Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Alexandra da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9236
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório com o intuito de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este divide-se em duas partes: as experiências de ensino e aprendizagem nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, e Português em dois ciclos (primeiro e segundo) de ensino e História e Geografia de Portugal num ciclo (segundo) e as considerações finais. Neste relatório está patente a minha postura reflexiva nos diferentes temas/conteúdos nas diversas áreas, com o intuito de melhorar as minhas práticas. Na área de Matemática, desenvolvi o tema “Números Naturais”, explorando tarefas no âmbito das capacidades transversais: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Na área das Ciências da Natureza abordei o conteúdo “Sangue”, com o intuito de refletir sobre o ensino cooperativo, o trabalho de pesquisa e a importância da perspetiva CTSA no estudo das ciências. Na área de História e Geografia de Portugal abordei o tema “As Invasões Francesas” perspetivando refletir acerca da influência dos recursos e das estratégias na motivação dos alunos para promover uma maior dinâmica na sala de aula. Na área de Português explorei temas como a importância da literatura para a Infância e da escrita criativa. A educação para a cidadania foi transversal a todas as áreas. As considerações finais corroboram a importância da reflexão e da formação contínua dos professores para sermos bons profissionais.
id RCAP_64103a8778ce6fa8538e1a1c2f2de15f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino BásicoNo âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório com o intuito de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este divide-se em duas partes: as experiências de ensino e aprendizagem nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, e Português em dois ciclos (primeiro e segundo) de ensino e História e Geografia de Portugal num ciclo (segundo) e as considerações finais. Neste relatório está patente a minha postura reflexiva nos diferentes temas/conteúdos nas diversas áreas, com o intuito de melhorar as minhas práticas. Na área de Matemática, desenvolvi o tema “Números Naturais”, explorando tarefas no âmbito das capacidades transversais: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Na área das Ciências da Natureza abordei o conteúdo “Sangue”, com o intuito de refletir sobre o ensino cooperativo, o trabalho de pesquisa e a importância da perspetiva CTSA no estudo das ciências. Na área de História e Geografia de Portugal abordei o tema “As Invasões Francesas” perspetivando refletir acerca da influência dos recursos e das estratégias na motivação dos alunos para promover uma maior dinâmica na sala de aula. Na área de Português explorei temas como a importância da literatura para a Infância e da escrita criativa. A educação para a cidadania foi transversal a todas as áreas. As considerações finais corroboram a importância da reflexão e da formação contínua dos professores para sermos bons profissionais.In conjunction with the Supervised Teaching Practice course, inserted in the Master of Teaching 1st and 2nd Primary School, this report was prepared in order to reflect, share and get to know some of the work developed during my internship. This is divided into two parts: the experiences of teaching and learning in the areas of Mathematics, Natural Sciences, and Portuguese in two cycles (primary and second) and teaching of History and Geography of Portugal in a cycle (second) and the final considerations. In this report is evident my reflective posture in the different themes/contents in the various areas, in order to improve my practice. In the mathematics subject I developed the theme “Natural Numbers”, exploring tasks within the transversal capacities: problem solving, mathematical reasoning and mathematical communication. In the natural sciences subject, I approached content "Blood", in order to reflect on the cooperative education, research work and importance of the CTSA perspective in the study of science. In the History and Geography of Portugal subject, I approached the subject of "The French Invasions" foreseeing to reflect on the influence of resources and strategies on the motivation of the students to promote a more dynamic classroom. In the Portuguese subject, I explored topics such as the importance of children's literature and creative writing. The Education in citizenship was across all the areas. The final considerations corroborate the importance of reflection and continuous training of teachers to be good professionals.Pires, DelminaBiblioteca Digital do IPBTeixeira, Alexandra da Costa2014-01-31T12:06:07Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9236TID:201989581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.329897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
Teixeira, Alexandra da Costa
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino do primeiro e do segundo Ciclo do Ensino Básico
author Teixeira, Alexandra da Costa
author_facet Teixeira, Alexandra da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Delmina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Alexandra da Costa
description No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório com o intuito de refletir e dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo do meu estágio. Este divide-se em duas partes: as experiências de ensino e aprendizagem nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, e Português em dois ciclos (primeiro e segundo) de ensino e História e Geografia de Portugal num ciclo (segundo) e as considerações finais. Neste relatório está patente a minha postura reflexiva nos diferentes temas/conteúdos nas diversas áreas, com o intuito de melhorar as minhas práticas. Na área de Matemática, desenvolvi o tema “Números Naturais”, explorando tarefas no âmbito das capacidades transversais: resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Na área das Ciências da Natureza abordei o conteúdo “Sangue”, com o intuito de refletir sobre o ensino cooperativo, o trabalho de pesquisa e a importância da perspetiva CTSA no estudo das ciências. Na área de História e Geografia de Portugal abordei o tema “As Invasões Francesas” perspetivando refletir acerca da influência dos recursos e das estratégias na motivação dos alunos para promover uma maior dinâmica na sala de aula. Na área de Português explorei temas como a importância da literatura para a Infância e da escrita criativa. A educação para a cidadania foi transversal a todas as áreas. As considerações finais corroboram a importância da reflexão e da formação contínua dos professores para sermos bons profissionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-31T12:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9236
TID:201989581
url http://hdl.handle.net/10198/9236
identifier_str_mv TID:201989581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135233089470464