizagem do cinema documentário a partir dos contextos socioculturais dos quais emergem.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718oai:doc.ubi.pt:article/718DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718/pdfCopyright (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, João de LimaNóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da2022-12-03T05:26:48ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de documentário em aulas de campo
Ensino de documentário em aulas de campo
Ensino de documentário em aulas de campo
Ensino de documentário em aulas de campo
title Ensino de documentário em aulas de campo
spellingShingle Ensino de documentário em aulas de campo
Gomes, João de Lima
Aruanda; field class; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; teaching the documentary; Linduarte Noronha
Aruanda; clase de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; enseñando el documental; Linduarte Noronha
Aruanda ; classe de terrain ; Eduardo Coutinho ; Elizabeth Teixeira ; l’enseignement du documentaire ; Linduarte Noronha
Aruanda; aula de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; ensino do documentário; Linduarte Noronha
title_short Ensino de documentário em aulas de campo
title_full Ensino de documentário em aulas de campo
title_fullStr Ensino de documentário em aulas de campo
title_full_unstemmed Ensino de documentário em aulas de campo
title_sort Ensino de documentário em aulas de campo
author Gomes, João de Lima
author_facet Gomes, João de Lima
Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
author_role author
author2 Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João de Lima
Nóbrega, Hélder Paulo Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Aruanda; field class; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; teaching the documentary; Linduarte Noronha
Aruanda; clase de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; enseñando el documental; Linduarte Noronha
Aruanda ; classe de terrain ; Eduardo Coutinho ; Elizabeth Teixeira ; l’enseignement du documentaire ; Linduarte Noronha
Aruanda; aula de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; ensino do documentário; Linduarte Noronha
topic Aruanda; field class; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; teaching the documentary; Linduarte Noronha
Aruanda; clase de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; enseñando el documental; Linduarte Noronha
Aruanda ; classe de terrain ; Eduardo Coutinho ; Elizabeth Teixeira ; l’enseignement du documentaire ; Linduarte Noronha
Aruanda; aula de campo; Eduardo Coutinho; Elizabeth Teixeira; ensino do documentário; Linduarte Noronha
description This article discusses two field classes experiences, as an effective methodology for teaching documentary filmmaking; one in the context of the BA and the other in the MA. Through the approximation of cinema and the memory of different characters and physiographies, we verify the importance of this praxis to learn documentary filmmaking in the socio-cultural contexts from which the films emerge.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718
oai:doc.ubi.pt:article/718
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/718/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301619269959680