Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19273 |
Resumo: | Tem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos). A influência da satisfação na retenção também tem sido relatada como uma variável direta e indireta para a retenção, mas não é suficiente para a retenção. As expectativas em relação aos clubes de fitness têm uma relação direta com a retenção de membros, embora moderada. O bem-estar no clube é um preditor da intenção de recomendar e, consequentemente, de retenção. Da mesma forma, a frequência de uso é usada como um determinante de retenção. Recomenda-se que as organizações de fitness, a fim de manter os membros, excedam as expectativas dos seus membros, prestando especial atenção àqueles que frequentam menos. |
id |
RCAP_642f0542cec87a3a1de3413ea4d1b764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19273 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of PortugalComportamento do consumidorMarketing de serviçosAcademias e health clubsTem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos). A influência da satisfação na retenção também tem sido relatada como uma variável direta e indireta para a retenção, mas não é suficiente para a retenção. As expectativas em relação aos clubes de fitness têm uma relação direta com a retenção de membros, embora moderada. O bem-estar no clube é um preditor da intenção de recomendar e, consequentemente, de retenção. Da mesma forma, a frequência de uso é usada como um determinante de retenção. Recomenda-se que as organizações de fitness, a fim de manter os membros, excedam as expectativas dos seus membros, prestando especial atenção àqueles que frequentam menos.Asociación Latinoamericana de Gerencia DeportivaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Celina2019-04-23T10:04:22Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19273engGonçalves, Celina (2018). Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal. Revista Gerencia Deportiva ALGEDE. ISSN 2542-3255. 2:1, p. 48-662542-3255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:36.452728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
title |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
spellingShingle |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal Gonçalves, Celina Comportamento do consumidor Marketing de serviços Academias e health clubs |
title_short |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
title_full |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
title_fullStr |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
title_full_unstemmed |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
title_sort |
Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal |
author |
Gonçalves, Celina |
author_facet |
Gonçalves, Celina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Celina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Marketing de serviços Academias e health clubs |
topic |
Comportamento do consumidor Marketing de serviços Academias e health clubs |
description |
Tem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos). A influência da satisfação na retenção também tem sido relatada como uma variável direta e indireta para a retenção, mas não é suficiente para a retenção. As expectativas em relação aos clubes de fitness têm uma relação direta com a retenção de membros, embora moderada. O bem-estar no clube é um preditor da intenção de recomendar e, consequentemente, de retenção. Da mesma forma, a frequência de uso é usada como um determinante de retenção. Recomenda-se que as organizações de fitness, a fim de manter os membros, excedam as expectativas dos seus membros, prestando especial atenção àqueles que frequentam menos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-04-23T10:04:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19273 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Celina (2018). Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal. Revista Gerencia Deportiva ALGEDE. ISSN 2542-3255. 2:1, p. 48-66 2542-3255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135358836801536 |