Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6049
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_c1dc733b1c042a30753e77ede633a9fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de BolonhaFormação inicial de professoresProcesso de BolonhaEnsino básico (1º ciclo)Teses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Com este estudo, pretendemos descrever o decurso do processo de reformulação curricular decorrente do Processo de Bolonha de um curso de formação de professores do 1.º Ciclo, no contexto de uma instituição de ensino superior. Procurámos conhecer as expectativas iniciais dos entrevistados acerca das mudanças induzidas pelo processo de Bolonha, assim como conhecer a sua opinião sobre a adequação das mudanças para o desenvolvimento da qualidade e propostas futuras dos entrevistados relativas a melhorias desejáveis do currículo. Desenvolvemos um estudo exploratório, de natureza qualitativa, sustentado num processo de recolha de dados através de entrevistas semi-directivas, realizadas a cinco docentes de uma instituição de ensino superior pública. A dissertação é composta por duas partes: a primeira respeita ao enquadramento teórico- -conceptual e normativo do tema em estudo. A segunda parte refere-se à fundamentação metodológica, à apresentação e discussão de resultados. No que concerne ao enquadramento teórico-conceptual e normativo, estudamos a temática a partir de referências teóricas, atribuindo atenção à formação inicial de professores em Portugal e ao currículo de formação. Para além disso, explicitamos o quadro normativo actual da formação actual de professores, dando especial ênfase aos documentos legais que a fundamentam. A partir dos registos dos discursos obtidos, interpretamos os dados recolhidos e discutimo-los de modo a responder às questões definidas. Os resultados a que chegamos neste estudo permitiram-nos concluir que os docentes da instituição relegaram para segundo plano a sua participação activa na definição da política educativa, alheando-se do processo de decisão das alterações curriculares. Para além disso, constatámos que a participação dos docentes no processo de decisão sobre as alterações curriculares foi pouco significativa, sem que os mesmos se envolvessem na reorganização do plano de estudos da formação inicial de professores, partindo dos normativos jurídicos. Sugerimos ainda extensões de investigação que poderão ser realizadas a partir deste estudo.With this study, we intend to describe the course of the curriculum reform arising from the Bologna Process for the 1 st cycle teacher educator’s course, in the context of an institution of higher education. We seek to meet the their initial expectations about the changes induced by the Bologna Process as well as learn the opinions of the interviewed about the appropriateness of changes to the development of quality and future proposals related to the interviewed desired improvements in the curriculum. We have developed an exploratory study, of qualitative nature, supported by a process of data collection through a semi-directive interviews. We have interviewed five teachers, who attend a higher education public institution. The dissertation consists of two parts: the first regards the theoretical framework-conceptual and normative study of the subject. The second part refers to the methodological bases, presentation and discussion of results. Regarding the theoretical, conceptual and normative framework, we give attention to initial teacher training in Portugal and the training curriculum. In addition, we explain the current framework of the teacher education, with special emphasis on legal documents that underlie it. From the speeches of the interviewed persons we interpret data collected and discuss them in order to answer the questions previously defined. The results we have reached in this study, allowed us to conclude that teachers of the institution didn’t participated actively in setting educational policy, alienating themselves from the decision process of curricular changes. Furthermore, we found that the participation of teachers in decision-making about the curriculum changes was minimal. So, the teacher educators showed a weak involvement in the reorganization of the curriculum of initial teacher training, based on the legal documents. We also suggest extensions of research which may result from this study.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-2012-04-19T12:48:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:08:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:08:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
title Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
spellingShingle Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
Santos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-
Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
title_short Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
title_full Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
title_fullStr Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
title_full_unstemmed Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
title_sort Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
author Santos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-
author_facet Santos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
topic Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-19T12:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6049
url http://hdl.handle.net/10451/6049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548768366559232