A formação profissional na administração local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Romana de Sousa, 1989-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10239
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_6441c5d417336619c4999f00cbcc3d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação profissional na administração localFormação profissionalGestão da formaçãoAvaliação da formaçãoAdministração localRelatórios de estágio de mestrado - 2013Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O Presente relatório é resultado do estágio curricular, realizado na Câmara Municipal de Sesimbra, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Formação de Adultos. Este estágio teve como objetivos mostrar, descrever e analisar a dinâmica do estágio e aprofundar os conhecimentos no domínio da Formação Profissional. O estágio propunha intervenção no domínio da Formação Profissional, centrando-se especificamente em atividades respetivas à gestão da formação. Assim, as atividades realizadas durante o estágio centraram-se em todas as fases do ciclo de formação, nomeadamente no estabelecimento da orientação geral do pré – diagnóstico e explicitação da política de formação, levantamento das necessidades de formação, elaboração da proposta de ação formativa (plano de formação), desenvolvimento da ação formativa e sobretudo no controlo da ação formativa (Avaliação da formação). A avaliação da formação, era o domínio que necessitava de ser desenvolvido na CMS, uma vez que se constitui como uma parte do ciclo formativo, que carece de uma atenção especial. É através da avaliação, que se verifica as aprendizagens adquiridas pelos formandos, o desempenho do formador e o impacto que a formação teve nos trabalhadores da organização, podendo assim existir uma intervenção, com o objetivo de se desenvolver uma melhoria gradual. A realização deste estágio sendo um processo integrante do Mestrado, constitui-se como um momento educativo e um processo autoformativo, através do qual foi promovida a inserção num contexto de uma organização e onde foi possível desenvolver conhecimentos e capacidades num registo de complementaridade entre a teoria e a prática.This report is the result of a curricular period of probation, done during nine months at the Town Hall of Sesimbra, related to my Science Education master’s degree, with specialisation in Adult Education. This probation period had as main target to deepen technical knowledge about Professional Education, as well as to work as links between getting out from the educational system and getting in the work market. As a result, this period enabled to step in different areas of Professional Education, all the educational cycle and educational management and conception being the central aspects, namely: the settlement of the pre diagnosis general guidance and the explanation of the educational policy rules, the survey of educational needs, the fulfilment of the teaching action proposal, (Training Plan), and the development and control of the formative action (Training Evaluation). However, during this probation period, all the activities carried out were mainly related to the Professional Education Evaluation of the Town Hall workers, the main need of the institution educational team, once evaluation is a part of the educational cycle that needs a special attention, it is by means of it that the student’s knowledge, the teacher’s work and its impact on the organisation workers performance are evaluated. In this way, the educational actions and all the aspects related to them might be improved gradually.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Romana de Sousa, 1989-2014-01-22T10:28:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10239TID:201226642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:15.311890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional na administração local
title A formação profissional na administração local
spellingShingle A formação profissional na administração local
Pereira, Romana de Sousa, 1989-
Formação profissional
Gestão da formação
Avaliação da formação
Administração local
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
title_short A formação profissional na administração local
title_full A formação profissional na administração local
title_fullStr A formação profissional na administração local
title_full_unstemmed A formação profissional na administração local
title_sort A formação profissional na administração local
author Pereira, Romana de Sousa, 1989-
author_facet Pereira, Romana de Sousa, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Romana de Sousa, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Gestão da formação
Avaliação da formação
Administração local
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
topic Formação profissional
Gestão da formação
Avaliação da formação
Administração local
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-22T10:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10239
TID:201226642
url http://hdl.handle.net/10451/10239
identifier_str_mv TID:201226642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237219094528