Contributos da prática de ensino supervisionada na formação inicial de professores do 1.º ciclo : concepções de professores supervisores e professores cooperantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Pedro Miguel Mendes de, 1984-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6302
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
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spelling Contributos da prática de ensino supervisionada na formação inicial de professores do 1.º ciclo : concepções de professores supervisores e professores cooperantesFormação inicial de professoresSupervisores de professoresEnsino básico (1º ciclo)Teses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente estudo teve como propósito central conhecer as conceções de professores formadores, que intervêm na componente de Prática de Ensino Supervisionada, relativamente aos contributos da mesma, na Formação Inicial de professores do 1.º Ciclo. A presente dissertação encontra-se estruturada em duas partes, sendo que a primeira comporta o enquadramento teórico, no qual são abordadas temáticas relativas à Formação Inicial de Professores, à profissão docente e competências que lhe são inerentes. Por sua vez, a segunda parte é constituída pelo estudo empírico no qual interpretámos as representações, dos já referidos sujeitos, acerca das finalidades e indicadores da qualidade da unidade curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Analogamente, neste estudo, são dadas a conhecer as conceções destes formadores acerca dos contributos desta disciplina na aquisição/desenvolvimento de saberes e competências profissionais na Formação Inicial de professores do 1.º Ciclo. Neste sentido, desenvolvemos uma investigação de carácter qualitativo, na qual recorremos à técnica da entrevista semi-diretiva para obtermos dados pertinentes que nos possibilitassem corresponder aos objetivos propostos. Da análise dos dados obtidos, muito sucintamente, foi-nos possível depreender que estes indivíduos consideram que esta disciplina possibilita experienciar a prática de forma contextualizada sendo, a mesma, suportada por referenciais metodológicos, práticos e reflexivos que propiciam a construção da articulação teoria-prática, no processo de Formação Inicial, possibilitando o desenvolvimento da profissionalidade do docente, nas várias dimensões que a profissão comporta.The present study it had as central intention to know the conceptions of teacher trainers, that interview in the Practical component of Supervised Education, relatively to the contributes of the same one, in the Initial Formation of elementary teachers. The present dissertation meets structuralized in two parts, being that the first one holds the theoretical framing, in which is boarded thematic relative to the Initial Formation of teachers, the teaching profession and skills that it are inherent. In turn, the second part is constituted by the empirical study in which we interpreted the representations, of already related subjects, about the purposes and pointers of the quality of the curricular unit of Practical Supervised. Similarly, in the empirical study, we aimed to know the perspective of teacher trainers about the acquire skills as well as the implications of this initial acquisition practice in elementary basic education. In this sense, we developed a research of a qualitative nature, in which recourse to the technique of semi-directive interview to obtain relevant data allowing us to meet the proposed objectives. The analysis of data, very briefly, we were able to conclude that these individuals feel that this course provides the practical experience in context is the same, supported by the methodological framework, which provide practical and reflective construction of the joint theory-practice in the process of training, enabling the development of professionalism of teachers in the various dimensions that the profession entails.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaJesus, Pedro Miguel Mendes de, 1984-2012-05-14T12:01:31Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.614361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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