Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Celina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19273
Resumo: Tem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos). A influência da satisfação na retenção também tem sido relatada como uma variável direta e indireta para a retenção, mas não é suficiente para a retenção. As expectativas em relação aos clubes de fitness têm uma relação direta com a retenção de membros, embora moderada. O bem-estar no clube é um preditor da intenção de recomendar e, consequentemente, de retenção. Da mesma forma, a frequência de uso é usada como um determinante de retenção. Recomenda-se que as organizações de fitness, a fim de manter os membros, excedam as expectativas dos seus membros, prestando especial atenção àqueles que frequentam menos.
id RCAP_642f0542cec87a3a1de3413ea4d1b764
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of PortugalComportamento do consumidorMarketing de serviçosAcademias e health clubsTem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos). A influência da satisfação na retenção também tem sido relatada como uma variável direta e indireta para a retenção, mas não é suficiente para a retenção. As expectativas em relação aos clubes de fitness têm uma relação direta com a retenção de membros, embora moderada. O bem-estar no clube é um preditor da intenção de recomendar e, consequentemente, de retenção. Da mesma forma, a frequência de uso é usada como um determinante de retenção. Recomenda-se que as organizações de fitness, a fim de manter os membros, excedam as expectativas dos seus membros, prestando especial atenção àqueles que frequentam menos.Asociación Latinoamericana de Gerencia DeportivaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Celina2019-04-23T10:04:22Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19273engGonçalves, Celina (2018). Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal. Revista Gerencia Deportiva ALGEDE. ISSN 2542-3255. 2:1, p. 48-662542-3255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:36.452728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
title Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
spellingShingle Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
Gonçalves, Celina
Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
Academias e health clubs
title_short Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
title_full Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
title_fullStr Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
title_full_unstemmed Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
title_sort Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal
author Gonçalves, Celina
author_facet Gonçalves, Celina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Celina
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
Academias e health clubs
topic Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
Academias e health clubs
description Tem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos). A influência da satisfação na retenção também tem sido relatada como uma variável direta e indireta para a retenção, mas não é suficiente para a retenção. As expectativas em relação aos clubes de fitness têm uma relação direta com a retenção de membros, embora moderada. O bem-estar no clube é um preditor da intenção de recomendar e, consequentemente, de retenção. Da mesma forma, a frequência de uso é usada como um determinante de retenção. Recomenda-se que as organizações de fitness, a fim de manter os membros, excedam as expectativas dos seus membros, prestando especial atenção àqueles que frequentam menos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-23T10:04:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19273
url http://hdl.handle.net/10198/19273
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Celina (2018). Understanding the member’s retention in fitness centers: a study in urban areas of Portugal. Revista Gerencia Deportiva ALGEDE. ISSN 2542-3255. 2:1, p. 48-66
2542-3255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva
publisher.none.fl_str_mv Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135358836801536